segunda-feira, março 31, 2008

Três coisitas

Hoje foi um dia terrível. Mas ainda deu oara saber três coisitas:
- Marcelo é o preferido para suceder a Menezes. Sosseguem;
- Pacheco diz que só à bomba é que isso vai acontecer antes das eleições. Eh, pá!;
- A ERC afinal acha que há muito Governo mas pouco PS na televisão. Boa!

sábado, março 29, 2008

sexta-feira, março 28, 2008

Um programa Polis para Lisboa ribeirinha...

Já leu isto?
E isto? - Foi aqui que tudo começou: na entrevista de Margarida Davim...

José Miguel Júdice não escondeu nunca nem agora esconde a vontade e a pressa que tem de presidir à empresa mista que vai - parece que sempre vai - reordenar a zona ribeirinha de Lisboa.
O que se está a passar à frente de toda a gente é uma clara manifestação de ansiedade de Júdice para que tal aconteça depressa, depressa. É que já só falta um anito de mandato deste governo do PS. E então foi montado mais um circo em torno de uma demissão anunciada e desanunciada pelo próprio: pescadinha de rabo na boca, é o que é...
Tudo isto parece pouco curial. E, francamente, um pouco descarado. Assim como se nos considerassem a todos bastante idiotas...

Dá que pensar...

Por que será que uma coisa tão pequenina deu uma crise tão grande? Leia aqui mais um passo da polémica.

E agora reflicta comigo:

1
Vem um homem da ciência e diz: «Não há vento suficiente. As turbinas vão estar paradas a maior parte do tempo». (Li aqui o seguinte, para ser mais preciso: «Segundo Delgado Domingos, a velocidade média do vento em Lisboa é de quatro metros por segundo, valor baseado em observações feitas na zona do aeroporto, não existindo estudos rigorosos para avaliar com mais exactidão o potencial da cidade».) Mas ninguém lhe ligou nenhuma, claro.
2
Vem alguém da Quercus e diz: «"O contributo em termos de produção de electricidade não é muito significativo, mas a iniciativa é muito bem vinda, sobretudo devido à mais valia que traz em termos da sensibilização para estas questões", observou». (Li aqui)
3
No entanto, as duas empresas fazem o seu lobby forte em área tão sensível e zás: ninguém se atreve a dizer NÃO.
4
Repito que isto pode incomodar o pessoal que precisa de dormir à noite - e só esse, claro. Vá lá que Sá Fernandes ontem já disse aos jornalistas que considera a hipótese de desligar as turbinas à noite. Já é alguma coisa. (Só me falta agora ver algum do pessoal que tem apoiado a coisa vir dizer que «eh, pá, então e nós?» - 'tava a brincar, claro...)
Por que não esperar por este modelo americano, já agora? E alguém já perguntou em que ponto estará este estudo da EDP e da E-Nova? A E-Nova não foi tida nem achada nesta matéria agora sob alta polémica?

quinta-feira, março 27, 2008

Ventoinhas e política

A coisa extravasou as questões ambientais e deu em bronca política. Ruben de Carvalho deu hoje uma conferência de imprensa. "Já não é um problema de ventoinhas", afirmou, contestando o "autoritarismo" que diz estar na base da decisão do presidente da Câmara e do vereador dos Espaços Verdes.
A este propósito, leia a Declaração Política da CDU ontem produzida. Aqui.

Não sei, não...

... mas há muita gente a dizer que «o fim do acordo entre os dois partidos terá sido, apenas, adiado». Em causa: a nova lei eleitoral autárquica. Leia aqui o que se passou ontem...

As dívidas da CML

Esta coisapara mim está muito neb ulosa: «Credores da Câmara podem transferir dívida - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 5 horas - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), revelou ontem que a autarquia tem sido questionada por credores para uma eventual transferência da dívida...»
A coisa surgiu quando Ruben de Carvalho, do PCP, colocou o problema em cima da mesa: «(...) citou uma notícia do semanário "Sol" segundo a qual credores da autarquia estariam a transferir para a banca a dívida da Câmara, como uma forma de "contornar" o chumbo do Tribunal de Contas ao empréstimo de 360 milhões de euros que o município pretendia contrair para pagar dívidas a fornecedores contraídas em mandatos anteriores. Ruben de Carvalho questionava esta medida por considerar que "não está estudada, nem autorizada por ninguém, nem pela Câmara, nem pela Assembleia Municipal".»

quarta-feira, março 26, 2008

Explosões no Metro de Los Angeles

Não se sabe muito bem o que foi. Mas houve explosões no Metro de LA. Agora mesmo. Sky News.

Bronca na sessão da CML

A sessão da CML foi interrompida. Uma bronca por causa das «ventoínhas» «de» Sá Fernandes. Leia aqui. E aqui.
Já antes tinha havido novidades: Costa falou das dívidas aos grandes fornecedores. Aqui.
Mais sobre a mesma reunião: aqui e aqui.

terça-feira, março 25, 2008

Novo blog: Observatório da Baixa

Juntámo-nos e fizemos um novo observatório de cidadãos. Nasceu já o seu blog: Observatório da Baixa. Só para estarmos atentos. Para si. Pode linkar-nos por aqui...

Se as eólicas perturbarem a vida na Cidade, como sei que vão perturbar...

Que tal avançar com uma providência cautelar ou uma acção popular contra Sá Fernandes? Leia aqui.

Cinemas de Lisboa

Eis o que fomos dizer ao ministro da Cultura sobre os cinemas de Lisboa: leia aqui. Não é só o Quarteto. Não são só as casas, os edifícios, o físico. É bem mais do que isso.

Como toda a gente percebe, menos Alberto Costa

Note bem, sr. ministro da Justiça: «PJ «à beira do esgotamento» - 2008/03/24 21:24 - SM - Associação diz que atraso na aprovação da nova lei orgânica é «dramático» e queixa-se de «instabilidade». Diploma vai obrigar a reorganização dos serviços. Até lá, os departamentos estão «em serviços mínimos» com processos parados». (...)

Obsessões de Sócrates

Para falar tanto do PSD, só pergunto: Sócrates está preocupado com o quê??? Entretanto, Miguel Coelho foi posto em causa - ainda que desta forma soft (e não foi só ele): «Antes da intervenção de José Sócrates, o presidente da FAUL do PS, Joaquim Raposo, disse estar perante a primeira vez que um líder do partido deu posse aos presidentes das concelhias socialistas da federação de Lisboa.
Joaquim Raposo deixou uma crítica velada aos presidentes de concelhias já com várias reeleições e elogiou o "sentido de renovação daqueles que decidiram afastar-se para dar lugar a outros".»
Aqui.

Impressionante diversidade


São sete as placas e outras tantas as vidas «passadas» no prédio da Rua da Rosa assinalado pela ACBA: aqui.

segunda-feira, março 24, 2008

Top

'Expresso':
Top mais visitados
Top em actualização de 15 em 15 minutos
Professora brutalizada por tirar telemóvel na aula [ 126099 ]
Será que o PS aguenta? [ 11711 ]
Antigo baterista dos ABBA encontrado morto [ 8763 ]
Prisão para 'carjacker' do Estoril [ 4712 ]
Adolescente presa por filmar espancamento fatal [ 4240 ]
Colisão entre ambulância e comboio provoca quatro mortos [ 3983 ]
Tecto por sexo [ 3922 ]
Reuters faz reportagem em WC's portugueses [ 3921 ]
Menezes muda o símbolo do PSD [ 3729 ]
Melhor tinto do mundo é português [ 3173 ]

'Sol'
O post mais visitado:
Fraude Governo alerta para classificados que prometem rendimento extra a trabalhar em casa - Por Andreia Félix Coelho - 17 comentários / 13977 visitasHoje No âmbito da semana da prevenção da fraude, a Direcção Geral do Consumidor alerta os cidadãos para os anúncios que prometem rendimentos avultados com o desempenho de tarefas como dobrar circulares ou colar etiquetas em envelopes

TTT

Prazo terminava hoje - Adiada para Abril entrega do estudo do LNEC sobre terceira travessia do Tejo - 24.03.2008 - 18h44 Lusa - O prazo para entrega do estudo comparativo entre as alternativas para a terceira travessia do Tejo, a cargo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), foi hoje adiado para a primeira semana de Abril.Numa nota divulgada hoje, o LNEC informa que "só durante a última quinzena de Março foram disponibilizadas as contribuições escritas de alguns consultores, bem como de entidades às quais foram solicitados pareceres". Por isso, e com "a concordância" do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o prazo que terminava hoje foi alargado para a primeira semana de Abril. (...)

Tal e qual como toda a gente desconfia

Já havia informações contra procedimentos erróneos do ministério da Justiça em matéria de venda de património do Estado. Agora, juntam-se outras igualmente graves contra o ministério da Defesa. Isto está bonito, está, sim, senhores!

Vampiros - é o que eles são!
Aí está: «O património tem estado a ser vendido por valores que são a metade do preço de avaliação». «Existem grandes questões à volta disso».
Isto é vergonhoso. Depois andam-me para aí a vangloriar-se de que baixam o défice e mais não sei o quê... Antes dessem menos de mão beijada aos amigos socialistas e aos amigos de socialistas. Como é o caso do caso que já se conhece: este, denunciado em Janeiro no 'DN', em que o «receptador» é um ex-sócio do próprio ministro da Justiça! Que desfaçatez! Isto é roubo descarado ao Estado, companheiros! (Esta malta que veio de Macau nunca me enganou - não têm escrúpulos nenhuns: uma só empresa, de um homem do PS, compra instalações a 3 ministérios em poucos dias: Justiça, Defesa e Trabalho).
É fartar, vilanagem.
Quanto ao ministério da Defesa e à informação de hoje, quem denuncia o problema é a tropa ela mesma. Leia aqui... e...
(Lisboa)
... pense se a CDU não tem razão quando quer em Lisboa uma comissão plural que, com António Costa, dialogue com o Governo.
.
Complemento de informação
Leia também a transcrição de outra peça sobre este assunto. É do 'CM', embora só a tenha encontrado agora aqui. Sorry.

Eh, pá! Tanta guerra!

Iraque
Li aqui: Baixas norte-americanas no Iraque atingem as quatro mil - A morte de quatro soldados norte-americanos no domingo à noite, num ataque bombista, elevou o número de baixas entre os militares dos EUA para quatro mil nos cinco anos desde o início da invasão do Iraque, noticia a CNN. Dos 4.000 mortos, 3.263 faleceram em ataques ou em combate, enquanto 737 morreram em incidentes como acidentes rodoviários ou suicídio. Oito das vítimas eram civis que trabalhavam para o Pentágono. (...)

Vietname
Li aqui
Principais forças envolvidas
Estados Unidos: 2.300.000 homens serviram no Vietname de 1961 a 1974, com 46.370 mortos e 300.000 feridos.
Vietname do Sul: 1.048.000 homens (Exército regular e Forças Populares), com 184.000 mortos.
Vietname do Norte e Vietcongues: cerca de 2.000.000 homens, com 900.000 mortos no total.

Lâmpadas dos semáforos

Câmara de Lisboa planeia mudar dez mil - Correio da Manhã - 12 horas atrásA Câmara de Lisboa prepara-se para substituir as lâmpadas dos cerca de dez mil semáforos existentes na cidade por outras mais económicas e seguras. ...

Pela água pública


A água, que é uma dádiva da Natureza, para todos os seres vivos está a ser progressivamente privatizada e até a água que chega às nossas torneiras é alvo de grande cobiça. Quem se lixa é o mexilhão, como sempre. Anda aí na net uma campanha em defesa da água pública. Acompanha essa campanha uma petição que a dado passo diz assim: «(Os signatários exigem: ...) A consagração da propriedade comum da água e da igualdade de direito ao seu usufruto como direito de cidadania. A garantia do acesso de todas as pessoas à água potável como serviço público. A manutenção dos serviços de água sob propriedade e gestão públicas e sem fins lucrativos.»

A campanha é da Associação Água Pública.

Faça um favor a si mesmo. Assine aqui a petição.

Quarteto precisa de investimento

Quantos dos melhores filmes lá vi? Tantos! Agora, ninguém lá quer investir? Eis uma nota interessante: «Câmara pondera classificar salas do cinema Quarteto como espaço de interesse cultural - Ainda não há nenhum projecto concreto delineado, mas a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Rosália Vargas, disse ao PÚBLICO que a autarquia tem em cima da mesa a hipótese de classificar as salas do cinema Quarteto, o primeiro multiplex de Portugal, como espaço de interesse cultural. Na quarta-feira, o Quarteto fechou as portas definitivamente. Falta dinheiro aos actuais responsáveis para conseguirem cumprir com as melhorias que levaram ao fecho em Novembro passado.»

Mellos receberam dinheiro a mais

Agora que já se sabe que a gestão do Hospital vai regressar ao Estado, de onde nunca devia ter saído, começam a saber-se outras coisas que a Comissão de Utentes já explicou n vezes em n comunicados... Hoje, o J Neg vem dizer esta: «Amadora-Sintra recebeu 20 milhões de euros a mais desde 2004 - A entidade gestora do Hospital Fernando Fonseca (HFF ou Amadora-Sintra) sobrevalorizou a facturação da actividade daquela unidade em mais de 20 milhões de euros desde ...» - Jornal de Negócios - 24, Mar 2008 - 00:03

Relações APL-CML

Depois da nega ainda não explicada de Cavaco Silva, eis mais um passo: «Porto de Lisboa contrata ex-administrador da CP para gerir relações com aut... - A Administração do Porto de Lisboa (APL) contratou Leiria Pinto, ex-administrador da CP, para gerir o seu relacionamento com as autarquias. Manuel Frasquilho, presidente do APL, confirmou ao Jornal de Negócios a integraç...Jornal de Negócios (24/03/2008)».

domingo, março 23, 2008

PSD: Seara pelo PSD se Menezes continuar à frente do partido...

Seara é o preferido de Menezes para Lisboa - Autárquicas. A ano e meio das eleições autárquicas - que deverão ocorrer logo a seguir às legislativas -, os partidos começam a pensar em alternativas. O PSD tenta ... Diário de Notícias - 23, Mar 2008 - 01:03

sábado, março 22, 2008

Uma lei iníqua que aí vem contra a estabilidade no Poder Local

É uma lei iníqua aquela que aí vem. Leia aqui o que escrevi no Carmo e a Trindade.

Lisboa: Governo recua na zona ribeirinha

«O Governo está a trabalhar no sentido de encontrar uma solução para a zona ribeirinha de Lisboa, que não contrarie a posição do Presidente da República. Uma das soluções é o Executivo fazer um despacho que apenas diga respeito à zona portuária de Lisboa». (...)
Sol

Perguntar é-me inevitável

Sei que é sábado de Páscoa e que devia estar ali ao lado, junto da família. Mas de repente, ao ver a crónica semanal de Inês Pedrosa no 'Expresso', deu-me a fúria de perguntar:
«Já há tanto tempo que a Inês foi nomeada e aceitou a responsabilidade da Casa Fernando Pessoa e nada??»

sexta-feira, março 21, 2008

Venham mais cinco

Os Belenenses

Descobri o local exacto onde foi criado o Clube de Futebol 'Os Belenenses'. Um dia destes prego aqui com uma foto do sítio. Você vai ficar surpreendido. Tanta vez que já deve ter passado pelo sítio... e nem deu conta. Adianto que é um banco de jardim perdido no meio da Cidade e adianto que foi em 23 de Setembro de 1919...

O religioso que vá para o raio que o parta - disse o padre na igreja do Fundão ontem à noite

Chegado ao Fundão, eis-me caído na tradição secular: ontem foram «As Ermidas». Fui «fazer as ermidas». Ninguém fala de qualquer procissão. E nós, a família, fomos mesmo fazer o percurso todo e ver os «quadros vivos» todos... No fim, convenceram-me a ir ouvir o padre novo na igreja. E o que aconteceu? O tipo desatou a descascar na iniciativa... porque era profana e não religiosa. O homem deve andar bêbado. À tareia por falta de religiosidade numa tradição profana? Que panca, meu. Valeu a pena ir lá ouvir. Para perceber como é que há pessoas que andam noutra. Este senhor é uma dessas pessoas...

Uma vergonha da engenharia e da construção civil em Portugal

Ontem, de viagem de Páscoa, mais uma vez sofremos horrores na A1, entre Aveiras e a A23. As obras de alargamento para 3 faixas duram há anos. E de cada vez que há enchentes de carros, parece que houve ali um cataclismo. Uma vergonha. Acho que se fosse para construir uma nova auto-estrada ao lado já estaria pronta. Aquela obra é a vergonha da engenharia e da construção civil em Portugal. Será uma daquelas obras sem limites nem prazos de execução - uma espécie de seguro de vida de alguma empresa, engª Vitorino?
Será que aquilo é uma espécide de avença ao mês em vez de a obra ser contabilizada exactamente ao contrário como devia: tanto ao quilómetro, prazo tal, desconta se não cumprir.

... E não há ninguém na comunicação social que pegue nisto?
Dupla tristeza, meus.

Megalomania

Há dias deu para comparar a bandeira que está no Palácio de Belém com a que Santana mandou pôr no Alto do Parque. É mesmo megalomania.
... E não há ninguém com o bom senso e a coragem de pôr as coisas no são?
Vá lá, equipa do dr. António Costa: falem com ele e mandem retirar aquele monstro ecolocar outra, nem sequer do tamanho da de Belém: 10 cm a menos em cada dimensão era o adequado...

quarta-feira, março 19, 2008

Plano para Alcântara aprovado (PCP fez proposta, foi aceite, votou a favor)

«Câmara aprova elaboração do Plano de Alcântara 2008-03-19 20:36 (GMT) - A Câmara de Lisboa aprovou hoje a elaboração do Plano de Urbanização de Alcântara com dois votos contra do PSD» (...) Leio aqui.

Mais vale

Na minha terra há um provérbio muito giro e que é uma lição de vida. Sobretudo para quem tem a minha profissão actual: consultar de comunicação. Esse provérbio diz assim: «Mais vale cair em graça do que ser engraçado». Há pessoas que fazem um grande esforço para ter piada. Mas não têm saída. «Não caíram em graça»...
Quando leio notícias fortes como esta, lembro-me sempre deste provérbio. É obra: em 17 pessoas a fazer centenas de intervenções consegur isolar ESTA... É obra. É mesmo quase OPUS... Quem me dera chamar-me José. Ah... já me chamo. O problema, então, deve ser outro...
Nota. O logotipo era bem maior. Eu é que o pus piquenininho: à medida da «notícia» megafonada!

Plano da Baixa-Chiado


Do PSD, na sua própria proposta, só um voto. Unzinho, como diz o brasileiro. Que raio de brincadeira. Leia aqui. Mas a ameaça está no ar: «Deixem ver o que vamos fazer na Assembleia Municipal, onde temos a maioria absoluta». E António Costa retorquiu: «A ver vamos». Leia aqui. O PCP votou contra o programa global, mas aprovou a suspensão específica do PDM com os objectivos definidos. Leia aqui.
«O plano para a Baixa-Chiado terá um custo no valor de 702,9 milhões de euros até 2020» (PD/Lusa).

Margem Sul vai desenvolver-se em grande escala

Accione aqui este mapa interactivo da Margem Sul. Mude a posição do seu écrã para o ver melhor...
O novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete não deverá comportar uma grande cidade aeroportuária mas distribuir as actividades por várias zonas, defendeu hoje Fonseca Ferreira, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa. "Havemos de reservar espaço na envolvente ao aeroporto para o acolhimento de actividades logísticas, eventualmente indústrias e residenciais mas não vejo que se vá construir uma grande cidade aeroportuária em torno do aeroporto", afirmou Fonseca Ferreira.

Moustaki

Moustaki de regresso a Portugal - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 6 horas - ...a Portugal no mês de Maio, para realizar concertos na Casa da Música, no Porto (dia 17) e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa (dia 19). Moustaki, que foi uma das vozes que cantou e se apaixomou pela revolução de Abril em Portugal, ...

Medalha para o Hot: a Praça da Alegria está de parabéns

Hoje, o Hot faz 60 anos. Luis Villas-Boas está a sorrir ali ao canto, bonacheirão e venenoso. Então: Hot Clube de Portugal recebe Medalha de Honra de Lisboa O Hot Clube foi distinguido com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa por ser «o mais famoso e prestigiado clube de jazz português», com relevante actividade «na divulgação, defesa, difusão» deste género musical, ...Diário Digital - Cultura (18/03/2008)

O PCP e a Baixa-Chiado

São muito profundas as questões que o PCP levanta acerca da proposta de gestão que a CML hoje discute para a Baixa-Chiado. Tudo será exposto na sessão. Mas uma síntese dessas conclusões já pode ser lida aqui.

terça-feira, março 18, 2008

Bem prega frei Sócrates...


As pessoas na rua não acreditam em vacas gordas. Sentem o bolso. A propaganda oficial não basta para lavar o cérebro ao pessoal.
Ainda não é suficiente? Acelerem mais um pouco, pf, caros criativos da Rua da Imprensa a São Bento.

Os direitos e o Estado que os devia proteger e respeitar - mas é tudo ao contrário...

Esta coisa de o ruído provocado por vias rápidas urbanas ou que passem muito perto de habitações devia ter lei especial e ser mais estudado. Lembram-se da CREL? Tiveram que ladeá-la daqueles painéis horrorosos. Agora é a população da zona de Alfornelos, Damaia, Bairro de Santa Cruz que anda numa roda viva para impedir o atropelo ao seu descanso. (Para mim, que durmo leve, era psiquiatria certa - e tribunal, antes disso, garanto). Um dia destes, fui chamado à atenção pelo 'Carmo e a Trindade': a AR de Telheiras queixa-se exactamente do mesmo relativamente ao Eixo N-S. Pode ler aqui.

Isto é uma grande falta de respeito pelos direitos das pessoas. São tiques que este nosso Estado começou a ganhar em 1926 e ainda não parou. Bolas!!!

Então... nem pensem no assunto!

Ponte Beato-Montijo implicaria perda de fundos comunitários - Fonte: Jornal de Negócios Publicado há 5 horas: «A abertura da ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid, prevista para 2013, ficar:á definitivamente comprometida...Montijo. A abertura da ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid, prevista para 2013, ficará definitivamente comprometida...»

segunda-feira, março 17, 2008

Municipais francesas - 2ª volta


Nas municipais,
a coisa
correu mal
para a UMP.
A direita
francesa
levou p'ra
contar. Leia aqui.
(Fui buscar a capa
ao blog de V. Dias)

Sá Fernandes: sobranceria e desdém, dizemos no Observatório do Parque da Bela Vista.

É mau. E não se precisava nada disto. Leia aqui. Quem viu Sá Fernandes antes de há sete meses e quem o vê... É chato. Uma marca que já fica.

Marketing eleitoral

Esmolas grandes e pobres desconfiados - fugas para a a frente, é o que é... em Lisboa e no... All...garve.
É que o pessoal pergunta sempre: e os carcanhóis?
Na minha terra, onde o pessoal costuma comentar «Cantas bem, mas não me enganas», também havia um pedinte que, quando tinha fome e ninguém lhe dava comida, cantava os dias em que comia que nem um lorde.
E acabavam por lhe encher a barriga.
É que ele merecia.
O marketing tem destas coisas.
Será que em Lisboa e lá em baixo também resulta?

Cadê os outros?

É fácil, é barato e dá milhões.

Cai quem?

«A cair um, caem os dois» - escreve João Garcia no site do 'Expresso'.

Baixa

Depois de amanhã, é discutida na sessão da CML a prorposta da Baixa, a célebre. Nela se prevê a suspensão dos artºs 39º e 40º do PDM - para que se possa actuar em relação a quatro casos célebres: transformar em parque do Banco de Portugal a antiga igreja de São Julião (deixou se o ser em 1934); instalar o Museu do Design-MUDA na antiga sede do BNU; demolir os anexos degradados do Convento do Carmo; criar acesso mecânico da Baixa ao Castelo. Ler mais aqui.

Abandalhados!

Como diria o outro: não fui eu que disse: «... em que estado é que estão os jardins (abertos) de Lisboa hoje? Abandalhados, vandalizados e, com graves problemas de segurança.» Li aqui.

domingo, março 16, 2008

Abril a 4 no Coliseu


“Vozes de Abril” no Coliseu de Lisboa Associação 25 de Abril homenageia artistas que contribuíram para a conquista da liberdade José Mário Branco, Luís Cília, Vitorino, Waldemar Bastos e dezenas de outros músicos vão encontrar-se no Coliseu de Lisboa, no próximo dia 04, numa gala de "Homenagem às Vozes de Abril", organizada pela Associação 25 de Abril (A25A).
SIC

Alcântara

Lisboa/Alcântara: Projecto `Alcântara XXI` previa investimento de 600 milhões... Elaborado pelos arquitectos Aires Mateus e Frederico Valsassina, o estudo `Alcântara XXI`, apresentado em 2004, pretendia compatibilizar os diversos projectos de urbanização pensados para Alcântara e ......RTP - Nacional (16/03/2008)
Lisboa/Alcântara: Câmara quer novo Plano de Urbanização feito pela Refer, C...
Lisboa/Alcântara: Projecto 'Alcântara XXI' previa investimento de 600 milhõ...
Lisboa/Alcântara: Câmara quer novo Plano de Urbanização feito pela Refer, C...

O senhor que se segue

Aguiar Branco? Rui Rio? Pedro Passos Coelho? Seja quem for, será uma dor de cabeça para Sócrates. O seguro de maioria («absoluta nunca mais», como dizia um daqueles cartazes de um professor) é Menezes.
O senhor que se segue vai seguir-se dentro de meses - mesmo que isso agora pareça impossível...
E, perante estes números, qualquer deles será logo uma chatice para Sócrates, repito.

sábado, março 15, 2008

Zona ribeirinha, não


O PR devolveu ao Governo o Decreto-Lei. Ler aqui. «Isso é normal», diz o Governo.

Mais: Ruben de Carvalho garante que o acordo é «satisfatório e correcto» Fonte: TSF Online
Publicado há 4 horas - O vereador comunista na autarquia de Lisboa disse, este sábado, que o acordo para...gestão da zona ribeirinha do Porto de Lisboa para a câmara lisboeta é «correcto...ribeirinha da administração do Porto de Lisboa para a câmara da capital é «satisfatório...

sexta-feira, março 14, 2008

Vitimização

Meus amigos de todos os quadrantes, vejam bem isto: PCP demarca-se de manifestação contra PS e diz que operação visa alimentar vitimização dos socialistas Fonte: RTP Publicado há 29 minutos: ...considerando que tem o objectivo de "condicionar os socialistas" e é "mais uma demonstração de práticas anti-democráticas". Lisboa, 14 Mar (Lusa) - O PCP condenou hoje a manifestação que o PS/Porto disse estar a ser convocada de forma anónima para sábado...

Nunca percebi. Mas só hoje é que pergunto..

Não percebi nunca. E tenho há dois meses muita vontade de perguntar: por que será que este blog prometeu voltar e não voltou.

quinta-feira, março 13, 2008

Sessão da CML ontem

Gebalis
PJ está há um mês a investigar Gebalis - ...um mês a investigar a Gebalis, a empresa municipal que gere os 67 bairros sociais de Lisboa. A informação foi ontem confirmada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Marcos Perestrello, e pela vereadora da...
há 14 horas Lisboa: PJ investiga Gebalis há um mês - Sol
há 14 horas Lisboa: PJ investiga Gebalis há um mês - Vereadora Habitação - Agência LUSA
há 16 horas Câmara Municipal de Lisboa: Nova investigação na Gebalis - Correio da Manhã

Delegação
Lisboa: Câmara aprova delegação de competências, espaços verdes ficam de fora (ACTUALIZADA)
Lisboa, 12 Mar (Lusa) - A Câmara de Lisboa aprovou hoje em reunião do executivo municipal o protocolo de delegação de competências...conhecido terça-feira à tarde". A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou em Janeiro uma recomendação exigindo...
há 10 horas Câmara de Lisboa delega competências mas espaços verdes ficam de fora - Público
há 11 horas Câmara de Lisboa aprova delegação de competências - TVNET
há 11 horas Lisboa: Câmara aprova delegação de competências, espaços verdes ficam de fora - RTP
2008-03-11 Delegação de competências para freguesias de Lisboa sem acordo nos espaços verdes - Público
2008-03-11 Lisboa: Delegação de competências para freguesias sem acordo nos espaços verdes - RTP
EMEL
PSD trava Marina na EMEL - ...ontem a não recondução de Marina Ferreira, ex-vereadora e miltante do PSD , na presidência da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL). "É deplorável que o PSD tenha utilizado esta votação para uma espécie de 'vendetta' interna...
...Lourenço, que foram aprovados. Fonte do gabinete do presidente da autarquia disse à Lusa que António Costa já falou com Marina Ferreira, pedindo-lhe autorização para voltar a apresentar o seu nome na próxima reunião do executivo municipal.
há 15 horas Lisboa: Costa lamenta "guerra interna" do PSD que levou a chumbo de Marina Ferreira - Agência LUSA
há 16 horas Marina Ferreira chumbada para presidência da EMEL - Público
há 17 horas Marina Ferreira chumbada para presidência da EMEL - Diário Digital
Manif
Educação: António Costa (PS) recusa comentar participação da sua mulher na manifestação dos professores - ...manifestação de professores contra o Governo, no sábado, em Lisboa, alegando tratar-se de um assunto da «vida privada...Era o que faltava!»,declarou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa aos jornalistas, no final da Comissão Política Nacional...

quarta-feira, março 12, 2008

Empresas municipais na sessão da CML

Gebalis investigada pela Polícia Judiciária
A Gebalis, empresa que gere os bairros sociais de Lisboa, estará a ser investigada pela Polícia Judiciária, anunciou a vereadora da Habitação e Acção Social, Ana Sara Brito, na reunião de câmara que está a decorrer.
Marina Ferreira chumbada para presidência da EMEL
A recondução da social-democrata Marina Ferreira na presidência da empresa de estacionamento de Lisboa (EMEL) proposta pelo presidente da Câmara, António Costa (PS), foi hoje chumbada na reunião do executivo municipal. (...) Fonte do gabinete do presidente da autarquia disse à Lusa que António Costa já falou com Marina Ferreira, pedindo-lhe autorização para voltar a apresentar o seu nome na próxima reunião do executivo municipal.

Profs e recuos

«Escolas já não têm de avaliar este ano lectivo - Reunião com sindicato abre inesperado diálogo...», diz o DN. Não foi a ministra que veio a terreiro, claro: foi um secretário de Estado. Tácticas de cácárácá... Noutros órgãos pode ler-se que toda a gente considera isto como o tal (bem-vindo) recuo. Mas o PS vem logo dizer que isso (considerar isto um recuo) é esquizofrenia: ou seja: somos todos esquizofrénicos - os únicos cidadãos portugueses sem essa doença estão no PS. Já é preciso ter lata. Melhor: já é preciso ser doente... O PS nem um recuo positivo aceita.
... Já agora e a propósito da manif de sábado: a primeira dama de Lisboa foi lá, honra lhe seja feita. Mas, claro, António Costa não quis comentar. Fez bem. Mal formado é quem pensava que se a mulher faz uma coisa é porque o marido autoriza (eu sei: era só um pedido de comentário e até meio malandreco. Mas para que não haja confusões, é melhor o silêncio. Acho bem mais adequado).

Aximage

«O PS caiu este mês nas intenções de voto ao passar de 35,8 para 33,8%, também o PSD não coseguiu travar a queda e passou de 30 para 28,4%. As únicas subidas foram as da CDU (9,2%) e do BE (8,5%). O CDS caiu para os 4,5%.»
CM

terça-feira, março 11, 2008

Dizem muita coisa - e o que fazem?

Eu começo: Marcelo disse que o PSD andou para trás anos e anos. Foi na RTP no domingo.
Agora, do tal blog:
O que eles dizem - Alexandre Relvas: "...RETROCESSO...": Correio da Manhã, 11 de Março.
O que eles dizem - António Capucho: ... deixa PSD/Cascais se...: TSF, 10 de Março.
O que eles dizem - Pacheco Pereira: ... alterações «diminuem democracia interna»: TSF, 10/3.
O que eles dizem - Santana Lopes: ... opositores do presidente... estão a «ultrapassar os limites» e a actuar em conluio: TSF, 10 de Março.
O que eles dizem - Rui Rio: «Para quem dela necessitar, o pagamento de quotas em notas e sem controlo centralizado abre uma primeira porta à lavagem de dinheiro ao nível do financiamento partidário»: TSF, 10 de Março de 2008

Eu sempre disse que este tipo é um sabujo e é um lambe-botas de quem o leve a algum poleiro

O tipo está amalucado. Mas quer chegar outra vez a director da RTP, de onde saiu com a choruda indemnização roubada ao Orçamento do Estado que lhe permite ter tempo para estas bacoradas. Vejam o que ele escreveu no dia anterior à manif dos Profs (foi publicado no CM de sábado, o grande dia). Apetece-me escrever: Mas que grande porco - mas por pudor e por dever de pudor, não esceevo: faça de conta que não leu... e eu faço de conta que não escrevi, porque me pedem para ser muito educado. Mas já pensaram o que pensariam os 100 mil se soubessem que este tipo escreveu isto antes - para ver se ainda desmobilizava alguns, a cumprir o seu papel de serviçal? Portanto - digo-lho (não a ele: a si, que com essa besta eu não falaria: já falei que chegasse) agora, depois da manif, pergunte-se: aquelas pessoas que mostraram ser do PS, são soldados do PCP, como diz o idiota????? Que mente mais suja... São estes os inspiradores da atitude suicida das Milus e dos Sócrates deste mundo? Estão felizes com o palhaço...

segunda-feira, março 10, 2008

Adeus

Morreu Rogério Ribeiro. Ficámos mais pobres. Leia alguma informação aqui. É nestas alturas que vemos quanto a esquerda é silenciada e esquecida e anda longe da comunicação social anos e anos a fio. Nem existe, na prática.

O pintor morreu - como cantou o Zeca.
Mas que silêncio e que vazio na comunicação
social do meu País...

Visitei uns quantos sites - ninguém deu conta da morte do pintor (José Afonso: «O pintor morreu» - oiça aqui). Motores de busca à procura de uma foto. Nada. Tive de me virar para a Wikipédia. De resto: «silêncio e tanta gente», como cantava a Maria Guionot. Horrível. É assim há décadas.

Serviço público no LL

Livros à borla
(Agradeço à boa alma que me enviou o que segue).
Ora tome lá 200 livros à borla.
É só abrir aqui e depois basta clicar em qualquer dos títulos ao dispor. E parece que ainda vêm mais... Veja lá como a malta anda boazinha...

Desmotivação em Lisboa

Muita, mas muita gente na CML anda desmotivada. Dizem-mo pessoalmente muitos. A pergunta que segue encontrei-a num blog específico. Insere-se num contexto mas é lixada: «Como encontrar motivação, depois de 6 anos de desgoverno esperançados numa mudança que por razões insondáveis não acontece? Para além da manutenção dos "boys-cps" vindos das hortas partidárias, porque se mantêm também os dirigentes co-responsáveis pela situação actual?»
(Ainda um dia alguém me háde explicar o que é esse «cps» dos boys...)

Pesquisa


Já fez a sua pesquisa no «Avante!» clandestino? Aceda por aqui.

Outro empréstimo para Lisboa

Empréstimo para reabilitação urbana - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 6 horas - Autarquiaquer reabilitar bairros como Alfama e Castelo A Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer contrair um empréstimo para financiar a recuperação urbana do casco velho da cidade, "um buraco" financeiro e social...

O «poder» vai ao «ralenti»na blogosfera

Aqui, o último comentário já é do dia 3. Estamos a 10, meus amigos. Passaram as eleições de que Miguel Coelho foi vencedor folgado (parabéns).
E aqui, ainda pior. Dantes reconhecia por ali um ritmo citadino. Hoje, o ritmo é menos que rural (passem os símbolos, claro). Reparem na sequência quase cabalística: 25, 28, 2, 6 - e mais nada. E já estamos a 10. Se a vida em Lisboa anda a este ritmo, ai, ai... (Desculpa, GAC. Tem mesmo de ser).

PSD um pouco complicado por dentro

Marcelo também acha que houve um retrocesso no PSD.
Para ter mais uma ideia, leia duas ou tês coisas destas:
1. Lavagem de dinheiro no PSD
2. PSD aprova práticas ilegais
3. À bomba
É preciso ter lata.

Coisa perigosa, esta...


Atenção a isto, meus amigos. Isto é que não é propaganda.

E digo que é uma coisa perigosa, não é por ser longe ou perto: é por ser uma zona simbólica...

Isto é que deixa um gajo a pensar.

É que pode não ser para depois de amanhã e ser já para amanhã.

sábado, março 08, 2008

A sinistra




Uma delas cantava: «Está na hora, está na hora de a sinistra ir embora». Foram 100 mil. Veja aqui. Mas ela diz que nem um milímetro vai mudar. Boa.
MD, Sol, também lá foi: eram 100 mil. Veja aqui.

... Santos Silva ensandeceu?: «A liberdade é algo que o País deve a Mário Soares, a Salgado Zenha, a Manuel Alegre... Não deve a Álvaro Cunhal nem a Mário Nogueira». Toda a gente lhe veio dar porrada e com razão.

Fez o servicinho e foi despedido?

Li aqui: «(...) o advogado informou que lhe fora dado por Gabriel Basto, então chefe de gabinete do ministro Vieira da Silva. A juíza mandou extrair certidão para o DIAP de Lisboa averiguar.»

Interior do PSD

O Grupo dos Dez está assanhado. E por isso Ângelo Correia ficou «piurça». Li aqui. Quem são eles? Eis: Amândio de Azevedo, António Capucho, Manuel Dias Loureiro, Falcão e Cunha, Azevedo Soares, Rui Rio, Carlos Horta e Costa, José Luís Arnaut, Miguel Relvas e Miguel Macedo.

Turbinas


Sá Fernandes quis trazer para Lisboa 25 torres destas com altura de 4 andares cada uma. A instalar em meio urbano: uma barulheira dos diabos. Mas a proposta que fez provocou uma avalanche de «negas». Não só do PCP. Também dos CPL, do PSD, de CPL...
«Para os vereadores comunistas, impõe-se um processo de avaliação de impacto ambiental. Como justificação, além do número de turbinas, o PCP salienta o facto de elas se inserirem em "zonas de forte densidade demográfica" e "em paisagens importantes do ponto de vista histórico, cultural, ou arqueológico".»
Paulo Paixão, Expresso
E nenhuma força política da oposição quer viabilizar o crime ambiental. Há quem pense que mudar para lâmpadas de baixo consumo traz mais benefícios...

sexta-feira, março 07, 2008

Helena Lopes da Costa

Sempre dentro das normas. Pois claro. Nos anos loucos de Santana, o que é que não lhes parecia normal?

Que raio. Têm medo de quê?

Até se fizeram normas - mesmo que técncicas - expressamente para os profs. Que raio!

Código da Estrada vai ser revisto a sério

Administração Interna anuncia “revisão profunda” do Código de Estrada - Fonte: Público - Publicado há 11 minutos - ...cumprimento das metas no âmbito do Protocolo de Quioto", salientou. O relatório anual de sinistralidade de 2007, hoje apresentado em Lisboa, revela que os acidentes rodoviários diminuíram um por cento no ano passado face a 2006, apesar de se ter verificado um ligeiro...

Espanha: violência na campanha

Polícia atribui atentado à ETA - Suspensa campanha eleitoral em Espanha após assassinato de ex-vereador socialista - Os partidos políticos espanhóis decidiram suspender a campanha eleitoral, a dois dias das legislativas, na sequência do assassinato, esta manhã, de um ex-vereador socialista do País Basco, acção que a polícia atribuiu à ETA.
PÚH

Guerra total no PSD?

10 Secretários Gerais 10 - Contra a golpada de Luís Filipe Menezes e Ribau Esteves, dez antigos secretários gerais do PSD fazem a seguinte declaração:"O PSD rege-se hoje por um conjunto de regras marcadas pela preocupação de garantir clareza e transparência na sua vida interna. E causa genuína e profunda perplexidade que, nos documentos agora propostos, se possam encontrar soluções que interrompem essa orientação"A carta é assinada por Amândio de Azevedo, António Capucho, Manuel Dias Loureiro, Falcão e Cunha, Rui Rio, Azevedo Soares, Carlos Horta e Costa, José Luis Arnaut, Miguel Relvas e Miguel Macedo. Só Nunes Liberato, que é hoje chefe da Casa Civil do Presidente da República, não assinou o documento. Publicada por Guerra das laranjas em Quinta-feira, Março 06, 2008 3 comentários.
Abaixo assinado contra a golpada - Corre um abaixo assinado pelos conselheiros nacionais do PSD contra as alterações dos regulamentos do PSD feitos à pressão. Publicada por Guerra das laranjas em Quinta-feira, Março 06, 2008 3 comentários
A grande golpada - Era inevitável!Luís Filipe Menezes e Ribau Esteves querem manter o poder no PSD mesmo neste ambiente insustentável e mesmo depois de o PSD não ganhar as eleições em 2009. Farão tudo o que puderem para se manterem à frente. Mesmo tendo que recorrer a golpadas despudoradas como os regulamentos que se preparam para levar ao próximo conselho nacional no Sábado na Maia.
In Guerra das Laranjas

Freguesias CDU de Lisboa queixam-se da CML

CDU contra cortes nas verbas para jardinsOs oito presidentes de juntas de freguesia eleitos pela CDU em Lisboa estão contra os novos critérios definidos pelo gabinete do vereador do BE, José Sá Fernandes, que tutela os Espaços Verdes, para o cálculo da área dos jardins, acusando-o de instituir medidas "subjectivas" que visam "reduzir as verbas a transferir para as juntas". Gina Pereira, JN
Os eleitos pela CDU dizem estar fartos de "financiar a câmara". De acordo com o autarca de Carnide, "a vigência dos protocolos anteriores já acabou e, no entanto, nada foi conversado connosco. Há três meses que estamos a assegurar os serviços às populações (manutenção de calçadas, lavadouros, complemento de apoio à família) sem receber as respectivas verbas". Luisa Botinas, DN
Câmara de Lisboa falha verbas para protocolosDívida a juntas ascende os 2,5 milhões - A Câmara de Lisboa está em falta com as 53 juntas de freguesia da cidade em 2,5 milhões de euros respeitantes aos protocolos de descentralização de competências para o primeiro trimestre de 2008. O valor não tem em conta transferências de anos anteriores, também em atraso. Janete Frazão, CM

Ainda Helena

Lisboa:MP investiga atribuição casas municipais 2004 - SICO Ministério Público está a investigar a atribuição ilegal de casas municipais em 2004, quando Helena Lopes da Costa (PSD) detinha o pelouro da Habitação na autarquia lisboeta, noticiou hoje a SIC....Diário Digital (06/03/2008)

Área Metropolitana

Aprovado o novo regime jurídico das áreas metropolitanas do Porto e LisboaO Governo aprovou ontem duas propostas para a adopção de novos regimes jurídicos nas áreas metropolitanas, tendo como objectivo a criação de uma autoridade efectiva à escala metropolitana, e para o associativismo municip...O Primeiro de Janeiro (07/03/2008)

quinta-feira, março 06, 2008

Números da Marktest


É favor comparar Janeiro (em cima) com Fevereiro (em baixo).

CML - Juntas: há serviços em risco

«Os presidentes de junta comunistas exigiram hoje que a Câmara de Lisboa pague as verbas necessárias para as juntas de freguesia assumirem competências da autarquia, afirmando que há serviços à população que podem estar em risco». Em causa estão os protocolos relativos a equipamentos, actividades e espaços públicos. Ana Clotilde Correia, Lusa / Visão. Leia mais aqui.

O quê? O quê? Como foi que disse?

Isto é possível?
«(...) segundo informação prestada neste Telejornal, cumprindo ordens da Direcção Nacional da PSP, agentes desta polícia teriam visitado escolas de Ourém para saber quantos professores viriam à Marcha em Lisboa no próximo sábado». Tempo das Cerejas
Isto é possível?

Isto está feio, dra. Maria de Lourdes... A coisa está preta, cara socióloga...

Ena, tantos! Veja aqui. Haverá ponto de recuo? Haverá porto de abrigo que não seja o regaço da firmeza-quase-teimosia de Sócrates? Duvido muito... Mas vocês é que sabem...

Prevenção de cheias em Lisboa

«(...) O plano propõe também a construção de quatro grandes reservatórios "para atenuação dos caudais máximos", construção ou reconstrução de colectores com falta de capacidade de escoamento, aumento da capacidade elevatória da zona ribeirinha, entre outras medidas.Na bacia de Alcântara é proposta a construção de um reservatório na zona de Benfica - Campolide, e de um outro no ramal das Avenidas Novas. Nesta zona é também apontada a construção de quatro comportas, junto ao centro comercial Fonte Nova, junto ao largo General Sousa Brandão, junto à rua Inácio de Sousa e em São Domingos de Benfica.A construção de reservatórios no Intendente, no Vale de Chelas e na zona da Avenida de Berlim e Infante D. Henrique, são outras intervenções propostas.» Lusa/Público

quarta-feira, março 05, 2008

Alô, alô. É da Assembleia Municipal? Olhe, queria inscrever-me...

Deve ser um lapso. Vai haver o tal comício dos 7 mil no Porto. O site do PS / Lisboa - e muito bem -, apela à participação. Fui ver. Li isto: «Temos de estar presentes no Comício que realizaremos nesse dia no Porto, às 15.30 h. Para que os militantes do concelho de Lisboa possam comparecer em grande número, informa-se que estão (emendei o erro que lá está ou estava a esta hora!) à nossa disposição vários meios de transporte, com hipótese...» etc e tal. Até aqui, tudo normal. Mas depois lá vem a bronca de quem nem pensa. Estar no poder exige muito cuidado: e muito pudor. É que às tantas lê-se assim: «As inscrições podem ser efectuadas para: (...) seguem 4 ou 5 nomes e números de telefones e inclui isto entre os números e locais para onde podem ser feitas as inscrições para o comício de apoiio ao Governo: «- PS/ Assembleia Municipal 217 ... 428» (por pudor, não insiro os outros 3 dígitos, evidentemente. Mas lá que isto é muito mau, é. Mesmo muito mau. Até acho que esse número devia ser de imediato retirado do site do PS, em nome da dignidade das instituições. Acho eu, sei lá). Acho isto completamente deslocado. Deve ter sido por engano.

ASAE e produtos tradicionais

Produtos tradicionais escapam à ASAE? A proposta está em cima da mesa. Com pés para andar, parece. Aqui.

AML (também) contra lei eleitoral PS-PSD para as autarquias

Deputados municipais de Lisboa condenam alterações à lei eleitoral - Deputados municipais de Lisboa manifestaram-se hoje contra as alterações à lei eleitoral autárquica, que estão a ser discutidas na especialidade na Assembleia da República, sobretudo o retirar aos presidentes de junta o ...Sol - Política (04/03/2008)

Reabilitar Marvila?

Câmara de Lisboa e IHRU assinam protocolo para reabilitar Marvila - A Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana assinam esta quarta-feira um protocolo com vista dinamização de uma parceria para a reabilitação de quatro dos bairros da freguesia de Marvil...Construir (05/03/2008)

Saudades de Galopim de Carvalho

Museu de História Natural em festa - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 6 horas
O Museu Nacional de História Natural (MNHN), em Lisboa, assinala este mês os seus 150 anos de existência na Politécnica. "Vamos comemorar tendo como principal preocupação um enfoque...

terça-feira, março 04, 2008

Sócrates na Marktest

Imagem de Sócrates mais alta ou mais baixa? Veja aqui.

Eleições nos EUA

Pode seguir os resultados e comentários minuto a minuto aqui. Quem só abrir de manhã, penso que já terá tudo mais claro... Já de manhã: Clinton mantém a corrida.

«O meu é maior que o teu»??

O PS marcou para dia 15 um comício «nacional». No Porto. Leia aqui.

Parque Mayer / Jardim Botânico

O projecto seleccionado para o Parque Mayer, «alarga a actual zona verde do Jardim Botânico, prolongando-a sobre parte das novas construções a erguer na zona onde em tempos se celebrava a Revista à Portuguesa». Público

Vaga de crimes nos aredores de Lisboa

Não é crime organizado, diz Pinto Monteiro.

Amércia Latina a ferro e quase a fogo

A coisa está a complicar-se: a Colômbia no meio do seu próprio fogo... A OEA reúne hoje. Li aqui.

De cavalo para burro

Não ouvi o Prof. Mas li aqui.

Eleições nos Estados Unidos

Hoje é a marca definitiva para Clinton e Obama: Texas e Ohio vão decidir quem é o candidato democrata.

Eleições na Espanha

"O senhor está brilhante" - soltou Rajoy no debate de ontem. Venceu Zapatero. Ler aqui.

segunda-feira, março 03, 2008

Notícias mais importantes do dia

Por absoluta falta de tempo para pormenores, deixo-lhe aqui um resumo com as notícias mais importantes do dia:
Crime: reunião conjunta. Li no CM / papel que a PJ + o MP + a PSP vão reunir-se 5ª-f na Academia Militar. Tema: o crime na Grande Lisboa. Ainda bem. Parece que me leram aqui (leia a segunda parte do artigo).
Urbanismo: nova lei. Entrou hoje em vigor. Já há muitas reacções. Leia aqui.
Arguida? Nogueira Pinto. Vem no 24 horas (li no jornal e no Expresso). Ela nega. Gestão da Misericórdia nos dias anos em que lá esteve. Leia aqui.
Bloco. Mais uma nota. Acordo com o PS em causa. Leia aqui.
Parque Mayer. Já há vencedor das «ideias» (aqui). Plano de pormenor em Agosto (aqui). Artigo 40º. Lei das Finanças Locais. Nem quem o fez o entende? Oh, diabo! Leia aqui.
TTT. Beato-Montijo sem financiador mas Viegas acha que o Estado paga. Aqui.

Petição: Renovar a Mouraria. Já assinou?


«O nome Mouraria remonta a 1170, época de D. Afonso Henriques, quando o monarca deu foral aos mouros de Lisboa e concedeu esta zona aos mouros vencidos. Pela encosta estende-se um emaranhado de ruas, ruelas, travessas, becos e largos com uma beleza única, um valor histórico e uma diversidade cultural inigualável. Porém, e por incrível que pareça, esta pérola no centro de Lisboa está abandonada, suja, degradada, moralmente abatida, em nada contribuindo para a fotografia do turista que passa… (...) A Mouraria continua na mesma: sem rei nem roque! (...) os signatários esperam de vossas excelências a tomada de medidas para a reabilitação e revitalização da Mouraria, com a urgência que a gravidade da situação justifica.»
Esta é a parte essencial da petição que está on line. Pode assinar aqui.

domingo, março 02, 2008

Não é surpresa para mim. Mas não deixa de ser vergonhoso para o País ter uma CS assim. Nem é CS: é cszinha.

A propósito da manif de ontem, tiro o meu chapéu ao Vitor Dias. Isto é de facto vergonhoso. Ainda hoje ao jantar com a família me saiu este desabafo:«Fosse o CDS capaz de juntar em Lisboa 3 ou 4 mil pessoas... e haviam de ver os telejornais e os jornais durante uma semana!...»

O era-não-era de Lisboa

Quando eu era pequeno, contavam-nos assim uma coisa: «O era não era andava na serra / Ouviu dizer que o seu filho branco / Estava para nascer / Alçou a perna, deitou a correr / Inda chegou a tempo de o ver nascer». Era uma lenga-lenga que nos deliciava.
Esta coisa do «era não era» veio-me agora à memória quando li isto aqui, retirado pela Lusa da entrevista que o 'DN' de hoje publicou: «Francisco Louçã disse (... que o) Bloco de Esquerda está indisponível para repetir a coligação com os socialistas nas autárquicas em Lisboa, disse o líder do partido, Francisco Louçã. "A pergunta é concreta e a resposta é concreta: não! Não será. Nós não faremos coligação com o PS nas autárquicas em 2009". (...). "Por uma razão muito evidente, é porque os nossos projectos políticos, nas legislativas, nas autárquicas e, enfim, na condução da política do país, estão em confronto" (...). (...) explicou que em 2007 o vereador do BE em Lisboa, Ricardo (José, evidentemente) Sá Fernandes, fez um acordo com os socialistas sobre seis pontos concretos, incluindo sobre o já aprovado Plano Verde, porque houve "uma condição única e irrepetível, que era a da desagregação da política da câmara, em que era preciso salvar a câmara municipal com medidas de emergência imediatas"».
.
Actualização
Poucas horas depois, li isto, aqui: «Em relação às autárquicas não há coligações com ninguém, mas eu julgo que Lisboa, como já foi um caso excepcional, está em aberto”, sustentou o vereador à RTPN.»

As claques e a segurança e tranquilidade da Cidade

Chamei hoje a atenção para o medo das claques do Sporting e do Benfica por causa do derby desta noite. E as do Porto, pelos vistos, não dão mais tranquilidade. Por que será que não se encontra um raio de uma solução para isto que já chateia toda a gente? Leia aqui.

Mais de 50 mil


Ilda Figueiredo ao 'Primeiro de Janeiro': "“Não é alternativa nenhuma ao PS nem a José Sócrates. Basta ver o que se está a passar na Câmara Municipal de Gaia para constatarmos que Luís Filipe Menezes segue um rumo idêntico à política do Governo”. “PS e PSD não são alternativas, são alternâncias”, declarou, acrescentando que “o PCP está a lutar com os trabalhadores e com a população na luta pelos seus direitos”. “É justo contarem com o crescimento do Partido Comunista nas eleições”, concluiu".

Isto a propósito da "«Marcha Liberdade e Democracia», promovida pelo PCP," que " levou ontem mais de 50 mil pessoas às ruas de Lisboa. Uma manifestação nacional contra as políticas do Governo, «chumbado» a todos os níveis como garantiu Ilda Figueiredo em declarações a O PRIMEIRO DE JANEIRO... "


Mais referências:
Milhares nas ruas de Lisboa - Cerca de 50 mil pessoas participaram na Marcha pela Liberdade e Democracia em Lisboa....Rádio Renascença (01/03/2008)
Violência na zona de Lisboa: onde param as armas? - Governo diz estar atento. Esta madrugada, mais uma pessoa foi baleada...Portugal Diário (01/03/2008)
Violência na zona de Lisboa: onde param as armas - Governo diz estar atento. Esta madrugada, mais uma pessoa foi baleada...Portugal Diário (01/03/2008)
Lisboa: 50 mil pessoas na manifestação de protesto contra o governo - PCP manifestação foi encabeçada pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, começou junto ao Jardim do Príncipe Real e terminou no Rossio.Entre o Príncipe Real e o Rossio, os manifestantes comunist......RTP - Nacional (01/03/2008)
Lisboa: 50 mil pessoas na manifestação de protesto contra o governo - PCP - A organização do PCP da "Marcha Liberdade e Democracia" contra a política do governo reivindicou hoje ter juntado em Lisboa cerca de 50 mil pessoas na sua manifestação nacional....Visão (01/03/2008)

sábado, março 01, 2008

A lista de Coelho

Dê uma olhadela pela lista de Miguel Coelho à Concelhia do PS / Lisboa. Está aqui.

Igreja de São Julião

Em 1934, a Igreja vendeu o imóvel ao Estado...
Ainda é apenas um parque de estacionamento do Banco de Portugal. Mas vêm aí tempos novos. Há um projecto cultural para o local. Leia aqui.