quarta-feira, outubro 07, 2009

A propósito do debate que está a decorrer na RTP 1

.

Está a decorrer o debate na RTP com todos os candidatos à CML. E, tal como suspeitei desde o início, há matérias sobre as quais nem Costa nem Santana querem falar. Nem a RTP de Campos Ferreira.

Começo por uma declaração de interesse: se não vencer a CDU no domingo (repito: se), quero que ganhe António Costa.

Posto isto, eis o que temia: o silêncio sobre grandes responsabilidades que nisto tudo têm PS e PSD.

As questões centrais

de que PS e PSD fogem a sete pés

Costa e Santana são muito diferentes. Mas não em algumas matérias muito importantes de gestão da Cidade. Não se pode dizer que estejam a contribuir para a profundidade das temáticas em debate na campanha e seguramente não neste debate.

Na campanha, os candidatos do PS e do PSD falam de minudências e de forma alegre, mas não falam de questões tão sérias como, por exemplo, as treze seguintes:

- a degradação dos bairros municipais,

- o urbanismo,

- a insegurança,

- o abandono do espaço público,

- a má gestão,

- os crimes cometidos contra a Cidade,

- as ilegalidades, irregularidades e situações anómalas,

- os processos em tribunal,

- os compadrios,

- os atentados contra o património municipal,

- o desleixo e gestão ruinosa das empresas municipais,

- o uso das empresas municipais como instrumentos de manipulação e de compadrio…

- E, mais grave do que tudo, nenhum dos dois candidatos do PS e do PSD fala com seriedade da questão financeira – um dos maiores problemas da Cidade.

Nem Santana nem António Costa querem falar destas questões porque lhes dói, a cada um à sua maneira, a sua própria fragilidade e culpa.

Mas são estas as questões que interessa discutir para que o futuro seja melhor em Lisboa.

Tudo isso tem uma explicação muito simples: é que as posições de um e de outro não são, em muitas matérias importantes, tão divergentes quanto aparentam.

Gestão inábil prolonga-se

por 8 anos de PSD e PS

A verdade é bem dura: é que PSD primeiro e PS agora não mostram capacidade para uma gestão de rigor.

Se não, veja-se:

1.

Se a embrulhada criminosa do Parque Mayer avançou e se consumou, isso deve-se à iniciativa do PSD e à conivência do PS na Câmara e na Assembleia Municipal e do BE e CDS na Assembleia Municipal.

2.

Se a problemática do urbanismo atingiu o grau de irregularidade e ilegalidade que se conhece, isso começou no tempo de Santana com os seus loteamentos aprovados por despacho, mas continuou com Salgado e Costa a suspenderem o PDM a torto e a direito.

3.

Se as finanças municipais atingiram o grau zero da decência, isso deve-se ao criminoso descontrolo de Santana mas não melhorou se não aparentemente com Costa a empurrar a questão para mais adiante, ao negociar a dívida com a banca, afectando os próximos mandatos de forma drástica, já que se vão pagar mais adiante capital e juros a sério…

4.

Se as empresas municipais atingiram o descalabro actual, isso deve-se a Santana e continuou igualzinho com Costa que manteve os gestores nomeados por Santana e deixou prolongar por estes dois anos do seu mandato os mesmíssimos procedimentos esbanjadores e criminosos.

5.

Se o espaço público está degradado, manda a verdade que se diga que Santana começou a desleixar essa área e Costa não teve a coragem de investir a sério no espaço público.

6.

Se o trânsito é tão mau assim – como Costa quis provar com o truque publicitário à Porsche –, até parece que o mesmo Costa não acaba de sair de dois anos de mandato. Até parece que vai entrar agora para os Paços do Concelho pela primeira vez.

7.

Se a insegurança é enorme nos bairros de Lisboa, toda a gente sabe que essa insegurança aumentou com Santana (PSD) na Câmara e Costa (PS) no MAI e nada melhorou com Costa (PS) na Câmara e Rui Pereira (PS) no MAI… Nesta matéria também não há escolha possível.

8.

Se os bairros municipais estão ao abandono, isso começa com Santana. Mas em que é que Costa interrompeu tal ciclo negativo? Em nada.

,

Quer isto dizer que eu ache que os dois candidatos são iguais? Não.

São muito diferentes, pessoal e politicamente.

Repesco aliás, uma afirmação da CDU nesta matéria: a candidatura de Santana Lopes ofende Lisboa: a CDU entende que a candidatura de Santana Lopes é uma afronta do PSD à Cidade e ao Poder Local.

Por isso é que eu acho que quem votar na CDU está a votar contra Santana, objectiva e politicamente.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se não vencer a CDU , realmente deve estar a delirar...

Mas o Ruben de Carvalho tem alguma hipotese de ganhar as eleições em Lisboa, a luta da CDU é para manter os dois vereadores o que já será um bom resultado, tendo em conta os apelos ao voto útil em Antonio Costa, para derrotar o Santana.

Não caia na mesma esparela do Jeronimo de Sousa, que veio pedir mais SEIS DEPUTADOS, e depois foi o que se viu.

Anónimo disse...

Isso é que foi trabalhar!
Não acredito que tenha ouvido.