sexta-feira, outubro 22, 2010

24 000

.

Habitação: Triplicaram pedidos para casas municipais

RSS Feed Diário de Notícias há 4 horas
...se candidataram às casas municipais de Lisboa com renda condicionada triplicou, para...num total de 32 mil residentes. EmLisboa estão em causa 24 mil fogos, que têm...proposto pelo Movimento dos Cidadãos por Lisboa e aprovado - é criar critérios mais transparentes...

.

2 comentários:

Anónimo disse...

É assustador o panorama e não augura nada de positivo. Não acredito que a "solução" do problema da habitação passe pela construção de habitação pela CML ou por qualquer outra instituição do Estado. Aliás, o resultado já está à vista: uma percentagem significativa e crescente de inquilinos não pagam as rendas. A subsídio dependência desresponsabiliza e, sobretudo, não estimula. A CML, por sua vez, não conseguirá nunca garantir a manutenção desses bairros/urbanizações que acabarão por se degradar irremediavelmente. E a história repetir-se-à: zonas imensas de habitação degradada e todos os problemas que lhe estão associados; dia virá em que um autarca "bondoso" manda demolir tudo e construir de novo à custa do erário público. Basta! Esse modelo não serve nem nunca servirá. Não é sustentável. Organizem cooperativas; financiem a compra da habitação a juros baixos (com prestações a ser debitadas directamente na conta do arrendatário-proprietário), outra modalidade qualquer, mas não esta que é muito, muito injusta. É injusta para os que vivem nesses bairros/urbanizações e cumprem os seus deveres mormente o de pagar dentro das suas possibilidades; e é injusta para os contribuintes que se financiam directamente, isto é, por sua conta e risco, e ainda contribuem (com os seus impostos) para as habitações dos seus concidadãos,do que resulta um desinvestimento em outras áreas. Será apenas vantajosa para os que beneficiam da casa, mas por pouco tempo dada a sua rápida degradação; para os políticos rascas que apenas querem participar do poder e tirar disso o melhor proveiro pessoal; para a industria da construção e pouco mais. Não haverá ninguém capaz de engendrar uma solução para o problema em vez de o empurar para a frente, adiando?

Anónimo disse...

FAÇAM COMO NA SUIÇA.

Um estado social sim, mas com deveres. Isto de viver à custa dos outros tem de acabar, porque as tetas não dão para todos.