segunda-feira, julho 11, 2005

Jornal da 11 / dia 11 de Julho

Modos de fazer títulos

É interessante ver como se faz notícia antes da notícia. Exemplos do mesmo dia em jornais diferentes. Primeiro caso: Santana Lopes terá mandado estudar o contrato com Frank Ghery. Se eu tivesse de escrever sobre esta matéria era isso que escrevia. E se comentasse, diria algo como: «Só agora?»
Mas não, o homem está a ultimar a proposta de contrato para debater com o arquitecto canadiano. Mas um jornal já titulava, à frente dos acontecimentos:

Revolucionário contra si mesmo?

De repente, impressiona que Santana Lopes ponha em causa coisas que dele dependem. Exemplo: a Gebalis, uma empresa municipal. Ameaçada agora de limpeza étnica. A mesma que estará empestada de «boys» do PSD. O que estará a escandalizar… Santana Lopes. O mesmo político que de repente desata a culpar só Carmona (e o ex-secretário de Estado do Ambiente) pelos impactes ambientais do túnel e a falta do respectivo estudo…

Metro

Registe que o governo já não quer fazer a Linha das Colinas do Metro.

Ota

As obras só terminam em 2018, diz alguma imprensa. E o ‘Semanário’ diz mesmo ter informação segundo a qual mesmo depois de a Ota abrir, a Portela continuará a funcionar.

A noiva

Dizem na minha terra: «Quem há-de gabar a noiva, se não a mãe que a há-de casar?»
Digo eu: como é que não percebi que Eduardo Prado Coelho se preparava para integrar as listas de Carrilho? Ele aparece como primeiro suplente para a CML. É que, de facto, com tanto artigo tão elogioso, só podia ser assim.
Sabe-se agora também, graças aos pormenores dados pelo ‘Portugal Diário’ que a lista afinal teve uma votação interessante na Concelhia do PS de Lisboa: 38 votos a favor, 18 contra e 5 abstenções. Ou seja, mesmo dentro do que devia ser o mais coeso dos grupos de apoio, há 37% que não concordam com a lista.

Contas

O Tal&Qual levanta um bocadinho do véu das dívidas da CML. Não é nada. Nem uma aproximação. O jornal só pôde publicar o que apurou. Mas já é muito bem que se saiba que há esta questão. Os candidatos do PS, do Bloco e da CDU estão aqui em desvantagem: é que Carmona Rodrigues é o único que conhece a situação em pormenor. E deve ter medo dela. A bomba vai explodir nas mãos do próximo Executivo.

Bipolar

A cobertura da pré-campanha por parte da comunicação social é um tanto ou quanto surpreendente. Só existem dois candidatos: Carmona (este sobretudo enquanto vice-presidente da CML) e Carrilho (sobretudo enquanto marido de Bárbara).
Os eventos da CDU, por exemplo, são já às dezenas. Mas não são apetitosos.
Um amigo garante-me que a bipolarização é sinal de indigência, de pobreza e de simplificação intelectual.
Que país danado!
A coisa é tão obsessiva que a Carrilho chega a acontecer chegar a um local e não estar ninguém, as pessoas não o reconhecerem… mas os jornalistas e os fotógrafos estarem lá à espera. E a verdade é que enche páginas e páginas de papel. O que vale é que Lisboa é feita de pessoas, para lá dos jornais e apesar dos / destes jornais…
E o 'Correio da Manhã'?
Esse, conhece em pormenor os eventos das campanhas todas, excepto os da CDU. Mas são-lhe enviados, um a um. Não serve de nada: não sabem ler, lá!!
A propósito de 'Correio da Manhã': até recebeu e publicou os dados (só alguns, melhor dizendo) da sondagem que Carmona diz ter encomendado e que lhe dá boas perspectivas. Mas não publica os números da votação em cada partido... E, de resto, se foi ele que encomendou, é material interna da sua campanha, o que é que os leitores do 'CM' terão com isso??

Gaioso

Registe este nome. Nº 2 de Carrilho. Vai dar que falar.

Isabel

Seabra. Independente. Na lista de Carrilho. Registe.


Até amanhã!