segunda-feira, outubro 07, 2013

Estes ficaram para trás, mas ainda vale a pena ler

Balança comercial brasileira regista pior resultado em 15 anos








IMI

Ajustamento orçamental deve ser adaptado às necessidades


Fundo cita Portugal como um exemplo de um país onde as recomendações foram ajustadas.
O caminho de ajustamento orçamental deve ser desenhado caso a caso. Esta é a tese que o FMI volta a defender no seu relatório anual, publicado ontem. O Fundo dá Portugal como exemplo de um país onde as recomendações sobre o ritmo de redução do défice orçamental foram traçadas consoante a especificidade da sua economia.
[CORTE_EDIMPRESSA]
"As recomendações orçamentais do FMI para os países-membro, incluindo os que estão sob programas de ajustamento, têm vindo a ser continuamente revistas e ajustadas de acordo com as necessidades", frisa o relatório anual do Fundo. "Por exemplo, no debate com Portugal ao abrigo do artigo IV de 2012, os directores executivos consideraram os objectivos orçamentais das autoridades [portuguesas] apropriados, desde que a economia evoluísse conforme esperado, mas enfatizaram a necessidade de encontrar o equilíbrio certo entre a consolidação orçamental e as medidas de apoio ao crescimento", lembra o FMI.

"Tal abordagem pragmática é essencial para ir ao encontro das necessidades de cada país-membro e das alterações das circunstâncias ao longo do tempo, incluindo onde é que o efeito da consolidação pode ser pior", lê-se ainda no documento.

O FMI renova assim a sua tese de que o ritmo de consolidação orçamental pode ter de ser revisto, consoante a reacção da economia e a pressão dos mercados. Para o FMI, continua no entanto a ser claro que quanto maior é a pressão do mercado a que um país está sujeito, maior deve ser a velocidade com que se ataca o desequilíbrio das contas públicas.

Sem comentários: