quarta-feira, abril 27, 2005

Jornal das 11 / dia 27 de Abril

Ruben

«Ruben de Carvalho é o nome apresentado pelo PCP na tentativa de reconquistar a Câmara de Lisboa. (…) O PCP fez uma escolha inteligente ao eleger para esta missão um homem de cultura e de debate, facilmente associável ao percurso intelectual e profissional de Manuel Maria Carrilho».
Miguel Romão, ‘A Capital’, 22 de Abril

Autárquicas

Toda a gente que já alguma fez campanhas sabe que as eleições autárquicas são completamente diferentes de todas as outras. Aqui o que conta é o contacto dos candidatos quase físico, bairro a bairro, rua a rua, porta a porta, pessoa a pessoa.
E quem sabe e tem traquejo destas coisas sabe que é nestas eleições que os comunistas e os democratas da CDU estão mais à vontade. É o seu mundo de envolvimento. Trabalho, honestidade, competência – lembra-se?
Os outros partidos, todos de quadros têm um modo diferente de «estar e de viver» estas coisas. Claro que a televisão vai ajudar os Carrilhos deste mundo, mas nada substitui os olhos nos olhos. Claro que a Bárbara vai ser um trunfo: é a política à moda latino-americana… O desfile do 25 de Abril já deu o tom. Costuma a menina descer a Avenida como disse? Essa é boa. Só se fosse nos seus tempos de passeatas em Alfarim. Aleivosia para quê? Olhe a honestidadezinha!
Bárbara é trunfo, sim. Mas nada substitui o dar a cara, mostrar a tranquilidade dos grandes. E isso, só mesmo os democratas da CDU o podem fazer: não têm nada de pessoal a ganhar: só o serviço público – o que não é pouco, é muito, é tudo…
No caso do Bloco, um pequeno partido de quadros, a coisa agrava-se: dificilmente consegue ao menos formar as 55 listas em Lisboa (53 assembleias de freguesia, câmara e assembleia municipal).

Eh, pá!

Pedro Pinto veio agora confessar que Santana Lopes presidia à distância de um telemóvel enquanto estava em São Bento. Se isto é truque para desculpabilizar Carmona, tirem daí o cavalinho da chuva, por favor: os despachos assinadinhos antes (vice-presidência) e depois (presidência) e agora (vice-presidência) não me deixam mentir: Carmona é responsável, sim: Túnel, urbanizações, Parque Mayer, Feira Popular – tudo. Aqui se fará um dia um inventário de responsabilidades, certamente, e ainda a tempo das eleições…

Eh, pá!!

«Santanistas minam terrenos a Carmona». «Bases apoiam decisão de Mendes». «Secções apoiam Carmona».

Eh, pá!!!

«Santana pára obras». Meia dúzia de decisões para meia dúzia de tostões. Trocos. A questão é bem outra.

Eh, pá!!!!

«Carmona deve sair». Vá dar aulas. Pire-se daí – foi a mensagem de Marcelo na RTP.