segunda-feira, outubro 06, 2008

Ah, se cá estivesse o Mário Castrim...!

Repararam como eu naquele momento significativo na RTP 1 em que um convidado presta homenagem a José Relvas por ter proclamado a República e se faz na sala um silêncio como se ele estivesse a falar de algum funeral? Mas a coisa teve outro requinte. Mais ou menos assim:
- Então teve medo por ser o primeiro a atravessar a Ponte em 1966?
- Antes de mais, quero dizer que estou muito triste porque o Sporting perdeu...
Enorme sururu na sala, palmas, assobios.
- Depois quero dizer que faz hoje anos que José Relvas, que era da minha terra, de Alpiarça, proclamou a República.
Silêncio de morte na sala.
A mim, isto dá-me uma tristeza dos diabos (não tenho mesmo emenda) e diz-me duas coisas: que as pessoas que estão nestes programas contratadas não estão livres nem à vontade; e que a produção, sempre tão pródiga em pedir palmas, talvez porque isto foge ao habiyual ou porque são brasileiros e estas coisas da nossa implantação da República não lhes dizem nada... moita carrasco.
Fica aí a nota, já que agora já não vou ler um protesto seguramente bem mais violento amanhã à tarde no 'Diário de Lisboa', assinado pelo Mário Castrim.

Sem comentários: