quinta-feira, junho 01, 2006

Lisboa: ambiente desambientadito...

Jardim do Campo Pequeno

Jardim do Campo Pequeno. Se é a empresa do Campo Pequeno que vai recuperar o que estragou, e se não faz nada de mais com isso, para quê a propaganda pela mão do vereador do Ambiente?
Está tudo num blog.
A empresa estragou, tem de pagar.
O vereador não faz, não tem de mostrar como se fizesse a obra.
Se se trata de uma simples «indemnização», para quê ir ao local mostrar a plana e tudo?
Leia o que está no blog (ainda por cima, há aqui a confissão de que se arrancam tantas árvores, enfim): «Orçados em 738 mil euros, os danos verificados implicam o abate de 60 árvores, estando no entanto prevista a plantação de 140 novas unidades.
A requalificação do Jardim do Campo Pequeno, que arranca no final deste mês, surge então como “indemnização” e deverá custar cerca de 824 mil euros.»
Isto assim não pode ser…

Rock in Rio: mais uma de Medina, apoiado

Leram que o Rock in Rio este ano emite maior quantidade de CO2, como eu li, ou ando mesmo pirado? Pois no blog do vereador do Ambiente posso ler isto: «O Rock in Rio arranca este ano com uma mensagem que nos interessa a todos - “por um Clima Melhor”.»
Imediatamente me vem este mau feitio: penso logo que este Medina sabe-a toda. E eu: «Me engana que eu gosto!» Quer dizer: o gajo emite mais gases de efeito de stufa do que nunca e agora vem dizer que é tudo «Por um Clima Melhor». Que diabo. E os autarcas dão-lhe cobertura marcando presença numa conferência de imprensa? E ainda por cima, sabendo e publicando isto logo a seguir: «Calcula-se que o Rock in Rio deva gerar 3790 emissões totais de gases com efeito de estufa que serão compensadas pela plantação e manutenção de milhares de árvores na Área Metropolitana de Lisboa (AML), o que pressupõe a garantia da gestão e manutenção das áreas de floresta durante um período de 30 anos.»
É mesmo.
A emissão é certa: 3790 emissões. A compensação é à balda: plantação e manutenção de milhares de árvores (milhares? Quantos? Quem calcula esta compensação e garante que é suficiente?). Onde? Por toda a região de Lisboa.
My god. Q’«a» «ganda» tanga!
É para mim evidente que nos vão mandar umas areias aos olhos. Umas fotos de umas arvorezitas a serem plantadas e pronto. Está tudo compensado. Nem plantar esses milhares. Quanto mais a sua «manutenção»…
Então com este passarão.
Mas ele, tudo bem: é comerciante encapotado. Porque o deixam encapotar e porque lhe dão cobertura bacoca…
Mas os autarcas, Senhor, / Porque lhes dais tanta…

5 comentários:

jvn disse...

A cobertura que a imprensa dá às medidas demagógicas que os organizadores do RockinRio apresentam, é de facto desmesurada. Quem realmente lucra com este evento para além dos "Medina"? Que impacto cultural ou mesmo económico pode ter o evento na nossa sociedade?
Sem dúvida que a balança tende mais para o lado negativo e a questão do CO2 dá-lhe ainda mais lastro.
Enfim... RockinRio?
...eu não vou!

Anónimo disse...

E já repararam que nada lá dentro é reciclado. Com tanta conversa, podiam reciclar-se os plásticos e separar-se os lixos...

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»