terça-feira, abril 24, 2007

Árvores abatidas em Lisboa, Campo Pequeno

«Não tinham sustentação por causa das obras», diz Proa
«Foram danificadas na obra», diz o jornal

Inês Boaventura, ‘Público’: «Os 97 plátanos a abater, diz o vereador dos Espaços Verdes, "podem cair porque não têm sustentação nas raízes ou porque estão a apodrecer por dentro" / 56 é o número de árvores danificadas durante as obras na praça de touros / Quase metade dos 97 plátanos que estão a ser abatidos no jardim do Campo Pequeno, alguns dos quais têm entre 70 e cem anos, já estava em mau estado antes das obras de requalificação da praça de touros».

A única pergunta a fazer é a seguinte: não deve a Cidade, então, accionar em tribunal a empresa que danificou as árvores sãs à data de início das obras? Até para servir de exemplo. Árvores centenárias, ainda por cima. Se eu danificar um simples sinal de trânsito com o carro vêm para cima do meu seguro, certo?

4 comentários:

Anónimo disse...

A SCRUP é responsável pelo pagamento de uma indemnização à autarquia, calculada através da aplicação da Norma de Granada a cada exemplar que a empreitada danificou.
Neste caso concreto, a indemização devida pela SCRUP, pelos danos causados em 56 plátanos de grande porte, ascende a 738 mil euros. Este montante é integralmente aplicado na reconversão do Jardim Marquês de Marialva.

Diana Ralha
Assessora de Imprensa do Gabinete do Vereador António Prôa

José Carlos Mendes disse...

Obrigado pela info, DR.
Rápida, oportuna, necessária.

Três notas, todas «Bom».

Aoleitor:
Jardim Marquês de Marialçva é o mesmo, o do Campo Pequeno.

Anónimo disse...

pois é...
mas como se costuma dizer, para destruir uma floresta bastam uns minutos, para a fazer são necessários muitos anos.
será que agora a empresa vai lá colocar plátanos daquele porte?
mais uma vez, deprimente...

Anónimo disse...

Gostei de ver o "Gabinete do Vereador António Prôa" a responder. Transparente. Directo. A assumir as acções com frontalidade. Quanto às árvores abatidas é pena que assim tenha de ser. Esperamos que o jardim volte a estar nas condições que Lisboa merece em breve. Os lisboetas agradecem.