sábado, setembro 30, 2006

EPUL
Um escândalo por dia
Eis o escândalo do dia

«EPUL contrata advogados fora, apesar de ter gabinete jurídico / por Ana Henriques / Entre Fevereiro de 2004 e Agosto passado a empresa municipal pagou 277 mil euros a nove escritórios de advogados». Li isto no ‘Público’ logo de manhã, mas só agora pude 'postar'.
E a Ana ainda apurou várias outras coisas: que os juristas da EPUL ficam às moscas; que a filha de um administrador da EPUL trabalha num dos escritórios contemplados neste regabofe em que a EPUL se atola em cada dia que passa…


.
.
‘Independente’ ainda mexe

Li que os jornalistas do ‘Independente’ continuam a aparecer na redacção e que não estão nada satisfeitos com a forma como estão a decorrer as negociações. Uma grande vergonha para aquela administração. Um abraço aos amigos, num momento tão complicado. Eles sabem.
.

‘Público’

Duas novidades: por um lado, está a ser reactivada a Comissão de Trabalhadores, o que se relaciona directamente com o processo de rescisões em curso; por outro, soube-se pelo próprio jornal (edição de hoje, editoria de Media) que são «mais de duas dezenas» os despedidos por ora mas que dentro de uns meses ou um ano, ano e meio, podem vir a ser despedidos mais jornalistas. Uma vergonha enorme para Belmiro de Azevedo, dito «o homem mais rico do país». Deve ser mas é pobre em termos humanos. Tróia e OPA sobre a PT devem ter-lhe dado a volta ao miolo, que é como quem diz: devem tê-lo colocado sobre os carris do capitalism selvagem…
.

Rui
10 de Novembro
Pavilhão Atlântico

«Sob o mote "'Os Vês pelos Bê' - 25 Anos de Música", o concerto servirá para recordar os êxitos da carreira do cantor (…). A fadista Mariza, a cantora espanhola Luz Casal e os Rio Grande vão acompanhar o músico em palco (…). Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e os preços variam entre os 17,50 e os 50,00 euros». Tudo , na Comercial.

.
.
Petição on line
Contra as taxas moderadoras na Saúde
Ao meu e-mail chegam muitas vezes apelos destes. Este é de J. Sobreda e versa as famigeradas taxas da saúde. Eu retransmito-o aqui: «Está a correr na net um abaixo assinado contra as taxas moderadoras na cirurgia e internamento que o Ministro da Saúde quer impor, por isso, quem quiser, pode assinar. Por outro lado, reencaminhe a mensagem de forma a esta poder chegar ao maior número de pessoas».
E já agora, um apelo meu: insira este link no seu meil e envie a muitos amigos. OK?
.

Metro do Terreiro do Paço

Fica aí para si a foto do interior da galeria em obra para o Metro do Terreiro do Paço. Foi aqui que houve um aluimento.
«"A probabilidade de haver um problema de segurança neste troço é de praticamente zero", declarou Mário Lino aos jornalistas, no final de uma vista às obras da Linha Azul do Metro de Lisboa, no troço Baixa/Chiado» - dzia a imprensa ontem de manhã.
Foi depois desta afirmação que a terra aluiu no mesmo sítio. Já o ministro tinha saído do local, felizmente.
Mas o aviso da estrutura ficou feito.
.
.
Túnel do Marquês
Metro do Marquês

«Questionado pelos jornalistas sobre as obras de reforço da abóboda da galeria do metro no Marquês de Pombal - necessárias devido à construção do túnel rodoviário por parte da Câmara de Lisboa -, Mineiro Aires explicou que o concurso público será lançado em Outubro e que os trabalhos deverão arrancar no mês seguinte. Quanto a prazos, não quis concretizar. O presidente do ML referiu apenas que as obras decorrerão segundo o que foi acordado com a autarquia e que esta "conhece todos os timings". Só após a conclusão deste reforço é que poderá ser escavado o troço que falta do túnel rodoviário. Ainda recentemente, Carmona Rodrigues, presidente da Câmara de Lisboa, reafirmou que quer abrir o túnel em Março».

.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Metro / Terreiro do Paço
Terra abate na obra: azar e alerta

De manhã: visita à obra. Ministro e comitiva. Tudo está bem. Tudo tranquilo. Mas o dia não ia continuar assim, por mera coincidência.
Às 13, nas rádios: «O ministro das Obras Públicas garante que a linha do Metro estará em funcionamento em Junho de 2007» (cito de memória).
Às 15 horas: «Um aluimento de terras nas obras do Metro junto à Praça do Comércio, em Lisboa, está a bloquear desde as 15:00 o trânsito no local. O acidente, que não provocou vítimas, consistiu no abatimento do passeio e parte da estrada na Infante D. Henrique, na zona da Estação fluvial Sul e Sueste» - tudo isto se ouviu na TSF também.

.
100 anos da República
Museu da República está fora?

Será verdade? Que escandaleira, se o for! Mas não deve ser. Baptista Bastos, hoje no ‘Jornal de Negócios’, deve estar enganado. É que depois de sublinhar o abandono em que se encontra a Biblioteca Museu da República e a Resistência, ele chama a atenção para uma «exclusão». É melhor ler. Pode alguém esclarecer-nos? Eis o que li hoje:
«A Câmara Municipal de Lisboa manifesta um evidente desinteresse pela Biblioteca-Museu da República e da Resistência, criada há treze anos, e dirigida pelo dr. João Mário Mascarenhas com uma proficiência que ultrapassa os limites das suas específicas funções. Carmona Rodrigues parece disposto a dificultar as actividades daquela instituição, através da não atribuição de verbas e do pouco (ou nenhum) estímulo às acções previstas. Por exemplo: quais os motivos soberanos que levaram à exclusão do programa comemorativo do primeiro centenário da República?»

.
.
Em defesa «da» Quinta

Há uma petição a circular na net por iniciativa da Associação de Residentes de Telheiras, dirigida pelo meu amigo Guilherme Pereira, sociólogo destas e de outras coisas. Nela se afirma que «a intenção da CML de vender esse imóvel merece dos moradores a maior desaprovação e, caso se concretize, um enorme protesto de repúdio». Os assinantes dizem reclamar «com toda a justiça» com toda a justiça, e eu concordo plenamente, «que esta decisão seja revogada e que a Câmara reabra os equipamentos culturais e desportivo da Quinta de Nossa Senhora da Paz, viabilizando um projecto que constitua o início da requalificação histórico-cultural e ambiental de todo o Paço do Lumiar».
Junto-me ao blog Cidadania Lx: amplio aqui o apelo para que seja assinada em massa a petição em defesa da Quinta de N. Sª da Paz. Clique no link e proceda conforme indicado. «Junta a tua à nossa voz», como diz a tal música do meu coração.
Note que ontem a Assembleia de Freguesia do Lumiar aprovou por unanimidade a moção da CDU no mesmo sentido.

.
.

PS Lisboa forma associação

Vips do PS de lisboa estão a criar uma associação que dizem não ser partidária. Presumo pois que é aberta aos lisboetas. O 'Público' de hoje traz a nota. Ontem, o blog do PS do Lumiar reproduz a notícia. Mas, atenção: a notícia teve origem aqui.
.
.


Lumiar
Assembleia… diversificada

É o mínimo que se pode dizer. Foram apresentadas pela CDU várias moções: contra a venda «da» Quinta, sobre a segurança social, sobre as escolas e sobre a Carris.
Eis as votações, uma a uma:
CARRIS / transportes - APROVADA
6 x Contra PS - que fez declaração de voto dizendo que votava contra porque «era só a tomada de posição política CONTRA O GOVERNO». Votações:
1 x Abstenção do PSD
7 x a favor PSD
1 x CDS
1 x PCP
1 x PEv
BE ainda não estava presente
Escolas - APROVADA
5 X Contra PS
1 x Abstenção PS
1 x Abstenção PSD
8 x A favor PSD
1 x A favor PCP
1 x A favor PEV
1 x A favor CDS
BE ainda não estava presente
Seg Social - CHUMBADA
Contra 6 x PS + 9 PSD + 1 CDS
Abstenção 1 x BE
A favor 1 x PCP + 1 x PEV
.

Em Lisboa
D. João de Castro

Pais e juntas de freguesia recorrem da decisão do tribunal / 28.09.2006 - 19h33 Lusa.
Veja a hora a que o ‘Público’ on line inseriu este «take» da Lusa: 19.33:
«Os autores da providência cautelar, interposta em Maio, contra o encerramento da escola D. João de Castro vão recorrer da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, que rejeitou a iniciativa, disse o presidente da Associação de Pais, Carlos Filipe».

.

9 de Outubro
Reunião da CML com EPUL presente

Hoje, às 20 horas, três horas e meia atrás, soube-se que «a reunião está marcada para 9 de Outubro». Isso porque «o presidente da Câmara de Lisboa foi obrigado a chamar a administração da EPUL para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a situação na empresa» - informou a Renascença.

.

Ricardo Dias Felner
Prémio Orlando Gonçalves

Fui induzido em erro pelo ‘Público’ e não há desculpa. O Ricardo Dias Felner ganhou um prémio jornalístico, sim, e foi na Amadora. Mas foi o Prémio Orlando Gonçalves. O ‘Público’ já emendou. Agora emendo eu. Sobre isso, leia tudo no «Notícias da Amadora». E eu também aproveito para o informar sobre este Prémio e para lhe recordar quem foi Orlando Gonçalves e a minha ligação a ele.
É no lisboalisboa2. Note que eu até tinha feito no blog a promoção do Prémio em 18 de Maio deste ano… Por isso, é imperdoável que tenha ido atrás do 'Público', como é evidente.
Sorry. (O Orlando, nesta altura ter-me-ia dito: «Fala mas é português, pá!»).

.

quinta-feira, setembro 28, 2006


Pombos de Lisboa

A SIC informou que a «Câmara de Lisboa cria pombal no Martim Moniz» e que a «Autarquia quer controlar o aumento do número de pombos na capital portuguesa
A Câmara de Lisboa instalou um pombal na histórica Praça do Martim Moniz para controlar a população de pombos e evitar que se alimentem nos passeios».
Os técnicos da CML entendem que "é indispensável que não seja fornecido às aves qualquer outro alimento e que o pombal não seja visitado nem alvo de manobras que possam assustar as aves"
Foto: Arquivo / SIC
.
.
Trabalhadores da CM de Lisboa
Quadro e contrato individual

O PCP fez sair hoje em Nota mais um esclarecimento sobre esta matéria:
«O PCP entende que os trabalhadores que desempenham funções idênticas às dos funcionários públicos na CML devem ter oportunidade de concorrer em concursos para o quadro de pessoal dos funcionários e não apresentar-se a concurso para um quadro de contrato individual de trabalho.
O vinculo público dá aos trabalhadores melhores garantias de segurança no emprego e de evolução na carreira do que a integração no “quadro do contrato individual de trabalho”».

.
Lisboa, Lumiar
Ensino digno, precisa-se!

Moção
Por um ensino básico digno e de qualidade

Na Assembleia de Freguesia do Lumiar, daqui a bocado, vai estar em cima da mesa, por iniciativa dos eleitos da CDU, a questão central do ensino que se degrada, como se faz notar aí em baixo.«O quadro negro das condições de ensino e aprendizagem existente na escola do Lumiar está em vias de ser duplicado, nomeadamente com a acumulação de alunos, professores e auxiliares em espaços já de si insuficientes e não adequados e com recursos materiais e humanos limitados. Apesar da sempre louvável boa vontade dos agentes educativos que qualidade de ensino e aprendizagem pode ser garantido nestas condições?», refere uma moção a ser votada.
.
.
Lisboa
Insegurança no Alto de Santa Catarina

Alguns cidadãos queixam-se sistematicamente de que a segurança na zona do Alto de Santa Catarina é cada vez menor.
No Boqueirão do Duro toxicodependentes são frequentemente vistos a meio da tarde a injectarem-se em plena via.
Os cidadãos alertam mas nada muda para melhor.
«Como devem compreender tenho algum receio», sublinha uma das queixosas.
A CML devia tomar estas queixas em consideração.
Não acha?

.

Azar
Câmara de Lisboa burlada

70 mil euros em gasolina? É muita gasolina junta: 14 mil contos. Um azar da Câmara. Mas também um grito de alarme: algo está mal no «sistema» de coisas desta responsabilidade. Isto julgo eu, que sou leigo na matéria...
Foto: Bruno Castanheira / JN

.

Lisboa: EPUL vai a
reunião extraordinária

Após tanto sururu, é natural que os vereadores queiram ouvir mesmo os próprios. A EPUL tem estado no centro de um vulcão impossível de negar, impossível de esconder. Portanto, venham cá à sessão extraordinária da CML para explicarem tudo isso, na medida do possível. Digo eu, porque sei de ciência certa que há muita coisa que não tem explicação, apesar do ar inocente e ingénuo.
Note que coloquei na imagem o slogan da EPUL (apesar de tudo): «para a vida das pessoas».

.
.


Blog parado ou à espreita?

O blog Lx Autárquicas parou de vez ou está só a fazer um intervalo? Desde a eleição da Distrital do PSD a coisa tem estado num pára-arranca desgraçado. Coragem, malta. Para a frente é que é / era o caminho... Lembram-se.

.
Câmara de Lisboa
Quadro privado
Não obrigado

Contrato individual de trabalho? Sape, sape... Vem reestruturação e lá se vai o vínculo... Mas é o que vai haver, por obra e graça do PS e do PSD. O PCP é contra estas soluções neo-liberais. Por isso, propuseram o que devia ser feito: alargamento do Quadro. Não teve vencimento essa solução mas sim a de criar um Quadro de contratos individuais. Os vereadores do PCP abstiveram-se para não prejudicar os trabalhadores, já que a alternativa é manterem-se como tarefeiros e como avençados. A proposta do PCP, de integração de corpo inteiro no Quadro, foi aprovada mas a do PSD / quadro privado / teve mais votos favoráveis.

.

quarta-feira, setembro 27, 2006



A hora do jazz
Oferta lisboalisboa


Já hoje tinha prometido, em conversa com alguém sobre o blog, que desta vez ia oferecer ao leitor uma horas de jazz. Cá estou a cumprir ainda antes das 24 horas. Por exemplo: gosta de jazz? Gosta de Stan Getz? Gosta de samba? Neste CD de sambas e de jazz tem várias coisas com piada.
Eu, agora mesmo, escolhi uma para me divertir. Vá lá você também. Se quiser experimentar, clique numa das faixas. Adira ao divinal executante… Mas há mais: há jazz com ele até fartar
aqui.
E na Cotonete? A rádio digital no clix. Ui! Tanta música!
Tanto jazz!
.

Sede de empresas
Lisboa desce na lista

«A cidade de Lisboa desceu um lugar face ao ano passado colocando-se em 15º, no ranking das melhores cidades europeias para localizar empresas, segundo o reelatório anual «European Cities Monitor», da consultora imobiliária Cushman & Wakefield».
Isto lê-se no Dinheiro Digital, suplemento do ‘Diário Digital’.
Escritórios baratos e mão-de-obra barata: eis os ingredientes para que Lisboa seja muito procurada ou possa vir a ser para localização de empresas. Valia a pena ler bem este artigo e tirar conclusões. Por exemplo, se Lisboa quiser ser ainda mais atractiva, a classe política da Cidade tem de conjugar esforços nesse sentido com empresários e população – o que quer que isso signifique…
Foto: blog ‘Sétima Colina’

.
Exposição no Variedades
Plano da Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade. Plano de Urbanização. Vamos agora analisar milímetro a milímetro: a partir de amanhã, o Plano da Avenida está em exposição pública. Ontem, a CML anunciava no seu site que «vai realizar-se, entre os dias 28 de Setembro e 21 de Outubro, uma exposição sobre este Plano de Urbanização, no Parque Mayer – Teatro Variedades».
«O objectivo do plano, elaborado pelo arquitecto Fernandes de Sá, é regulamentar a intervenção arquitectónica e urbanística, requalificar e criar espaços públicos, definir novos percursos pedonais e potenciar as zonas verdes», cita a Lusa em artigo que pode ler aqui, no ‘
Público’.
Pode ver as apreciações do
Fórum Cidadania aqui. (Hei! Afinal, basta clicar uma vez nos links: é o alerta de um leitor atento. Obrigado).
Foto: História da Cidade de Lisboa

.
Ricardo
Prémio 'Reportagem'

Chama-se Ricardo Dias Felner. É jornalista do 'Público'. Concorreu ao Prémio Orlando Raimundo, atribuído pela Câmara da Amadora. E ganhou.
Parabéns, Ricardo.
(Sempre que leio algo assinado por ti - e agora também, já que foste notícia pelas melhores razões - sabes que me lembro do teu tio-avô, Pedro Felner da Costa, que já está noutro qualquer local, um compincha que teve de aguentar a guerra colonial em Cabinda, onde nos juntaram: ele como capitão miliciano e eu como alferes miliciano. Que tempos, meu. E que cota que eu sou...).
Mas agora é o teu tempo: ainda por cima foi a CMA que te reconheceu o mérito, autarquia que me está muito aqui no coração também.
Dupla razão para escrever isto.
Um abraço.
.


Público melhor que privado
Mas privado deve gerir público

Ah! Ah! Ah!
Tudo na mesma página!!

Portugal é assim. Um país arrumadinho. É pequenino. Por isso, topa-se logo tudo. Mas é sempre mentira aquilo que a gente vê. A gente pensa: «Malvados». Mas não. Há sempre uma explicaçãozinha. «Coincidência», chamam-lhe.
Eis o que vejo hoje: no «Diário Económico» uma publi-reportagem sobre voos «low cost» com foto e opinião de Fontão de Carvalho, vice-presidente da Câmara de Lisboa, entre outros. Lá em cima, a chancela: «Publicado em parceria com Deloitte».
Abra o link.
E diz você: «E depois?». E digo eu: «Nada. Mas acho giro. Logo a Deloitte que Fontão foi buscar e a quem paga para monitorizar os serviços da CML»... Não é estranho? O país não é pequenino? Topa-se logo. Mas são apenas coincidências.
Vejo mais: no «DN / Economia», na mesma folha, duas notícias graúdas: a primeira diz que os serviços públicos são mais competitivos que os privados. Quem o diz por ter estudado é uma instituição de peso: o Fórum Económico Mundial / Fórum de Davos.
Abra o link.
E na página anterior: «Fundo público para pensões vai ser gerido por privados». Não é um país giro, este?

.


CM de Lisboa
Revista de Imprensa

Honra seja feita. Este é um instrumento magnífico de trabalho. Para acompanhamento e para consulta. É actualizada todos os dias aí pelas 10 / 11 horas da manhã. Use-a. É só fazer duplo clique em cima deste link: Revista de Imprensa da CML.

Bookcrossing
Que giro!

E se um livro seu aparecesse na Tailândia?
Tem livros que pode dispensar? Não deixe de fazer um favor a si mesmo: integre-se neste esquema de troca e circulação de livros... Chama-se «bookcrossing». É uma experiência de algumas bibliotecas de Lisboa. Com piada. Ainda uma experiência-bébé, mas com piada.
Quando algo está bem, diga-se.
Para que niguém me volte a perguntar: «Então na CML não há nada bom?», aí fica o registo de uma bela iniciativa.

.

Que semana, meu!

Obrigado, Música no Coração

Senhoras e senhores, apertem os vossos cintos. A produtora marcou mais dois concertos porque já tinha esgotado os outros cinco. É tudo em fins de Outubro e na primeira semana de Novembro. Fica assim: Porto: 30, 31 e 1 (22 a 65 €); Lisboa: 3, 4, 5, 6 e 7 (22 a 75 €. É o Chico, pois claro. E o novo CD: «Carioca». Meu Deus: o que este tipo já pôs cá fora!
Quanta coisa boa...

.
Temos mas é que ter juízo
Terra muito mais quente

«Aquecimento terrestre já afecta fauna e flora / Temperatura na Terra atingiu o seu nível mais alto em quase 12 mil anos» - garante James Hansen, da NASA. E vai subindo, malta: o mesmo estudo regista «a rápida subida da temperatura global nos últimos 30 anos, à razão de 0,2 graus Celsius por década, faz com que estejamos actualmente a cerca de um grau Celsius do máximo registado em quase um milhão de anos».
Caraças, que calor... É favor ler o artigo da
SIC on line e pensar no assunto.

.

Lei das Finanças Locais
PS desilude novamente

Hoje, na Assembleia Municipal de Lisboa discutiu-se e votou-se uma moção sobre a lei das finanças locais. Toda a gente de olho vivo para ver como votaria o PS. Ilusões. Alinhou com a proposta do Governo. E é pena, acho eu.
Um tema destes. Um tema com tanta visibilidade. Com tanta importância mediática! 61 notícias!

Aliás, tem havido um certo vai-vem dos autarcas socialistas nesta matéria. Vão desde um PS nacional / autarquias algo titubeante e a deixar a dúvida até um PS na Assembleia Municipal de Lisboa algo firme contra quem estiver contra o Governo do PS, mesmo que em causa estejam os interesses de quem elegeu estes eleitos locais. Locais, digo eu.

Foto: RR on line

NOTA

ESPERO QUE TENHA NOTADO ESTA MELHORIA DE QUALIDADE DA SUA VIDA DE LEITOR DO BLOG: OS LINKS PASSAM A ESTAR ESCONDIDOS NOS «SUBLINHADOS» (APARECEM EM AZUL NO MEIO DO TEXTO BRANCO). PELA SUA SAÚDE INFORMATIVA: NÃO DEIXE DE IR LÁ NA MESMA. SE NÃO, POR QUE É QUE (quem me dera que os bloggers deixassem de escrever «porquê que» !!!!!) ... POR QUE É QUE EU HAVIA DE ESTAR COM ESTA TRABALHEIRA - SE ISSO RESULTASSE EM PREJUÍZO DO SEU ESCLARECIMENTO? POR FAVOR, FAÇA DUPLO CLIQUE NOS LINKS...

OBRIGADO POR TER NOTADO!

.

terça-feira, setembro 26, 2006

PS e Túnel do Rossio

Palavras para quê?

«O TÚNEL DE SANTA ENGRÁCIA / A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) manifestou hoje "profunda preocupação" com o arrastar das obras do túnel do Rossio e vai solicitar ao Ministério das Obras Públicas informações sobre a situação dos trabalhos. Os deputados municipais manifestaram, numa moção, a sua "profunda preocupação com o arrastar destas obras e com as respectivas consequências para Lisboa, bem como com a aparente dissonância entre as diversas entidades com responsabilidade directa nesta intervenção". A moção foi aprovada pelo PSD, CDS-PP, PCP, PEV e BE, com os votos contra do PS.
Publicado por jf em
10:07 PM Comentários (0) TrackBack»
(in Olissipo, há minutos)
Reparem: com os votos contra do PS. Por ser uma obra do Governo PS, claro. Os lisboetas que se lixem. Género: estejam mas é caladinhos e dêem graças por ter este Governo, seus esquisitos... Mau, mau, Maria…
Foto: CM
.
Câmara de Lisboa
Carros, carros, carros

Há blogs a ferver com a história dos carros na CML. Eis alguns:
http://caixadepregos.blogspot.com/2006/09/fartazana.html
http://caisdalinha.blogspot.com/2006/09/lisboa-em-grande.html
http://politicopata.blogspot.com/2006/09/cinco-milhes-para-alugar-379-carrose.html
e com a dívida da Câmara de Lisboa, como aqui:
http://politicopata.blogspot.com/2006/09/sem-capacidade-de-governar.html
Agora extrapolar daqui para o facto de Sócrates cortar nas finanças das autarquias… Não dá para pensar que nem todas as autarquias gastam o seu dinheiro nisto? Há muitas que fazem obras. Mesmo obras. Que é coisa que os lisboetas não vêem a sua autarquia fazer: obras de saneamento, de rede viária, de parques, de melhoria de sinalização de trânsito… e muito mais: é só correr essa província e até os arredores de Lisboa, sobretudo, claro, do outro lado do Tejo. Vão lá ver.
Não: a lei das finanças locais do PS é um crime contra as populações. Aliás, a Câmara e a Assembleia Municipal de Lisboa, com muita influência dos eleitos comunistas, manifestaram-se contra esta Lei. E o PCP apresenta uma proposta na AR para que as autarquias recebam mais 295 milhões de euros no ano que vem. Sócrates deve pensar nisso a sério.
Tanto mais que quem gasta 45 mil contos em telemóvel
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=215931&idselect=181&idCanal=181&p=0
pagos pelo Orçamento do Estado perde toda a legitimidade para exigir sacrifícios a todos os outros…

.
Quinta da Paz
Grito de desabafo

O blog Cidadania Lx fez bem que publicou as fotos do IPPAR. É que a Quinta de Nossa Senhora da Paz está a provocar uma onda de «solidariedades» como é raro. Hoje, na Assembleia Municipal, várias intervenções, incluindo a da Associação de Residentes de Telheiras, destacaram a insensatez da pretendida venda deste local que é patrimínio municipal e que vai parar às mãos de privados sabe-se lá para amanhã lá fazerem o quê. Mais betão, é o que se prevê, claro.
Uma saudação especial ao meu amigo José Couto Nogueira que também dá a cara pela Quinta, aqui em conjunto com Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Fernando Jorge e João Belard Correia.
Leia o apelo que dirigiram aos deputados municipais:
http://cidadanialx.blogspot.com/2006/09/quinta-da-nossa-senhora-da-paz-apelo.html
.
CM Lisboa
PCP propõe
Integrar 1 600 no Quadro

Uma proposta que vai ser votada amanhã na sessão pública da CML e que pode ler na íntegra aqui:
http://lisboalisboa2.blogspot.com/2006/09/mais-de-1-600-contratados-para.html
«Vereadores do PCP na CML apresentam proposta para ingresso de prestadores de serviços e de contratados no Quadro de Pessoal do Município / Na sessão pública de amanhã, 27 de Setembro, os Vereadores do PCP apresentam uma proposta que resolverá uma parte dos problemas de mais de mil pessoas que se encontram com contrato de trabalho a termo resolutivo ou com contratos de prestação de serviços (avençados e tarefeiros) «que satisfaçam necessidades permanentes dos serviços». Encontram-se nesta situação: 1281 pessoas com contratos de prestação de serviço (avençados e tarefeiros) e 386 com contratos de trabalho a termo resolutivo».

.
D. João de Castro
Fechar porquê?????????

Não foram cravos. Não foram rosas. Foram balões. 397. Deixados à porta do ministério da Educação. 397 porque são 397 as «almas» prejudicadas por esta decisão. Em cada um deles, uma cruz de morte e a interrogação «Porquê?»
«Num protesto simbólico, o presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, antigos professores, funcionários, associação de pais e movimento de cidadania da D. João de Castro deixaram balões nas árvores em frente ao Ministério da Educação» (‘Público’ on line, hoje). Foto: Mário Cruz / Lusa.


.
Hoje, em Lisboa
Assembleia Municipal

Entre outros temas:

Rede 7 da Carris: o PCP vai propor à AML que reclame «a revogação da decisão da Carris, pelos graves prejuízos que têm trazido aos utentes e à mobilidade em Lisboa».
Regimento da AML: alterações «constituem um erro crasso, redutor da vida democrática, as diminuições agora propostas. A cidade perde e a democracia sairá mais empobrecida».
Fecho da D. João de Castro: os deputados do PCP vão propor que a AML resolva, entre outras coisas: «1. Rejeitar o encerramento da Escola D. João de Castro; 2. Repudiar a forma como os alunos da Escola D. João de Castro têm estado a ser obrigados a matricular-se noutras escolas».


.

segunda-feira, setembro 25, 2006


Lisboa, luz e sombra

O festival bienal Luzboa trouxe uma tonalidade gira a algumas zonas. Mas a escuridão em certas áreas sobretudo da zona do Príncipe Real levantou objecções (Foto: Natália Ferraz, CM).

A segurança pode ter estado em causa, na opinião de alguns.
Mas também houve quem não achasse isso.
Lisboa sempre polémica, sempre viva.

.
Jacques Brel

Quantas vezes o ouvi? Neste link aí em baixo, tem a «Valse à mille temps» e este «Ne me quittes pas».
A fúria em pessoa, alguém se lembra deste boémio dos anos 60, seja em Paris seja em Bruxelas? É aqui:
http://www.malhanga.com/musicafrancesa/brel/quite.htm
A malta da Europa Lx (90.4, bom jazz quase todo o dia) bem podia dar ouvidos à forma de pronunciar a spalavras em framncês sem aquela mistela de pronunciarem o francês como se fossem ingleses. Isto, numa estação de raiz francesa e que até há três ou quatro meses se chamou «Radio Paris Lisbonne»…
Oiça: «On a vu souvent / Rejaillir le feu / D'un ancien volcan / Qu'on croyait trop vieux». E já agora repare que Brel fala logo a seguir de «um Abril melhor». Parecia que o tipo adivinhava o que se ia passar em Portugal nos anos que se seguiram e até hoje…

.

Lisboa
Assembleia Municipal

Verdes exigem rede de

ciclovias e circuitos pedonais

Amanhã, os Verdes vão reclamar na Assembleia Municipal de Lisboa que a Autarquia crie uma «rede de ciclovias associada à estrutura verde» e ainda uma "rede permanente de circuitos pedonais em bairros históricos, zonas comerciais e parques urbanos".
Defendem também medidas em direcção à Mobilidade Sustentável na Cidade.
«O plano de mobilidade para Lisboa deve, segundo "Os Verdes", ser "acompanhado de sessões de esclarecimento público, aproveitando-se a oportunidade para se sensibilizar efectivamente a população para uma mobilidade alternativa e sustentável"», segundo a Lusa.

.

.



Público quer despedir 50
SJ toma posição firme

Sobre o despedimento de 50 jornalistas do ‘Público’, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) declara em Nota que se trata de um processo que «condena inequivocamente, por afrontar o respeito pela dignidade desses profissionais».
E apela a cada um deles para que se mantenham «unidos na defesa dos postos de trabalho agora ameaçados».
No fundo é um despedimento colectivo mascarado.
A Direcção do ‘Público’ chama a isso «profundas alterações no modo de funcionamento, organização e estruturas».
Leia tudo em:
http://lisboalisboa2.blogspot.com/2006/09/despedimentos-no-pblico.html

.

domingo, setembro 24, 2006


Curry Cabral pode ficar sem urgências

De entre os hospitais que podem ficar sem serviços de urgências, sobressai o Curry Cabral. Um dos grandes hospitais de Lisboa. O Governo não perde uma oportunidade para poupar dinheiro e desperdiçar saúde e comodidade dos cidadãos…
Sócrates é agora uma espécie de cangalheiro do bem-estar de todos os que não nasceram em berço de ouro.
Ler em:
http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distrito=&concelho=&op=noticia&n=4383a62a83c444edcebbd9244101d5b3

.


Lisboa
Dívida autárquica 362%
maior do que a lei permite

Lisboa tem no Portugal autárquico:
1. A maior dívida em termos absolutos (mais de 1 000 milhões);
2. A maior percentagem para lá do que as lei permite (362%);
3. O maior crescimento de endividamento de 2005 para 2006.
Três recordes infelizes e muito preocupantes para quem tenha do futuro uma visão responsável.

Leia mais:
http://dn.sapo.pt/2006/04/20/economia/57_camaras_ultrapassaram_limites_end.html
.
Lisboa
Escola D. João de Castro
fecha mesmo

«O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa não deu seguimento à providência cautelar que pedia a suspensão do encerramento da Escola Secundária D. João de Castro, no Alto de Santo Amaro, em Lisboa». (…) Representantes da escola têm especulado sobre a existência de interesses imobiliários no espaço, que goza de uma vista privilegiada sobre o Tejo».
(Marina Almeida, ‘DN’)
Pode ler mais (Foto: Bruno Gonçalves, ‘CM’):
http://news.google.com/news?ie=utf8&oe=utf8&persist=1&hl=pt&client=google&ncl=http://dn.sapo.pt/2006/09/24/cidades/tribunal_confirma_fecho_secundaria_d.html
.

EPUL em editorial

A EPUL «mereceu» «honras» de editorial no ‘DN’.
«O favoritismo, ou seja, o facto de muitas das suas obras serem pasto abundante para a distribuição de privilégios, incluindo andares com vista para o rio a preços generosos, à rapaziada-amiga-ou-com-contactos-lá-na-casa, também está associado à sua imagem».
Ou ainda: «Quem se meter com eles (os manda-chuvas da EPUL) leva»…
Ou: «Que melhor exemplo do pântano?»

Leia (foto: César Santos, 'JN'):
http://dn.sapo.pt/2006/09/24/editorial/misterios_epul.html

.
O pelouro da Mobilidade é que paga as favas

O trânsito em Lisboa não agrada a ninguém. Há muito. Agora ainda menos, parece.
Eis mais duas notas de hoje.
Quando se pensava que ia ser algo visível, afinal o Dia Europeu Sem Carros foi apenas «virtual» - esta é a apreciação do «site» «Lusomotores.com». Leia muito mais:
http://www.lusomotores.com/?id=13726
O mesmo tom no ‘Sol’:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2185
Mais: os arquitectos que estão a preparar o programa de reabilitação da Baixa Pombalina foram dizer ao «Sol» desta semana: «(…) dos edifícios tratamos nós. O pior é o trânsito» que tem de ser totalmente reformulado…
Ou seja: cai tudo em cima do mesmo pelouro: o da Mobilidade.


.
'Público'
50 despedidos?

A minha solidariedade é total. E a minha revolta é ainda maior. Fiquei chocado com a frieza. É que se dizia que ia haver «reestruturação». Mas 50? E acabam os suplementos 'Local'?

Um abraço a cada um, sobretudo aos amigos.
«Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas, manifestou discordância em relação à "abordagem individual a jornalistas para os despedir, mesmo sob a capa da proposta de uma rescisão dita amigável". Segundo este responsável,"o sindicato não se opõe que a empresa tente resolver o problema da redução dos quadros desde que isto seja feito com base voluntária"».
Leia mais e solidarize-se também:
http://jn.sapo.pt/2006/09/23/televisao/jornalistas_publico_surpreendidos_re.html
.

sábado, setembro 23, 2006


Blog lisboalisboa
Declaração editorial necessária

O blog tem estado irregular em alguns aspectos sobretudo ligados a quatro questões:
1º - a extensão dos 'posts' que é demasiado variável, o que cria alguma insegurança em quem abre o blog e não sabe o que o espera;
2º - há 'posts' que são demasiado extensos, tornando a leitura por vezes complicada: se a pessoa não está interessada, anda ali a navegar até ao 'post' seguinte;
3º - ultimamente tem havido demasiada variáção em fontes e em cores;
4º - tem havido pouca inserção de fotos de ilustração dos temas.

O que vai mudar
1º - todos os 'posts' passam a ter poucas linhas neste blog. Se se justificar e houver mais texto, fica aqui uma chamada (uma espécie de «lead») e um link para o lisboalisboa2 e a pessoa vai até lá;
2º - Passa a ser usada apenas uma cor (salmão) e uma fonte única (verdana), um único tamanho nos títulos («huge») e um único nos textos («large»), sempre com o texto a normal e os títulos e subtítulos a «bold»; 3º - Vou procurar muitas fotos para inserir por aí.


Nota: estas regras já foram todas aplicadas neste mesmo 'post'... Portanto, a partir daqui, será sempre este o aspecto dos 'posts'. Mas serão muito mais pequeninos...

Tudo isso, para que a visita ao blog seja mais agradável e mais tranquila.

Bem-vindo, sempre!

.
.


Pacto de quê?

Afinal o Pacto a que chamaram da Justiça e que deixava a corrupção de fora deixou muito mais coisas de fora. E, segundo consta, não passa mesmo é de um simples pacto-zinho sobre o caso Casa Pia. Para que políticos do PS e do PSD deixem de ser chateados.

Certo?
Não.

ERRADO. MUITO ERRADO.

.
.


As flores do coronel

Vasco Lourenço tem uma herdade e uma empresa no Alentejo. Explora o cultivo de flores para venda em larga escala.
Quem diria, hein?
Longe vai o tempo em que, na Duque de Loulé, sede da Coligação, comandava mais uma vez as hostes.

.
.


Registo

Registo que Marcelo Rebelo de Sousa não teve «agenda» (leia-se: pachorra e calma) para ir à Beloura encontrar-se com Durão. O Presidente europeu «chamou» lá muitos outros. E foram. Mas Marcelo não vai em «chamados». Até porque, como ele já disse, daqui a 10 anos a coisa (Belém) é entre eles os dois (à direita).


Bofetada
E mais: Marcelo pensa que este seu gesto é entendido como um a bofetada por Durão se ter ido embora. Agora Durão queria que lhe falassem de Portugal. E Marcelo, com esta bofetada, é como se lhe dissesse: «Se querias saber, não te fosses embora».

.
.


Quanto vale a EPUL?

A empresa voltou a ser estrela no fim-de-semana. Nos dois semanários, nos três telejornais de sábado, e no ‘Público’. Aqui, sem nada de novo: uma nota completamente requentada para um diário, já que de novo apenas ali se refere, em três ou quatro linhas, que Carmona Rodrigues visitou a EPUL e cumprimentou os funcionários. No ‘Expresso’, a coisa traz algum molho. Quanto vale a empresa, por exemplo? O semanário diz que vale 260 milhões de euros. Depois vem aquela de os 15 directores vitalícios valerem 1,2 milhões / ano.

Empresas-filhas
Fica-se ali a saber também que a EPUL, além das duas empresas-filhas (a agora célebre Himohífen e a GF, Gestão de Projectos e Fiscalização de Obras, SA), detém ainda capital em mais três empresas: tem 45% da Jardins Expo, Promoção Imobiliária, SA e 49% de duas SRUs: a da Baixa-Chiado e a Oriental (Olivais etc.).

Quem vem de trás
No ‘Sol’, uma nota nova: houve declarações falsas quanto à mediação imobiliária. E uma informação: alguns administradores já lá estão há alguns anos. Maria Luísa Amado e Aníbal José Cabeça, desde 2004, e Arnaldo Adérito João, desde 2002.

.

Lisboa
Galerias romanas

Nunca foi? Vá ver. Vale a pena.
http://jn.sapo.pt/2006/09/23/sul/galerias_romanas_baixa_voltam_a_atra.html
(Foto: João Girão)

.



.



Não seria altura de alguém fazer um ponto da situação?
Candidatura da Baixa Pombalina a Património Mundial

Lia-se no site da CML em «2005-09-30: CML entrega Dossier da Candidatura da Baixa Pombalina à Lista do Património Mundial na Comissão Nacional da UNESCO».
O que é que se seguiu? Leia:
«(…) Caberá agora a esta Comissão proceder à instrução do processo de candidatura e decidir da oportunidade do registo da sua submissão ao Comité Mundial do Património.
Se este registo for efectuado até 31 de Janeiro de 2006, a decisão final sobre a atribuição desta distinção poderá ocorrer durante o ano de 2007 (…)».
Ver isto em:
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/006/

Terá sido efectuado o registo atempadamente?
Parou tudo?
Que mais se poderá saber?


.
.



PSD contra PSD com violência
Que amigos que eles são!

Contra Amaral Lopes
http://caisdalinha.blogspot.com/2006/09/amaral-lopes-fala-de-oeiras.html
Em defesa de Amaral Lopes
http://laranjinhametalica.blogspot.com/2006/09/vamos-l-falar-verdade.html

.
.



Secretária?

Que mau gosto. Souto Moura. Então foi nomear uma secretária-geral para um cargo vago há 15 anos. Agora, a umas semanas de se ir embora? Para quê tanta falta de jeito?

.
.



CML
Proa e Tirone

PS quer saber resultado de inquérito anunciado há sete meses e nunca mais referido.
Veio no ‘Público’. Um polvo que mete pelo meio a E-Nova (Agência Municipal de Energia). Leia agora referência em
http://olissipo.weblog.com.pt/arquivo/2006_09.html#240964

.

sexta-feira, setembro 22, 2006

.


PCPdefende

Venham mas é


mais 295 milhões

para as Autarquias!

Agora que se discute a Lei das Finanças Locais e até a sua eventual inconstitucionalidade, eis a posição do PCP sobre a matéria (foi difundida ontem à tarde, por exemplo, na TSF):

«PCP propõe reforço financeiro de 295 milhões euros
O PCP apresentou esta quinta-feira, na Assembleia da República, um projecto que visa reforçar as transferências da administração central para o poder local, estimando que o seu diploma signifique um reforço financeiro de 295 milhões de euros para as autarquias.

( 19:08 / 21 de Setembro 06 )


Em conferência de imprensa no Parlamento, o membro da comissão política do PCP Jorge Cordeiro disse que o projecto tem por objectivo «uma recuperação parcial das transferências para as autarquias locais».

O diploma do PCP que pretende a revisão da Lei das Finanças Locais, que será discutido juntamente com a iniciativa do Governo a 11 de Outubro, prevê que seja atribuído aos municípios e às freguesias 37 por cento da média aritmética simples da receita proveniente do IRS, IRC e IVA, valor que actualmente se situa nos 33 por cento.

«Estimamos que a afectação financeira resultante desta actualização seria o reforço das transferências em 295 milhões de euros em 2007», explicou Jorge Cordeiro, salientando que «não se trata de qualquer reforço insustentável» para as contas do Estado.

Por outro lado, o diploma do PCP pretende «aperfeiçoar os mecanismos redistributivos» da Lei das Finanças Locais, aumentando o peso do Fundo de Coesão Municipal e criando um «índice de constrangimento económico», que corrigiria para cima as transferências previstas para os municípios com níveis de captação de impostos muito abaixo da média nacional.

O terceiro objectivo do projecto da bancada comunista é garantir a estabilidade da aplicação da Lei das Finanças Locais.

«Não é possível alguém planear a gestão autárquica quando nunca sabe quais as regras que se vão aplicar no ano seguinte», frisou Jorge Cordeiro.

De acordo com o projecto do PCP, o impacto das flutuações da economia no montante a transferir para as autarquias seria reduzido, através da garantia legal de que os fundos municipais aumentariam anualmente pelo menos numa proporção idêntica à da taxa de crescimento, quando esta fosse inferior à taxa da inflação.»

Pode ler e até ouvir mais em:
http://tsf.sapo.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF173748


Recordar a transumância
em Alpedrinha

Parece que uma coisa do arco da velha. Os pastores antigos e agora aderentes da iniciativa a atravessarem a Serra como dantes faziam. E todas as portas das casas de Alpedrinha abertas e a servirem de mini-mercado onde se vendia tudo o que havia em casa para vender...
Que bonito que deve ter sido.
(Fotos: JLGouveia)

.
.


As últimas histórias
da EPUL num só post

Há quem reclame porque as histórias da EPUL contadas no lisboalisboa são muitas e se perde a ideia de conjunto por estarem espalhadas.
Pois bem: ei-las todas juntas - pelo menos as últimas.Boa análise...
(Claro que mantive os comentários...)
Se deseja aceder, clique duas vezes sobre este link:
http://lisboalisboa2.blogspot.com/2006/09/as-ltimas-histrias-da-epul-num-s-post.html

.
!
!
!


Serviço público lisboalisboa
Editoria de música

!

Lembra-se do Jacques Brel? Agora não passa nas estações de rádio. Já tem saudades da voz e do ritmo enérgico? Vá aqui:
http://www.malhanga.com/musicafrancesa/brel/la_valse.htm
Mas, se quer mais Jacques Brel, incluindo «La bohème» com vídeo e tudo, clique:
http://www.malhanga.com/musicafrancesa/

Aliás, um bom portal, este, de serviço público (quase todo).
.
.


Quinta de N. S. Paz / Lumiar
vai para condomínio privado?

Dizem-me que se garante que não.
Mas alguém em seu juízo pensará outra coisa? Expliquem-me por que razão é que se eu for um gajo muito rico quero comprar aquilo se não puder lá construir?
«A alienação de tão significativo património a particulares irá sem duvida alterar o seu uso, quiçá torná-lo num condomínio privado, com densificação urbana duma zona histórica sensível e afectar o ambiente próprio e peculiar do Paço do Lumiar».
Por exemplo: isto e só isto é o que pensa a Associação de Residentes de Telheiras…
Leia:
http://lisboalisboa2.blogspot.com/2006/09/quinta-de-n-s-paz-lumiar.html

Quem me dera que estivéssemos todos enganados!

.
.


A era digital é assim
Escolas preocupam pais
Só o Governo é que acha que não


Veja este diálogo por «mail», anteontem.
Uma cidadã escreve desesperada à CDU do Lumiar. E logo a seguir veja a resposta da CDU.
Tudo em:
http://lisboalisboa2.blogspot.com/2006/09/abertura-do-ano-escolar.html

.
.


Visitas

EPUL, Valorsul, Gebalis «falida»:
http://laranjinhametalica.blogspot.com/2006/09/investigaes-na-epul_21.html

«Sabem quem é Helena Lopes da Costa?»:
http://laranjinhametalica.blogspot.com/2006/09/pacto-de-democraticidade.html

PS de Oeiras: «Só os vejo a tratar da vidinha. Não são PS»:
http://forum-cidadania.blogspot.com/2006/09/eles-falaram-falaram-e-eu-s-os-vejo.html

.
.


Baixa-Chiado

Como é que disse?
Mais uma empresa municipal?
Outra? Não acredito!

«Comissariado Baixa-Chiado: a montanha pariu um rato ... de banalidades e lugares-comuns, ainda por cima repetidos / Há neste pacote de boas e más ideias uma novidade perigosa: está na calha a criação de mais um empresa municipal ... portanto, os telefones já estão a tocar».
Em:
http://cidadanialx.blogspot.com/2006/09/comissariado-baixa-chiado-montanha.html

.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Ruben de Carvalho
vai produzir relatório-quadro
para a


Memória da Luta Anti-fascista

Uma honra estar ao lado dele. Uma boa decisão de Ruben de Carvalho. A coragem faz destas coisas: ele vai estudar e dialogar com todos e com as instituições e produz um relatório daqui por uns quatro meses. Mas insiste em não ganhar um tostão e sublinha que «esta sua participação não significa, como sublinhou nos contactos com a Comunicação Social, qualquer cobertura política à acção da maioria PSD-CDS/PP que é responsável pela actual gestão municipal de Lisboa».
«Ganda» Ruben…

Leia a Nota do PCP sobre o assunto em:
http://lisboalisboa2.blogspot.com/2006/09/memria-da-luta-contra-o-fascismo.html

Síntese dessa Nota:
«Ruben de Carvalho assume na CML tarefa política relevante para a Cidade e para o País / Memória da Resistência em Lisboa / Homenagem aos resistentes / Criação de estruturas de vocação memorial e pedagógica / Centenário da Proclamação da República / Responsabilidade inter-institucional».
E, no final, esta declaração: «O PCP honra-se desta nova responsabilidade de Ruben de Carvalho perante a Cidade e sabe que, para cabal desempenho, o vereador pode
contar com a colaboração de muitos homens e mulheres que se empenharam na Resistência e na luta pela Democracia».


.
.


O bife à Império na óptica de Ruben de Carvalho

Por aí vai-se discutindo se o novo Café Império vale a pena e se o bife ainda sabe ao mesmo bom bife de antanho…
Pois: vale!
«O bife lá está», escreve hoje o Ruben na sua crónica das quintas-feiras no «DN».

Leia-a toda aqui:
http://dn.sapo.pt/2006/09/21/opiniao/da_relevancia_bife.html

Veja bem este aperitivo: «Pode ter-se dúvidas sobre uns «neons» que andam por lá, mas as soluções de cozinha foram inteligentes; o grande ecrã é uma opção que a alguns desagradará, mas o mobiliário é agradável. E, sobretudo, o bife lá está - e o Império».

.