terça-feira, julho 27, 2010

Meu comandante, Companhia pronta!

.
Um cidadão ao fim do dia, estouradito, abre o site do 'Público e dá com esta:

REN “está pronta para ser privatizada”

18:38 Lusa, PÚBLICO
A REN – Redes Energéticas Nacionais “está pronta para ser privatizada”, garantiu hoje João Nuno Palma, director financeiro da empresa, durante a apresentação dos resultados do primeiro semestre

Coisa incrível esta de um tipo chegar à porta e dizer:
- Meu comandante, Companhia pronta!
Sempre me enjoou este género.
E agora vem este (director financeiro. Caneco se ele foi dirigir as finanças da empresa como é que cabe na sua tarefa prepará-la para... ser entregue a privados?), repito: vem este e diz que a empresa (companhia) está pronta. Pronta - reparem na palavra escolhida. Pronta. Entre aspas, não vá eu pensar que foi o jornalista que inventou a palavra aqui nesta frase. Pronta. Como quem dissesse:
- Mandaram-me para aqui para esta tarefa, não foi? Pois então aí têm: tarefa cumprida.
Ora, bolas!
Até agora havia pudor, julgo: esta tarefa de preparar a privatização das grandes empresas públicas era assim uma coisa do género gato escondido com as orelhas de fora. Agora passa a ser gato de fora com as orelhas escondidas... Escondem o pudor, mostram a desfaçatez com orgulho. Adeus, Valores; olá, nano-ética.

Sem comentários: