segunda-feira, junho 26, 2006

Ruben de Carvalho e os elevadores da Carris / autocarros / transportes na Cidade

Na Lusa, hoje à tarde:
Ruben de Carvalho vai questionar executivo sobre elevador da Bica e Carris
Lisboa, 26 Junho (Lusa) - O vereador comunista na Câmara de Lisboa Ruben de Carvalho vai questionar o executivo municipal sobre o funcionamento da Carris, nomeadamente sobre o elevador da Bica, encerrado desde quarta-feira na sequência de um acidente provocado por uma falha nos travões.
"No acidente com o elevador da Bica, o problema, ao que tudo indica, pode ter sido falta de manutenção ou falta de um funcionário", disse à Lusa o vereador comunista, que apresentará quarta-feira em reunião de Câmara um requerimento sobre os serviços da Carris.
Uma falha de travões terá estado na origem da colisão do elevador da Bica com um camião de recolha do lixo, acidente que não causou vítimas.
Uma delegação do PCP fez hoje uma visita ao elevador da Bica, após o que Eduardo Vieira, do Comité Central do partido, responsabilizou a Carris pela paragem de vários elevadores de Lisboa.
"A concessão dos serviços de manutenção a uma empresa privada coincide com o aparecimento de avariais e imobilizações que culminaram no acidente que aconteceu no elevador da Bica", disse à Lusa.
Segundo Ruben de Carvalho, "o acidente é um exemplo de um conjunto de situações que se prendem com o funcionamento da Carris".
"Quero esclarecer se o executivo não teve conhecimento de uma série de situações ou se teve conhecimento e não o deu à Câmara", afirmou o vereador comunista.
Por outro lado, Ruben de Carvalho considera "necessário perceber, junto da Carris, se o encerramento do elevador da Glória é uma inevitabilidade".
O encerramento deste elevador, por seis meses, foi anunciado em Abril pela Refer, que justificou a medida com "motivos de prevenção e segurança" devido às obras do túnel do Rossio.
O vereador lembrou ainda que o elevador de Santa Justa encerrou durante vários dias devido a problemas de manutenção, depois de ter estado parado precisamente para reparações de manutenção.
O autarca quer ainda questionar o executivo municipal sobre um eventual acordo que estará a ser preparado entre a ANA - Aeroportos de Portugal e a Carris para a deslocação de autocarros para os serviços internos do aeroporto.
O plano de reformulação de horários da Carris e uma eventual diminuição de carreiras, bem como avarias diárias nos autocarros, são outras questões em relação às quais Ruben de Carvalho quer que a Câmara de Lisboa tome posição junto da transportadora.
ACL / Lusa/

Sem comentários: