domingo, janeiro 31, 2010

Príncipe Real, Santos e que mais?

.
(...) Tal “requalificação” passa pela completa descaracterização de um dos mais emblemáticos jardins românticos de Lisboa, pela destruição indiscriminada de várias dezenas de árvores (das cerca de 60, encontram-se neste momento apenas 13) sob pretextos (designadamente fito-sanitários) que já se vieram a revelar falsos e, sobretudo, pelo ostensivo atropelo da lei. (...)
.
(...) o advogado Tiago Taron, também dos Amigos do Príncipe Real, manifestou grandes desconfianças sobre as questões procedimentais do arranque das obras. "Sabemos que quando a obra começou não havia um único parecer de aprovação da Autoridade Florestal Nacional e do Igespar - foi dito que havia mas foi mentira", acusou. "Se foi usada a mentira no exercício do cargo público eu não vou desistir enquanto não mostrar a evidência que isso aconteceu", rematou.
.

Sem partidos

.
Diz Alegre. Em todos os jornais on line esta noite. Aqui, por exemplo.
.

Passagem superior que não serve para nada e só complica


alvaladesjd.jpg

A CDU das freguesias de Alvalade e S. João de Deus, dando voz às legitimas e antigas reivindicações dos moradores e frequentadores da Rua de Entrecampos, teve a iniciativa de levar a efeito uma recolha de assinaturas entre a população, que recolheu 558 protestos, exigindo que a Câmara proceda, rapidamente, à remoção da escadaria da passagem aérea pedonal sobre a linha de caminho de ferro e à sua substituição por uma rampa suave, semelhante à que há do lado Norte ou outra alternativa a considerar pelos Serviços Técnicos da Câmara.

A CDU já, de há, pelo menos, dois anos, que tem colocado esta questão nas Reuniões Públicas Descentralizadas da Câmara, tendo recebido da vereação anterior a concordância quanto aos graves inconvenientes que tal obstáculo impõe aos transeuntes e o reconhecimento da necessidade da sua superação. CONTUDO, ATÉ AGORA TUDO CONTINUA NA MESMA!!!

Pode ver aqui o comunicado da CDU sobre a matéria.

.

Projecto Autárquico do PCP em Encontro

.

O Secretário-Geral do PCP, no Encontro de Quadros da Organização Regional de Lisboa, afirmou que os grandes interesses têm assegurado o “consenso” dos fieis executores das suas políticas, mostrando que o convite ao diálogo feito pelo PS a todos os partidos era pura encenação.

Leia a intervenção aqui.

.

Quem compra por um euro? - Como Abramovitch comprou o petróleo da Sibéria...

.
Mas que grande programa político. Foge-lhe finalmente a língua para a verdade. Mas apostam que, se a pergunta amanhã for feita na AR ao ministro da tutela, este também negará, como os anteriores?
Foi numa entrevista ao 'DN' de hoje:
.
ENTREVISTA A FERNANDO PINTO

"Quero deixar a presidência com a TAP já privatizada"

.

sábado, janeiro 30, 2010

Ninguém, dr. J. Coelho? Ninguém mesmo? Nem Sócrates? - Que facada nas costas!...

.
A isto é que eu chamo a grande facada. Serviu-se, pirou-se e agora é assim...
.

Eis uma história muito mal contada por todos: mais uma - como tantas no nosso País que hoje mais me parece a Itália

.

Tudo tem uma explicação. Primeiro: o que está em causa: 65,4 milhões voaram em 18 meses do erário da CML para os cofres do Benfica. A Judiciária andou a investigar e levou tudo para tribunal. Carmona sai como arguido. Santana é apenas testemunha. Vamos por partes. O inquérito centrou-se no contrato-programa assinado, em Julho de 2002, pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA. Santana, que disse ao ‘DN’ que não faria declarações por causa do segredo de justiça, declara e muito no seu blog em poucas linhas. E diz que não estava na Câmara e que foi em Dezembro de 2004. Mas afinal... Santana era presidente e Carmona vice-presidente. Os factos passaram-se todos entre Julho de 2002 e Dezembro de 2003. Carmona diz que a culpa é toda de Santana Lopes: «o dossier Benfica era tratado directamente pela Presidência».

Há uma explicação para tamanha desfaçatez? Há. Veja a seguir. Isto tudo foi pois definido logo, depressa, seis meses depois das eleições para a Câmara de Lisboa, em Dezembro de 2001, ganhas pelo PSD / Santana Lopes e Carmona Rodrigues. Isso é uma explicação? Ah! Já me esquecia do grande escândalo da altura que antecedeu isto tudo: apoio do Benfica-instituição, com largas horas na TVI, ao PSD e a Santana na campanha de finais de 2001, culminando com a vitória por escassos votos na Câmara de Lisboa. .

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Plataforma por Monsanto é contra

[A58396.jpg].
Em causa: construção para a Protecção Civil no maciço rochoso de Monsanto.
Li em 'O Carmo e a Trindade'. Reproduzi aqui.
.

Surprise!

.
Vá lá... Tem aqui uma surpresa.
.

Demitiu-se. Simplesmente. No 1º mandato de Santana, com Carmona envolvido

.

PJ investiga Câmara de Lisboa por não ter fiscalizado apoios ao Benfica

RSS Feed Jornal de Negócios há 6 horas
A Câmara Municipal de Lisboa não terá fiscalizado o contrato-programa...Comissão de Acompanhamento da autarquia de Lisboa, responsável por controlar o cumprimento...Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), relativos a lucros de edifícios..
.

Frente Comum da Função Pública: Manif nacional a 5 de Fevereiro

.

O congelamento dos salários, suplementos e subsídios, de que resulta a diminuição dos salários reais, quando a dinamização do mercado interno é fundamental para o desenvolvimento da economia nacional e quando, desde 2000, os trabalhadores da Administração Pública perderam, em média, 6% das suas remunerações é, só por si, uma provocação aos trabalhadores e uma obediência sem vergonha às ordens do capital e do grande patronato português.Mas o governo do PS – agora em minoria na Assembleia da República, mas com o apoio da restante direita parlamentar (PSD e CDS/PP), que já não pode fingir que está contra aquilo que deseja – não se fica por aqui…
Rasgando o compromisso assumido em matéria de aposentação – transição até 2015, na convergência com o regime geral (no retrocesso, portanto) – o governo PS quer aplicar já:
O agravamento da penalização anual da antecipação da aposentação de 4,5% para 6% (0,5% ao mês);
Retirada da possibilidade de reduzir a penalização de um ano por cada período de três, ou, de seis meses por cada ano que o tempo de serviço exceda a carreira completa em vigor no momento da aposentação.
...
Comunicado. Leia mais aqui.
.

Nem reuniu! É preciso lata...

.

Comissão criada pela Câmara de Lisboa nunca fiscalizou contrato com o Benfica

28.01.2010 22:35 Mariana Oliveira

Clube recebeu 65,4 milhões de euros em apoios através da EPUL. Comissão de Acompanhamento foi nomeada quatro anos após a assinatura do acordo e não chegou a reunir. EPUL adiantou quase 10 milhões por ...

.

Trombone

.
Dinheirama e muito olhar de cima... Leia aqui. Lembram-se do «show» de Tróia? Estava-se em 2005. Depois zangam-se as comadres, sabem-se (algum)as verdades - diz o Povo e tem razão. Vídeo aqui e tudo o mais aqui.
.

quinta-feira, janeiro 28, 2010

AML diz sim à CML sobre terrenos da APL

.

Terrenos da APL passam para o município por 14,5 milhões

A Assembleia Municipal de Lisboa aceitou anteontem a transferência para o domínio público das áreas sem utilização portuária da Frente Ribeirinha que estavam sob tutela da Administração do Porto de Lisboa (APL)...

Lido aqui.

.

A rodos... Miguel Tiago põe o dedo na ferida

.
Ajustes directos nas escolas somam quase 4 mil milhões: «"São milhões e milhões de euros pagos por ajuste directo, sem possibilidade de escrutínio público até à data e cuja justificação aguardamos ainda do governo e da empresa Parque Escolar", afirma o deputado comunista Miguel Tiago, para quem "a urgência da intervenção nas escolas não pode justificar tudo". "Não pode justificar que milhões de euros sejam pagos a gabinetes de projectistas sem a mínima justificação, que milhões sejam pagos a um conjunto reduzido de empresas escolhidas entre as grandes construtoras do país", afirma o deputado do PCP. »
.

Claro!

.

Alfredo Monteiro,Presidente da Câmarado Seixal

Processo contra presidente da Câmara do Seixal arquivado

O núcleo de apoio ao Ministério Público junto do Tribunal de Contas informou esta quarta-feira que





.

Multiplicação dos paezinhos - disse Ruben há uns tempos. E, de facto, cá está...

.
Vá lá que depois de tanta coisa, vai finalmente haver um Plano de Pormenor para a zona do estádio de Alvalade. A propósito: «Sobre o plano de pormenor hoje aprovado, tanto o vereador comunista, Ruben de Carvalho, como o vereador do CDS-PP, António Carlos Monteiro, e a vereadora social-democrata Lívia Tirone criticaram a dispensa de avaliação de impacto ambiental.»
Li aqui.
Houve o milagre do Sporting («só» uns parcos 19 milhões...) e também houve o do Benfica:
Apesar dos 65 milhões que a EPUL foi obrigada a dar ao Benfica no tempo de Santana, vá-se lá saber porquê ele não aparece entre os acusados... No entanto, a IGF não o poupa: «Um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), que suportou o trabalho da PJ, apontou défices de transparência ao contrato-programa, referindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao Benfica "consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais"»
Li aqui.
Além disso, Santana não é poupado por Carmona: «Ouvido como arguido, Carmona Rodrigues (vice-presidente à altura dos factos) remeteu toda a responsabilidade para Santana Lopes, dizendo que "o dossier Benfica era directamente tratado pela Presidência" e que "apenas subscreveu um fax remetido à EPUL na ausência do Presidente e a pedido de um assessor".»
Li aqui.
Eis os títulos principais com link:
.

Artesãos pedem regresso à Baixa

.
Arte na Baixa faz mesmo falta. Resolvam lá isso, pf.
Li aqui o pedido dos artesãos.
.

Lisboa, reunião da CML hoje

.
.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Enjoativo é isto

.
Leia aqui e revolte-se como eu, seja lá a Paula quem for e faça lá o que fizer. Aquela do louvor ronda o enjoativo de repulsa. E mais: foi tudo feitinho ali na mesma horinha no Gabinete do lado e assinado do mesmo lanço de canetinha de Sexa o Sr. PM.
Ora, bolas...
.

CRIL

.

Último troço da CRIL deve abrir até Julho

Por Inês Boaventura

Segundo a Estradas de Portugal há dois processos judiciais pendentes em redor da empreitada, que leva a um desvio por trabalho a mais "inferior a cinco por cento"




.

AR

.
DEBATE
PCP quer apertar o cerco a deputados advogados

PCP quer apertar o cerco a deputados advogados

Comunistas insistem no alargamento dos impedimentos aos parlamentares que pertençam a sociedades de advocacia

.

Nada de ilegal

.
A CML em gestão por duodécimos por mais uns tempos. Como a lei prevê.
Leia aqui.
.

Em Entrecampos

.
Ontem de manhã, o vereador da CDU Ruben Carvalho esteve no local a manifestar solidariedade com os moradores. Na sua óptica, as seis dezenas de degraus tornam "impossível ou então muito complicada" a passagem de várias pessoas. O vereador comunista frisou que no lado sul da ponte existe uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas mas que esta "só funcionou uma vez". E quando foi? "No dia da inauguração", rematou.
Mais aqui.
.

Nem todos - diz o Sindicato da Câmara de Lisboa (STML)

.

A redução do número de beneficiários desta medida levou ao descontentamento do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML). Daí que o dirigente sindical Delfino Serras defenda que "a promessa feita por António Costa [em carta enviada aos trabalhadores] só foi cumprida parcialmente".

Na contabilização do sindicato, "cerca de duas mil pessoas ficaram injustamente fora desta operação", nas quais se incluem "trabalhadores que foram promovidos em 2009 e trabalhadores com processos disciplinares".

Já a CML responde dizendo que "os trabalhadores que foram promovidos em 2009 (com o consequente impulso salarial), não foram abrangidos pela opção gestionária, nem o poderiam ser à luz de qualquer disposição legal."

Li aqui.

.

terça-feira, janeiro 26, 2010

Red red red red Bull

Cá está. Afinal há mesmo novidades fresquinhas... Li aqui.
.

Alertas meus no Twitter esta noite

.
  1. Home

  2. jcarlosmendes
    Santana continua a expor-se protestando contra a exposição... da sua vida privada. No blog pessoal, hoje, li algo aterrador nesta matéria...

  3. jcarlosmendes
    Red red red red red red red red red ... Bull. As asas que fariam voar aqui fazem entrar alguns em voo picado, direitinho ao solo. Cuiiidado!

  4. jcarlosmendes
    Estes tipos do Portugal Diário entopem o Twitter. Cheira a fraude: têm os seus sites e precisam de se auto-promover aqui? Não é exagero?
  5. josé carlos mendesjcarlosmendes
    Por que será que depois do dia 16 de Janeiro a CM Lisboa nunca mais apareceu aqui no Twitter? E sabe qual é o último post? Casamentos gays.
.
.

Roseta incomodada

.
De fora só por um instante: até ser esclarecida a legislação aplicável. Li aqui.
.

Entrecampos

SOBRE A LINHA DO COMBOIO

Moradores de Entrecampos reclamam alteração do acesso pedonal

26 01 2010 15.12H

Os moradores da zona de Entrecampos, em Lisboa, defendem uma alteração ao acesso sul da passagem aérea sobre a linha do comboio, para evitarem o “martírio” de transpor diariamente 60 degraus, e vão apresentar uma petição à Câmara.

Destak/Lusa destak@destak.pt

O vereador da CDU Ruben Carvalho deu hoje voz aos moradores dos bairros de São Francisco, e das freguesias de São João de Deus e de Alvalade, alertando para a necessidade de "substituição dos acessos à passagem pedonal" superior existente na Rua da Entrecampos, sobre a linha de comboio.

Leia mais aqui.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

5 anos depois

.

Fenprof elogiou acordo com Governo

A Federação Nacional dos Professores reafirmou, ontem, a importância do acordo alcançado este mês sobre a carreira docente, numa reunião do Secretariado Nacional que serviu também para preparar novas propostas a entregar ao Ministério da Educação.
.

domingo, janeiro 24, 2010

Rasquismo

.
(...) «É assim que vai Portugal.Com muito poder dado a gente muito rasca. Muito rasca, mesmo.Quando se acabará com isto?» (...)
.
Assim mesmo e muito mais: aqui.
.

Coitadinho do crocodilo...

.

Coelho diz estar farto «de levar pancada»
Hoje O antigo ministro socialista Jorge Coelho, actual CEO da Mota-Engil, nega em entrevista ao SOL qualquer promiscuidade com poder político e fala em trabalho bem feito. A construtora ameaça agora parar o projecto do TGV


.

Red Bull: afinal... a coisa complica-se?

.
Em 22 de Dezembro? Alto aí. Mas em que dia foi assinado o protocolo da Associação de Turismo de Lisboa? Assinaram primeiro e pensaram depois?
Li agora mesmo no 'Público' «on line»:
Agora meteu-se o Governo pelo Red Bull dentro - e também vai estudar. Bolas! Por que é que não estudaram tudo antes?
.

sábado, janeiro 23, 2010

Meu caro Carlos Filipe, jornalista do 'Público'

.
Editorial
Jornalistas hoje: pudor, medo ou vergonha de citar as fontes, sobretudo se forem do PCP?
.
Isto que vou escrever é para o jornalista Carlos Filipe por ter escrito deste modo este artigo. Mas é também para todos os que acham que escrever nos jornais os iliba da responsabilidade de respeitarem a ordem da narrativa e de assim contarem a política como ela é e não distorcendo-a como é hábito e como Carlos Filipe faz ostensivamente na peça referenciada.
Na verdade, embora Carlos Filipe vá de roda e dissimuladamente como faz a minha gata, que dá voltas e voltas lá para longe quando a chamo até que finalmente lá se aproxima... o que acontece neste artigo é quase o mesmo..., na verdade, se não tivesse existido esta iniciativa de Miguel Tiago, deputado do PCP e vereador suplente do PCP e da CDU na CML - se ele não tivesse ido à Escola Gil Vicente e o PCP não tivesse divulgado a situação, Carlos Filipe e o 'Público' nem sabiam onde fica a escola - perdoe-se-me a caricatura.
Ora fez bem o 'Público', como fariam bem outros jornais que reagissem às notícias divulgadas.
Mas o mínimo que se exige é que a notícia comece pelo seu princípio na vida da informação: Carlos Filipe devia ter escrito logo na abertura o que aconteceu: Miguel Tiago visitou, o PCP divulgou, a Escola está neste estado assim-assim, o PCP reclama estas e estas mudanças. Ou seja: contar a coisa como ela aconteceu.
Mas não: Carlos Filipe anda de volta, de volta e depois, por pudor, lá bem escondidinha no meio da peça lá vem uma referenciazita, o mais pequena possível porque não pode deixar de a referir por alibí deontológico, lá vês as habituais duas (duas) linhazitas: «Disse a tutela, no final de Dezembro, questionada pelo grupo parlamentar do PCP para as deficiências encontradas naquelas obras, que "só poderá concluir pela existência de anomalias na construção quando os trabalhos estiverem terminados".»
Como se vê, do PCP nada. Nem do requerimento nem da visita nem das medidas preconizadas. Não: fala-se do PCP mas para citar... a ministra!
Lamentável.
Mas não é só com Carlos Filipe e com o 'Público' que tal acontece.
Antes fosse.
Se um ministro vai a um sítio, eis que lá vai a parafernália toda com directos e mais o raio-que-os-parta.
Se o PCP toma uma iniciativa, os jornalistas, acagaçados, falarão do assunto uns meses depois e com uma sigla no meio de um texto, bem escondida, bem disfarçada, de modo atento e obrigado, como que a pedir desculpa aos poderes político do País e económico lá de 'casa'.
Lamentável.
Ai, jornalismo português, jornalismo português, quem te viu e quem te vê.
Sei de certeza que Piteira Santos, Mário Castrim, Josué da Silva, Orlando Gonçalves e tantos, tantos, lá onde estão, já deram muitas voltas sobre si mesmos...
A mim não se me oferece mais nada: só denunciar aqui, nesta pequena mas livre tribuna.
.
Actualização
Recebi de Clara Viana, 'Público', esta nota que coloco à consideração do leitor:
.
«Olá,
Antes de escrever era bom que confirmasse as coisas que diz. Veja bem que dois meses antes da intervenção do deputado o Público deu uma página inteira ao Gil Vicente por causa das obras e dos estragos destas. Saiu na edição de 18 ou 19 de Setembro. São dois textos, que lhe enviarei amanhã, mas pode também pedi-los à Maria Eugénia.
Quem sabe se não se passou o contrário do que afirma e foram estes que chamaram a atenção do PCP?
Antes disso, em Agosto, o Público já teve duas páginas sobre a Parque Escolar - sobre o tipo de adjudicação e os o desvirtuamento dos edifícios históricos.
Cumprimentos
Clara Viana»
.

Freguesias

.

Congresso Nacional da ANAFRE

RSS Feed Rádio Voz da Planície há 2 horas
Em Lisboa está a decorrer, até amanhã, o XII Congresso da ANAFRE-Associação...Congresso da ANAFRE-Associação Nacional de Freguesias que está a decorrer em Lisboa até amanhã. Nesta reunião magna a discussão gira em torno da exigência...
.

Apelo a reflexão sobre dimensão de freguesias

.

Acto bárbaro, diz Carlos Moura também



Hoje veio no jornal a notícia que todos já há muito tínhamos por certa mas que, seguramente, acreditávamos ainda que pudesse vir a reverter-se.
A Demolição do Cinema Europa, na Freguesia de Santo Condestável, é um dos actos mais bárbaros cometidos contra a cultura, contra o património e contra a própria história e memória paisagística da Cidade e do Bairro de Campo de Ourique em particular.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Estarei a ler bem? Ele, o homem da mala? Um diploma sobre transparência? Será por razões de experiência pessoal?

.

Preto quer TC a fiscalizar deputados

António Preto elaborou, nesse sentido, um documento que apresentou na reunião de ontem do grupo parlamentar, tendo entregue cópia do mesmo ao líder parlamentar, José Pedro Aguiar-Branco.

PORTUGAL 22 de Janeiro de 2010


E quem é afinal este paladino da transparência?

António Preto está acusado de falsificação de documento e fraude fiscal qualificada, em co-autoria, num processo que ficou conhecido como o "caso da mala" e que começará a ser julgado na manhã de 27 de Outubro, nas varas criminais de Lisboa.

PORTUGAL 15 de Outubro de 2009

António Preto arguido por fraude fiscal e Helena Lopes da Costa por abuso de poder

PORTUGAL 4 de Agosto de 2009

27 de Outubro de 2009, 11:44
.