segunda-feira, novembro 28, 2011

600

.

POLÍTICA
600 mil milhões para salvar Itália
O Fundo Monetário Internacional (FMI) está a estudar um plano de ajuda a Itália no valor de 600 mil milhões de euros - mais de 3,5 vezes o PIB português, que ronda os 170 mil milhões de euros. Alemanha e França já avisaram que colapso italiano levará ao fim do euro.
.
Maioria dos portugueses não quer o País fora da Zona Euro
Estudo da Universidade de Lisboa revela que três em cada quatro portugueses recusam sair da moeda única.
 DN - Economia   28, Nov 2011 - 01:00 

.
Vem aí a Europa a três velocidades
http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2152910&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA
Proposta franco-alemã vai estar em cima da mesa a 9 de Dezembro. A solução passa por um acordo de Shengen para a moeda única, com acordos bilaterais entre Estados.
O jornal "i" escreve que a Alemanha acordou finalmente para a crise do Euro, depois de não ter conseguido colocar integralmente no mercado seis mil milhões de euros da sua dívida soberana. Berlim e Paris estão agora a acordar uma maneira de renegociarem rapidamente o pacto de estabilidade do euro sem que passe pela revisão do tratado de Maastricht, que demoraria no mínimo um ano. Os dois países pretendem apresentar o projecto na cimeira de dia 9 de Dezembro, de maneira a que tudo esteja concluído até Fevereiro.
.
Fundo Monetário Europeu 
http://publico.pt/Mundo/alemanha-quer-uniao-de-estabilidade-seguida-de-uma-uniao-politica-na-ue-1522836
No imediato, o governo de Angela Merkel quer que a Comissão Europeia passe a ter um “comissário de estabilidade” com o poder de interferir directamente nos orçamentos de Estado dos países em situação de fragilidade ou sob programa de ajustamento.
.

Sem comentários: