quinta-feira, abril 19, 2007

Má notícia para milhares e milhares de famílias de Lisboa e do resto do País


Não se pode ser muito bom?

1
Síntese da notícia

No ‘Público’ on line ‘Última hora’, há uma hora: «Novo sistema de avaliação da administração Pública / Apenas 25 por cento dos funcionários poderão ter desempenho relevante / 19.04.2007 - 17h04 Lusa, PUBLICO.PT / Apenas 25 por cento dos trabalhadores da função pública poderão ter um nível de avaliação de desempenho relevante, dos quais cinco por cento poderão ter excelente, segundo a proposta de lei que desenha o novo Sistema Integrado da Avaliação de Desempenho da Administração Pública (SIADAP), aprovada hoje em conselho de ministros.
«A avaliação dos serviços públicos vai ser feita pelo próprio serviço (auto-avaliação), mas também por uma entidade do Estado externa ao serviço, nomeadamente quando se verificarem desvios significativos entre os resultados obtidos e os objectivos definidos, de acordo com a mesma proposta de lei».

2
Lisboa deve estar atónita a esta hora

Não entendo isto. Palavra de honra que não. Os funcionários públicos não podem, não têm o direito de ser muito bons no desempenho da sua actividade?
Em Lisboa, a esta hora, deve haver centenas de milhares de famílias atónitas. Vão ouvindo umas coisas no serviço. Ouvem outras nas rádios e nas televisões. Alguns lêem umas coisas nos jornais…
Lisboa está cheia de pessoal da Administração Pública. Lisboa e arredores devem ter centenas de milhares de pessoas ligadas à Função Pública. Imagino que inadequado significa um Mau, adequado significará um Suf, relevante será um Bom e Excelente um Muito Bom, digamos assim.
Mas isto vai lá por fatias: só podem ter «Relevante» (Bom) 25% das pessoas e só podem ter «Excelente» (Mt Bom) 5%.
Assim mesmo: é o que lá está.
Não percebo. Não percebo. Não percebo.
Fui avaliado até há nove anos. Avaliei até há nove anos. Dei aulas e notas durante mais de duas décadas.
Não entendo isto.
O mais grave é que parece que uma avaliação pouco elogiosa pode liquidar uma carreira.
E pior: é o ministro das Finanças que traz esta notícia. Deduzo que o que está em causa é poupar dinheiro do Estado. É tudo uma questão de poupança de verbas a este nível? Já vale tudo.Que tranquilidade para as famílias, em Lisboa e no País, senhores!

3 comentários:

José Carlos Mendes disse...

Em 19/4/07 20:12, miguel disse...

(...)
«mas de qualquer maneira basta pensar um bocadinho porque é necessário impor um limite nas boas classificações. Se todos pudessem ser excelentes, os responsáives pela classificação para não arranjar problemas iriam correr todos a "excelente".. Não é óbvio?»

NOTA DE JCM
COLOQUEI ESTE POST POR ERRO DE CLICAGEM NOUTRO BLOG.
ESTE LEITOR COLOCOU LÁ A ESTRANHEZA E O SEU COMENTÁRIO, QUE RESPEITO, TRANSFERINDO-O PARA AQUI.

Nuno Roldão Mendes disse...

Caro José Carlos Mendes, este Governo já se transformou num "Governo fantasma". É que a grande maioria das pessoas com quem se fala no dia-a-dia, já quase todas dizem que não votaram no partido socialista.

Quando isto começa assim...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Pois, o problema é que os funcionários públicos todos os anos vão depender dessa tal avaliação para alimentar as sua familias. Não venho aqui defender a equidade de notas para todos, nada disso. Mas notações dadas por cotas? É um processo viciado para os boy´s e para poupar mais uns cobres aos estado.
Agora pensem: F. Públicos todos os anos avaliados pelo seu trabalho, Mas o governo só é avaliado de 4 em 4 anos, será justo?
T