terça-feira, novembro 12, 2013

Parece contraditório - mas é preciso entender

No Público de hoje, aqui:

Inflação homóloga caiu para terreno negativo em Outubro

Ameaça de deflação volta a ganhar força em Portugal.

A taxa de inflação homóloga em Portugal caiu em Outubro para -0,2%, o valor mais baixo desde 2009 e uma confirmação das pressões descendentes para os preços que se fazem sentir actualmente na economia.
...
Assim, para todos os produtos, passou-se de uma inflação homóloga de 0,1% em Setembro para -0,2% em Outubro. Já a inflação homóloga subjacente, que exclui os mais voláteis produtos alimentares não transformados e energéticos) passou de 0,3% em Setembro para 0,2% em Outubro.
...
Mas se a descida dos preços é uma boa notícia para quem está a ver o seu rendimento também a cair, também é verdade que pode constituir um risco para a evolução de toda a economia. Se a situação de inflação negativa que agora se iniciou se mantiver por um período prolongado, sem expectativas de inversão da tendência à vista, a economia portuguesa corre o risco de entrar numa situação de deflação. Nesse caso, a baixa de preços faz com que as famílias adiem os seus consumos e as empresas recuem nos investimentos, tornando a saída da recessão ainda mais difícil.

Sem comentários: