segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Breves


Israelitas

Agora é oficial: pediram para conversar com os deputados municipais os empresários israelitas interessados no terreno municipal de Entrecampos (onde estava a Feira Popular e que a CML ou parte dela quer entregar parcialmente aos actuais donos da empresa que está a negociar, por troca, o Parque Mayer). Sinal de que o bolo é apetitoso.


Parque Mayer

É de ler o artigo do engº Feliciano David, no «Público» de hoje. Às tantas, diz ele que o preço que a CML vai pagar é muito alto e que já antes Santana Lopes o rejeitara por «excessivo». E diz mais: «o PS (diz) que a CML poupa 5,3 mihões de euros. Será assim? Pergunta-se: se alguém comprar por 100 milhões um imóvel que vale 60 milhões e lhe fizerem um desconto de 10 milhões, fez um bom negócio». É mesmo esta a questão, do lado financeiro do processo. Mas, acrescento eu mais uma vez: e onde estão os instrumentos de planeamento para determinar o valor dos dois terrenos? Os tais que o PS pedia na sua proposta da véspera do dia aziago em que foi atrás da de Carmona Rodrigues – sabe-se lá por quê!


Arrendatários do Parque

Estranhamente, não se tem falado dos arrendatários do Parque Mayer e do que os espera, no meio da embrulhada que por ali vai.


E os trabalhadores da Feira?

Outra coisa que não se percebe é por que razão, no processo do Parque/Entrecampos, ficam sempre esquecidos os trabalhadores da Feira Popular. São praticamente duas centenas. Ficaram sem salários. Eles e as famílias.