terça-feira, novembro 27, 2007

Ruben de Carvalho e o IPO em Marvila / Bela Vista

A propósito da transferência do IPO para a Bela Vista: «Em declarações à Lusa, Ruben de Carvalho aplaudiu a manutenção da unidade de saúde em Lisboa, mas sublinhou que "continua a não ser inteiramente clara a indispensabilidade" de o IPO sair da sua actual localização, junto à Praça de Espanha (Palhavã).
"Ainda não foi dito nem pelo ministro da Saúde nem pelo presidente da Câmara de Lisboa de forma absolutamente categórica porque é que não é possível a reconstrução do IPO na Palhavã, uma localização particularmente favorável em termos de acessibilidades", sustentou o vereador comunista.
Os eleitos pela CDU na Câmara de Lisboa questionam ainda os contornos do acordo entre a autarquia lisboeta e o Governo, do qual afirmam "discordar absolutamente".
"A Câmara de Lisboa dá ao ministério um terreno de 12,5 hectares sem qualquer encargo", afirmou Ruben de Carvalho, que salienta ainda que a área em Marvila é "quase o dobro" do terreno da Palhavã, com cerca de sete hectares, enquanto a zona das actuais instalações continuará a pertencer ao Estado.
Para o PCP, a melhor solução para um acordo passaria por uma permuta.
"Se o Estado não paga o terreno em Marvila, seria expectável uma permuta, que permitisse à Câmara ficar proprietária do terreno na Palhavã", referiu.
O futuro do espaço actualmente ocupado pelo IPO é também motivo de preocupação da CDU lisboeta, que acredita que o Estado "presumivelmente tentará fazer uma operação imobiliária" naquele local.
Qualquer que seja o futuro dos dois terrenos, alerta o comunista, o Plano Director Municipal terá de ser alterado, já que actualmente as zonas estão classificadas "para fins diversos dos que presumivelmente irão ter".
Ruben de Carvalho lamentou ainda que o presidente da Câmara de Lisboa tenha anunciado a decisão na Assembleia Municipal antes de ter dado conhecimento aos vereadores.
"Mas pelo menos não foi nos jornais", ironizou.»

Sem comentários: