segunda-feira, julho 03, 2006

Lisboa: rendas, Governo, Nog Pinto, novo Jornal d' África, PDMs

Rendas de casa
Já deu para perceber que a regulamentação da nova lei do arrendamento urbano só entra em vigor no fim do prazo legal para promulgação pelo PR.

Governo
Jerónimo de Sousa, que está em cima no barómetro da popularidade, diz as coisas preto no branco: o que quer é nova política, não novo governo...

Maria José Nogueira Pinto
Aquela história da xenofobia, mesmo que só formal, está a dar-lhe cabo do hallo de estado de graça. Uma espécie de gato escondido com o rabo de fora. Não há blog, jornal ou revista que não a venha comparar esta semana ao Ruas de Viseu («Corram-nos à pedrada» - aos fiscais do Ministério do Ambiente), ao Menezes de Gaia («querem massa? Não critiquem» - aos jornais locais) ou ao Rio («quem quer massa, que não chateie» - às associações e colectividades).
Mas ninguém fez chinfrim por causa do Alberto João...

Jornal d' África
Parabéns ao Emídio Fernando (TSF). Longa vida ao novo órgão, o «Jornal d' África», que ele dirige. Vou colaborar - já lho disse e ele agradeceu - mas é meu prazer e meu dever... Logo lho explico. Faz-me saudades que não tenha tido continuidade o projecto «África Informação», cuja redacção chefiei, apoiado pelo então ministro dos estrangeiros, Jaime Gama, mas que morreu na praia. Infelizmente. Bem-vindo, então, o JA e o Emídio.

Planos directores
Aquela ideia do governo de simplificar e quase eliminar os planos directores municipais, sabem o que vai dar? Uma grande bandalheira. Há mesmo quem preveja que vai ser o fim do planeamento. Isto, num país já todo esfrangalhado. Ainda ontem, ao olhar para as construções de Xavier de Lima, de há 30 anos, no Cabo Espichel, deu para comentar: «Olha que hoje há aí sítios onde as agressões à natureza e aos equilíbrios não são muito diferentes...»
Olh' agora, sem planos directores a conter é que vai ser bonito...

Sem comentários: