quarta-feira, junho 28, 2006

Demitiu-se o coordenador

Candidatura da Baixa a Património Mundial
Gina Pereira, JN, 28 Jun 2006, 02:53:11

O coordenador técnico do processo de candidatura da Baixa Pombalina a Património Mundial da Humanidade da Unesco demitiu-se do cargo por considerar que este projecto está a passar por uma fase de "falta de definição" e de "liderança". Contactado pelo JN, João Mascarenhas Mateus confirmou ter escrito uma carta ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, e a todos os vereadores do executivo comunicando-lhes a sua decisão, mas pediu "alguns dias" para poder clarificar os motivos que o levaram a tomar este caminho.
Contudo, Mascarenhas Mateus considera que o processo entrou numa fase de "falta de indefinição", quer por parte da Câmara, quer do IPPAR e da Comissão Nacional da Unesco. Segundo o coordenador técnico da candidatura, a Unesco fez, em Dezembro, uma pré-avaliação positiva do dossiê da Baixa Pombalina, tendo requerido apenas alguns elementos adicionais. "Isso foi preparado e não foi enviado, por instruções superiores", disse, explicando que essa opção invalidou que a candidatura pudesse ser apreciada em 2007, ano em que, ao que tudo indica, não haverá nenhum bem português a ser analisado.
"Todos deveriam dizer qual é a data em que querem apresentar formalmente a candidatura", disse Mascarenhas Mateus, adiantando que isso tem de ser feito até 31 de Janeiro de cada ano.

Sem comentários: