segunda-feira, outubro 24, 2011

Um negócio como tantos

.
Editorial
.
Hoje, todos sabemos bastante de economia internacional. E de dívidas soberanas. Então, atrevo-me a explicar como vejo o negócio de comprar dívida.
Por exemplo: imaginem que sou um grande banqueiro alemão.
Porque a Alemanha tem cotação máxima (rating AAA), compro dinheiro baratíssimo. Digamos que compro hoje 100 euros a 2%. Isso quer dizer que de hoje a um ano, devo 102 €.
Digamos que compro dívida portuguesa. Digamos: amanhã invisto os mesmos 100 € e compro títulos portugueses. Portugal vai pagar-me com juros altíssimos. Digamos 14%. Ou seja: de amanhã a um ano, Portugal deve-me 114 €. Ganhei, sem um  tostão meu no negócio, 12 € em cada 100. 120 em cada mil. 120 mil em cada milhão. 120 milhões em cada mil milhões.
Digamos que compro 2 mil milhões.
Ganho, sem investir nada meu, nada menos do que 240 milhões... e por aí adiante.
Tenho ou não tenho um grande negócio?
.
Ou seja: mesmo que perdoem 60% à Grécia, ainda devem ganhar uns 40% de lucro líquido!!!! 
.

Sem comentários: