segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Os putos que se lixem... e os outros também... E em Lisboa não é melhor, diz o mesmo Relatório

Três relatórios, a mesma conclusão numa só semana
Estarão todos enganados e só António Vitorino e Sócrates estarão certos? É que já são três relatórios por estes dias a irem no mesmíssimo sentido: pobreza, pobreza, pobreza...
Não é só o Relatório da SEDES que traz a ideia de um «difuso mal-estar», como aquela associação cívica patenteia. Pode aliás ler aqui o resumo oficial desse relatório, que começa assim: «Sente-se hoje na sociedade portuguesa um mal estar difuso, que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional». Noutro Relatório, de que se teve conhecimento público, afirma-se que há falta de resposta social por parte das instituições da capital: «A falta de planeamento estratégico na capital e o desajustamento entre as respostas dadas pelo organismos públicos e as necessidades das populações são destacadas no I Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa.» (In TVNet, aqui). Bem pode pregar frei... Sócrates...
.
Sermões de São Sócrates aos peixes
Digo de outra forma. Os sermões de Sócrates sobre o País das Maravilhas são como os de Santo António aos peixes: ninguém para os ouvir. Bem pode ele embrulhar a coisa e António Vitorino vir à segunda à noite dar-nos música suave. A real realidade anda aí nas ruas. E o Relatório da União Europeia não esconde o mais sério...: «A população mais idosa (e especialmente do sexo feminino), as mulheres e as crianças são as mais atingidas pela pobreza, sendo que as despesas com a protecção social representavam 24,9% do PIB, longe da média de UE de 27,3%(...). Em Portugal o risco de pobreza e as desigualdades na distribuição dos rendimentos são dos mais elevados da União Europeia, segundo o Relatório Conjunto de 2008 sobre Protecção e Inclusão Social divulgado esta segunda-feira em Bruxelas.
Segundo o relatório, que será analisado e adoptado na sexta-feira pelo Conselho de Ministros da Segurança Social dos 27, em Portugal "o risco de pobreza após transferências sociais (20% em 2004) e as desigualdades na distribuição dos rendimentos (rácio 8,2 em 2004) são das mais elevadas na União Europeia (UE)"».
.
Lisboa - um mau «exemplo»
Especificamente Lisboa, a capital: ela é amplamente referida no estudo da União Europeia e a reflexão do Observatório da Luta Contra a Pobreza é todo dedicado a Lisboa.
A capital também não sai ilesa do relatório da UE, onde, às tantas, se diz o seguinte: «Em Portugal o risco de pobreza e as desigualdades na distribuição dos rendimentos são dos mais elevados da União Europeia, segundo o Relatório Conjunto de 2008 sobre Protecção e Inclusão Social divulgado esta segunda-feira em Bruxelas.
Segundo o relatório, que será analisado e adoptado na sexta-feira pelo Conselho de Ministros da Segurança Social dos 27, em Portugal "o risco de pobreza após transferências sociais (20% em 2004) e as desigualdades na distribuição dos rendimentos (rácio 8,2 em 2004) são das mais elevadas na União Europeia (UE)".»

2 comentários:

Anónimo disse...

Carissimo, Stº António falou aos peixes -que o escutaram atentamente- porque os COMERCIANTES da cidade não lhe ligaram...

Sócrates terá mais sorte tb com os peixes -que não (sobre)vivem sob o seu domínio- do que com os portugueses. Realmente Portugal está como no 24 de Abril -AS PESSOAS FARTAS DE IREM A LADO NENHUM! Sabemos o que aconteceu então, mas como agora não se podem fazer golpes de estado, temo que um dia a explosão seja muito pior...

Anónimo disse...

Olhe que podem...
Se o que se está a passar nas nossas barbas não é um golpe de estado, promovido pela troika de direita PS, PSD, CDS, ao serviço do capital privado mais selvagem e corrupto de que há memória, então o que é?