sexta-feira, junho 19, 2009

Eis então o tal homem novo: fiz tudo bem, os eleitores é que são burros

.
José Sócrates: «Estou muito satisfeito comigo»Entrevista à SIC
José Sócrates: «Estou muito satisfeito comigo»
O primeiro-ministro assumiu que os resultados das europeias«revelam um desgaste político» que atribui à crise financeira e às «tensões e conflitos» gerados com «muitas reformas em pouco tempo» (COM VÍDEO)Ler Mais
.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por vezes fico chocado com esta maneira miserável de fazer politica, com este abuso de linguagem, tão próprio de quem não tem um pingo de cultura democrática.

José Socrates disse que os eleitores eram burros?

José Carlos Mendes disse...

Falta de cultura democrática não terei. Suponho que não me conhece. Ou então é mesmo de discernimento difícil (eufemismo, claro).

Frontalidade, sim.
Dureza para chocar e ver se me ouvem porque acho que tenho razão, sim (leia já a penúltima frase e veja se o PS ainda vai a tempo).

Quanto a Sócrates: digo e repito o que já escrevi há uns dias: esta fase de pintura («agora vou ser modesto») não cola.

O verdadeiro Sócrates (o político, não o homem, que não conheço) não é o que diz que se lhe parte o coração com isto e mais aquilo. Não é o que assoma a auto-crítica («cometemos erros»). É antes aquele que vem ao de cima mesmo por debaixo da pintura: «Estou satisfeito. Governei bem».

Por detrás desta afirmação só vejo outro raciocínio que não seja o que exprimi em título, de forma necessariamente sintética: «eu sou mesmo bom; os eleitores são umas bestas» (caricaturei, claro. Estou num blog. Não num jornal: permita-se-me a liberdade das expressões...).

Sou sincero: não aprecio este verniz que Sócrates está a usar desde domingo: estala-lhe a cada pé de passada...

E penso que nem os eleitores que (ainda) ficaram no PS o apreciam - estou a ser mauzinho com o «ainda», claro.

Outra coisa é o que desejo - e julgo que estou a ajudar, se me quiserem ouvir: que o PS tenha maioria relativa e que governe com mais abertura e corrija o tiro.

Feliz, agora?

Anónimo disse...

Tem razão. Decididamente os nossos valores ão diferentes. Eu tenho a liberdade de escolher. E de criticar. Eu não invento. O Senhor não tem a liberdade de escolher e isso determina o nosso comportamento.
No PS, e logo que os militantes o entendam, outro se seguirá, num leque de esolhas possíveis. É assim no seu Partido? Claro que não.
mesmo caricaturando, ao senhor que é jornalista, deve ter algum cuidado aom as caricaturas e não ponha na voca dos outros coisas que eles mão disseram.

Foci sensibilizado pela sua resposta. Muito obrigado, mas antes de acabar deixe que lhe diga uma coisa: a democracia não se afirma, pratica-se.