terça-feira, janeiro 24, 2006

Segunda, 23. Planos, planos, planos...

Parque Mayer

O «Expresso» informa, de forma muito séria, que o vereador da Cultura, Amaral Lopes (PSD) e Carmona Rodrigues (presidente da CML, PSD) «chegaram a acordo». Sobre o quê? Sobre uma animação no Parque Mayer. Mais propriamente, «uma série de iniciativas avulsas». Nada de grande monta. Para já só «limpezas, pequenas reparações, obras de pouca monta». Mas o jornal tece loas e já fala mesmo de «o novo Parque Mayer»…É só desleixo ou é mesmo propaganda descarada e sem lei? Só publicidade?Na altura das mortes na 24 de Julho, foi um sururu e um rol de promessas da CML: «Vamos já tomar medidas». Mas não: «Está tudo na mesma», denuncia a ACA-M, Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, conduzida pelo meu amigo Manual João Ramos, sempre muito oportuno.

Rendas

Chamo a sua atenção para mais uma posição firme e correcta da Associação de Inquilinos de Lisboa, em defesa de associados seus. Trata-se dos bairros das Amendoeiras e dos Lóios, em Marvila. Uma fundação fez o incrível: aumentos astronómicos das rendas.AssociaçõesUm abraço à Anabela Mendes, do «Público», pelo belíssimo trabalho de campo em torno do movimento associativo urbano actual em Lisboa. Um caminho que talvez devesse ser mais trilhado nos jornais. Para não afunilarem em cima de dois ou três temas. Obrigado, A..

800%

Adeptos do Sporting já me tinham referenciado esta loucura que leio na Lusa e depois também no «Público» e «DN»: a EPUL, a etérea EPUL (!), criou uma tarifa especial de estacionamento contra os jogos de Alvalade. Esta tarifa, no centro de Telheiras, corresponde a aumentos de 800%, já que é de 4,80 euros / dia, mesmo que se demore só uma hora ou duas. Pagam-se as 8 horas para ver um jogo! A Lusa foi saber junto da DECO, que denuncia a situação e com razão. Boa marca, JH.

Registos

Disquetes – Ricardo Sá Fernandes diz com uma grande lata: «Não dei as disquetes a nenhum jornalista. Não dei as disquetes ao ‘24 horas’». Pois não. Não é parvo. Mas deu-as a quem? E esse, a quem? Etc.. Era só quererem seguir o material.

JML – No processo de eleição da Junta Metropolitana de Lisboa, já basta de paleio. Das verdadeiras razões dos dois adiamentos não se fala. Era mais verdadeiro dizer: «Não se consegue o voto de todos os presidentes do PS. Não se consegue garantir o voto do Isaltino. Ainda estamos a ver o que é que eles querem em troca». Ponto. Isso entendia-se. Agora este pára-arranca…! É uma falsidade que se está a vender à opinião pública. E os jornais compram.

SIC – Está nas ruas da amargura a SIC com as audiências a descerem «assustadoramente» abaixo da linha de água 25% de «share» (sábado passado: 23%). Quem já viu esta estação nos 33-35… E isto já se arrasta. Em fins de Julho, no ‘Jornal de Sintra’, em que à altura era editor, escrevi: «As audiências de televisão em Portugal nos últimos tempos têm beneficiado sobretudo a TVI. Os dois canais abertos da RTP somam 28%, mas a TVI aproxima-se dos 29. A SIC bate sistematicamente nos 26%». Hoje, a TVI vai a caminho dos 33. RTP mais RTP 2 somam 29%. Balsemão anda em polvorosa. Penim vai rolar rapidamente?Militar – E viva a igualdade: o recrutamento militar para a malta de 18 anos só é obrigatório para os rapazes. Para as «cidadãs» de 18 anos, como são chamadas no anúncio do ministério da Defesa, é voluntário. E pode? A igualdade que vem na Constituição é mentira?

Maldade – Maldade, mesmo, é aquela de me mandarem um e-mail a dizer assim: «Ainda bem que o teu amigo Moita Flores anda tão ocupado com o défice na câmara de Santarém. Assim pode ser que melhore a qualidade da ficção na RTP». Não concordo nada. Preferia que MF voltasse à ficção.

Três meses – Noventa dias depois das eleições autárquicas, os partidos já podem receber as subvenções competentes: os resultados definitivos foram agora publicados pela Comissão Nacional de Eleições.

Sesimbra – São tão queridos os meninos do Bloco. Em Sesimbra, concelho que a CDU reconquistou ao PS a 9 de Outubro, o Bloco pediu na assembleia municipal que a câmara lhe fornecesse nada menos do que o seguinte: «o balanço social de 2004, o PA de 2005, o Orçamento de 2005, o Relatório e Contas de 2004, o Quadro de Pessoal, lista actualizada, com nome, função e custo mensal de assessore, avenças e outras prestações de serviços, nomeadamente ‘a recibo verde’, lista do património da câmara, informação actualizada sobre o endividamento municipal a curto, médio e longo prazo e sobre os alugueres de imóveis por parte da CMS, incluindo as respectivas rendas». Vem tudo num comunicado daquela câmara. Dir-se-ia: é interesse do Bloco na vida pública. Mas eu digo: é muita parra e pouca uva, é fogo de barragem para boicotar. Se não, e porque a maioria destas questões dizem respeito ao tempo da governação do PS, por que é que não pediram ao PS em tempo? Qual a razão para estas coisas serem pedidas agora, que a CDU chegou à CMS? Mais: se boa parte das informações pedidas se encontram no arquivo da assembleia, como diz a CMS no mesmo comunicado, então por que é que não vão lá ver? É mesmo só para chatear. Ponto. Olha se em Salvaterra de Magos, única câmara do Bloco, a CDU fizesse o mesmo, com a mesma irresponsabilidade! Só que isso nem é concebível, como toda a gente sabe, a começar pelo BE.

Sem comentários: