As localidades em apreço são:
NORTE - Porto, Gaia, Matosinhos, Aveiro, Braga
CENTRO - Lisboa, Coimbra, Sintra, Oeiras, Loures, Almada
SUL - Grândola, Évora, Beja, Faro
MADEIRA - Funchal
Destaco:
Lisboa
Costa com maioria absoluta sozinho?
Aqui as contas são pela maioria absoluta do PS. António Costa consegue-a sem coligação? E Fernando Seara poupa o PSD de uma derrota violenta? De parte-a-parte troca-se a mesma acusação: o opositor tem os pés em Lisboa mas a cabeça noutro sítio. Um ponto que pode trazer vantagem ao PCP e também ao Bloco, que quer voltar a ter um vereador na capital.
Sintra
Três candidatos à vitória
O PSD escolheu Pedro Pinto para substituir Fernando Seara, ignorou o vice que se preparava para ser candidato, Marco Almeida. Resultado? Dois candidatos da mesma área política. E ainda Basílio Horta pelo PS. Os partidos e os apoiantes garantem que há um empate técnico entre os três e as sondagens confirmam. A teima no segundo concelho mais populoso do país só será tirada no domingo ao fim da noite.
Oeiras
Isaltino ainda pesa?
A câmara de Isaltino muda de mãos este domingo. A dúvida é se ficará nas do PSD, que deixou de ter o autarca como candidato por decisão de Marques Mendes em 2005, ou nas do sucessor (que substituiu Isaltino quando este foi preso). Moita Flores ou Paulo Vistas? Vistas está à frente mas a margem é curta, tal como não é grande a diferença que os separa do socialista Marcos Sá. Adivinha-se um executivo camarário com muitas negociações.
Loures
O PCP contra-ataca
A CDU apostou forte na tentativa de reconquistar a câmara que perdeu em 2001 e colocou na estrada Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP. A expectativa no partido é grande. Ainda assim, o PS, com João Nunes, mantém vantagem. Em 2009 a CDU teve metade dos votos do PS, margem que Bernardino está a conseguir encurtar. Já Fernando Costa, o candidato que o PSD trouxe das Caldas (estava na autarquia há 27 anos), deverá deixar o partido como está, como terceira força política.
Almada
Um teste para o PCP
Aqui a curiosidade é a saída de Maria Emília Sousa, a autarca comunista que governa Almada desde 1987. Para mais, nas últimas autárquicas o PCP perdeu a maioria na câmara, com PSD, PS e Bloco de Esquerda a crescerem. Razões que fazem com que Joaquim Judas, o candidato que a CDU foi buscar à presidência da Assembleia Municipal do Seixal (também comunista), esteja sob foco. Num concelho forte à esquerda, cabe ao PS e ao seu candidato, Joaquim Barbosa, aproveitar qualquer flanco.
Sem comentários:
Enviar um comentário