segunda-feira, junho 01, 2009

Advogados oficiosos: já que se fala do assunto...

.
1
Acesso do Direito: Advogados accionam Estado por falta de pagamento das defesas oficiosasLisboa, 31 Mai (Lusa) - A Ordem dos Advogados (OA) divulgou hoje que vai mover uma acção contra o Estado para exigir o pagamento de todas as quantias devidas aos advog...
Expresso 31, Mai 2009 - 21:09
2
Acho bem que o Estado pague e Alberto Costa / Sócrates deviam ter vergonha. Anoto aqui que, ao que me dizem, foram advogados destes, em início de carreira ou com a vida muito difícil, que elegeram Marinho Pinto.
Então faço daqui um apelo: que estes «oficiosos» tenham brio e não sejam baldas nem xenófobos. Um caso conheço eu - mas a fama vai nesse sentido - em que o «oficioso» (no caso uma) nem sequer falou com a «ré», acusada de ter conduzido uma motoreta («ciclomotor») sem documento ou licença.
Assim, a coisa não vai lá. Com uma advogada daquelas, a pessoa nem precisava de ser acusada: bastava-lhe ir a tribunal e ouvir a sentença condenatória. Uma vergonha. Mais e mais sério: quando me dirigi a ela por telefone para que apresentasse pelo menos um pedido ao Tribunal para pagamento em prestações ou por tabalho comunitário, confessou-me que não percebia nada do que a pessoa dizia.
Palmas. Marinho Pinto pode também fazer pedagogia da «sua» gente neste aspecto: os cidadãos que precisam têm alguma culpa de que Sócrates não pague aos advogados oficiosos?
.

Sem comentários: