domingo, setembro 20, 2009

O País que se lixe. A CML que se lixe

.
Editorial

Como dois e dois serem quatro, Miguel Portas descaiu-se. Ao dizer em campanha esta coisa muito simples: ««Só o BE pode evitar a reedição da tragédia do bloco central»».
Vamos então somar: este raciocínio parte do seguinte silogismo 1) Para governar é preciso maioria absoluta; 2) O PS sozinho não vai tê-la; 3) Então precisa de se aliar a alguém para ter maioria para aterrar nesta conclusão em alternativa: 1) ou se alia ao PSD e faz o «bloco central»; 2) ou se alia ao BE e não há bloco central.
Mas é aqui que adianto: 1) não é preciso maioria absoluta; 2) o que é preciso é mudar de política; 3) o que faz falta é acabar com esta linha social-democrata que tem dominado por aí há uns 33 anos, mais ou menos; 4) duvido que a parte do BE que serviria ao PS para formar governo não seja aquela parte do «à tarde sinto-me social-democrata» que se tem ouvido tanto da parte de uma parte do Bloco nesta campanha.
Ou seja: duvido que viesse aí algo diferente. Penso que viria aí mais do mesmo.
Ou seja: é preciso que algo mude para que nada mude.
Miguel Portas descaiu-se. Sabemos agora sem sombra de dúvida que o objectivo real do BE não passa disso: ter uma cadeiritas em São Bento, independentemente da política a seguir, independentemente de se mudar de política para melhor. Venham os cargos e depois logo se vê.
O País que se lixe.
Onde é que eu já vi isto?
Ah! Foi na Câmara de Lisboa: o BE fez em Setembro de 2007 um acordo com o PS para governarem a CML. O resultado está à vista: Sá Fernandes borrifou-se para o BE, o BE foi escorraçado da CML, António Costa somou votos nas sessões da CML. Helena Roseta fez um acordo com António Costa, este somou votos e a política manteve-se exactamente na mesma: Lisboa e as populações não beneficiaram em nada (em nada, repito) destes acordos. Mais e mais sério: Fernandes e Roseta acabaram engolidos pelo PS, jurando agora cumprir... o programa de governação do PS na CML... Grande jogada... de Costa.
É o que antevejo que sucederá no Governo: uma grande jogada de quem estiver pelo PS a exercer o lugar de Primeiro-Ministro (que pode até ser outra pessoa que não Sócrates; que pode até ser Costa - e aí haverá então grandes alterações na CML acabada de eleger, sempre por razões de grande interesse nacional: Costa sai, Roseta sai, Salgado arreda, e alguém do PS assume a Presidência da CML. Não, não é fantasia minha: está tudo no célebre acordo coligatório Costa-Roseta).
A CML que se lixe.
.

13 comentários:

Anónimo disse...

Tão grandes ideias e tanta indiferença. Este blogie caminho para ser apenas um espelho do autor.
Ninguem comenta e das poucas vezes que aparecem comentários são apagdos.
Grande democracia esta.

José Carlos Mendes disse...

1)
Só apago insultos e similares - como toda a gente sabe.

2) Este blog é um pouco diferente desses outros destinados a provocar polémica. Este tem como único fim dar-me a mim mesmo a oportunidade que os jornais me / nos negam: expor o que penso.

Anónimo disse...

Curioso! no dia seguinte á intervenção fortissima dos dirigentes do PSD, ao perigo de uma coligação do PS e do BLOCO - tu, trazes um textinho para meter a parir o BLOCO. Que bom Social Democrata nos saiste!!!

Anónimo disse...

José Carlos Mendes, meu Caro Senhor,


Demorei mas percebi que a sua matriz é clara: CENSOR.

E que assim seja, para que não restem dúvidas sobre a sua incapacidade de assumir a liberdade de pensamento e de expressão.

Apague, apague e volte a pagar, mas não se esqueça de que os ensinamentos do Gedeão ainda vivem em muitas consciências: "não há machado que corte a taiz ao pensamento" E é fraco, muito fraco mesmo, o seu machado.

Que tenha um bom dia.

Anónimo disse...

Não sei se o que disse o Miguel Portas pode ter essa leirura, aliás o que tenho ouvido é que o Bloco não faz alianças com um PS que mantem as politicas de Socrates.

Aliás nada que Jeronimo de Sousa não diga tambem, e por isso tambem posso rirar a conclusão que o Pcp tambem não é avesso a umas cadeirinhas em S. Bento...

Quanto a alianças , basta lembrar a tristeza que foi o apoio do Rui Sá e do PCP ao primeiro mandato do Rui Rio na cidade do Porto, que até Paulo Morais do PSD , e veredor na Camara , denunciou como um periodo de total subordinação ao interesses dos contrutores.

Anónimo disse...

O PCP gosta mais de poder do que macaco de banana.

Vejam quantas JF em Lisboa estão em coligação com o PSD.

Anónimo disse...

Essa das coligações PCP-PSD é verdade, mas é o PSD da Manela, não é o do Santana...

Anónimo disse...

Ainda a Manuela estava a fazer tricot e já o PCP tinha coligações com o PSD.

É que os "liders" no PSD mudam frequentemente.

Quem será daqui a três meses?

E que irá fazer Santana?

Cidadãos por Lisboa disse...

Zé Carlos, um pequeno aparte: o programa de governação apresentado por António Costa, não é do PS. Foi feito em conjunto, e sorte a de Lisboa poder ter um programa assim. Está on line aqui, http://www.cidadaosporlisboa.org/index.htm?no=10100001763:092009 e poderás verificar porque é que os Cidadãos por Lisboa se reconhecem nele.

Cidadãos por Lisboa disse...

Zé Carlos, um pequeno aparte: o programa de governação apresentado por António Costa, não é do PS. Foi feito em conjunto, e sorte a de Lisboa poder ter um programa assim. Está on line aqui, http://www.cidadaosporlisboa.org/index.htm?no=10100001763:092009 e poderás verificar porque é que os Cidadãos por Lisboa se reconhecem nele.

Anónimo disse...

E que é isso de relevante para JCM?

Haverá alguem mais inteligente, mais competente e mais trabalhador que o candidato da CDU?

Há. Aquele que controla o candidato da CDU.

Anónimo disse...

As coligações PCP-PSD foram feitas pelo Preto e pelo Mendes -amigos de MFL. Ou seja é a mesma tralha ordinária e compradora de botos.

Anónimo disse...

O Preto sei quem é. O tal!

E o Mendes, quem é? Adjunto do Chaparro?