O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que os autarcas vão assumir grandes responsabilidades, vão ser os "grandes estrategas" do desenvolvimento económico no território nos municípios, e terão de se exceder a si mesmos.
Durante a apresentação do novo Instituto do Território, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o primeiro-ministro sustentou que, no atual contexto de globalização, "é cada vez mais clara a necessidade de mudança nas prioridades ao nível local" e que "essa mudança de prioridades deverá fazer dos políticos municipais os grandes estrategas e, simultaneamente, as forças operacionais do desenvolvimento económico no território do município".
"De lidar essencialmente com o quotidiano urbanístico do município, teremos de evoluir para o lidar quotidiano com o desenvolvimento económico das populações. Devemos fazer bem esta mudança, que é tanto política e administrativa como cultural. Temos de saber, concomitantemente, criar economias de escala e reforço de poder e de capacidade ao nível sub-regional", prosseguiu Passos Coelho, concluindo: "Os tempos que se aproximam exigirão aos autarcas e às associações de municípios que se excedam a si mesmos, porque assumirão grandes responsabilidades"
Aqui:
Sem comentários:
Enviar um comentário