domingo, novembro 10, 2013

O clubezinho

Silva Peneda
"Há um clubezinho na Comissão Europeia que tem de ser posto na ordem"

...
A Comissão Europeia é mais culpada do que o Fundo Monetário Internacional ou o Banco Central Europeu?
Não vou dividir culpas, mas houve momentos em que houve mais radicalismo da parte da Comissão Europeia. Isto não tem nada a ver com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que tem um discurso diferente, e até com os comissários. Sei como funciona aquilo lá dentro, há ali um clubezinho, não sei se é de Chicago, que tem poder a mais e tem de ser posto na ordem.
Quem faz parte desse clube?
Está dentro da Comissão Europeia, Olli Rehn, as direcções-gerais... A estrutura da CE é uma estrutura de poder e há determinado tipo de poder e gente que pensa que Portugal e outros países da Europa são uns desgraçados que desvalorizam-se os salários, ficam com um nível básico de subsistência e pronto, ficam muito caladinhos e está tudo bem.
Não temos aliados?
Penso que Portugal devia ter aí algum tipo de articulação, usar mais a diplomacia e concertar posições com Espanha, Itália e Grécia. Valia a pena ter aqui um Think Tank no sentido de fomentar e de discutir posições. Outro dia o Bagão Felix falava em mutualização do subsídio de desemprego. Isto começa logo com o orçamento da União Europeia, que é ridículo, não tem qualquer poder para interferir. Teria sentido, para países que estão a sentir crises profundas, que parte daquilo que tem a ver com o subsídio de desemprego fosse suportado pela União Europeia, nem que fosse à custa dos fundos estruturais. Somos membros de pleno direito, temos de mostrar os nossos pontos de vista, mas nunca por nunca dizer que não conseguimos sair disto por causa da União Europeia. Isso, para mim, é a manifestação da incapacidade.
...

No i

Sem comentários: