segunda-feira, janeiro 23, 2012

Chutar para canto é bom


O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que os autarcas vão assumir grandes responsabilidades, vão ser os "grandes estrategas" do desenvolvimento económico no território nos municípios, e terão de se exceder a si mesmos.

Durante a apresentação do novo Instituto do Território, na Fundação  Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o primeiro-ministro sustentou que, no atual  contexto de globalização, "é cada vez mais clara a necessidade de mudança  nas prioridades ao nível local" e que "essa mudança de prioridades deverá  fazer dos políticos municipais os grandes estrategas e, simultaneamente,  as forças operacionais do desenvolvimento económico no território do município".
"De lidar essencialmente com o quotidiano urbanístico do município,  teremos de evoluir para o lidar quotidiano com o desenvolvimento económico  das populações. Devemos fazer bem esta mudança, que é tanto política e administrativa  como cultural. Temos de saber, concomitantemente, criar economias de escala  e reforço de poder e de capacidade ao nível sub-regional", prosseguiu Passos  Coelho, concluindo: "Os tempos que se aproximam exigirão aos autarcas e  às associações de municípios que se excedam a si mesmos, porque assumirão  grandes responsabilidades"
Aqui:

Sem comentários: