domingo, junho 15, 2008

BE aproveita para lançar um tal «José Soeiro»... para lançar a confusão

Não pode ser por outra razão se não para lançar a confusão. Há uns dias, aquando daquela charada alegrista-bloquista, o Bloco aproveitou para lançar um nome que «por mero acaso» coincide com o do conhecido deputado por Beja. Só que um é um jovem em ascensão meteórica. O outro foi caldeado na luta. Veja as fotos. Currículo, só conheço um e deixo-lho aí também. Resista à baralhação. A mesquinhez tem destas coisas - esperteza saloia à parte. às vezes, a confusão dá jeito a certas pessoas e organizações. Falta de nível - é o que é.

8 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvida que este mundo está cheio de oportunistas.
Então não é que em Carrega
3230-000 Espinhal- Coimbra - Penela, existe um Senhor que se intitula José Carlos Mendes para que o confundam com o José Carlos Mendes?
Isto porquê? Aproveita-se da notoriedade do verdadeiro José Carlos Mendes para vender mais mosaicos e ladrilhos.

Para mais contactos é ver no Google

Anónimo disse...

zé, perdoa-me, mas creio que estás a ficar um pouco tonto...
sinto tanto que estejas a trabalhar num gabinete de uma força politica que é bem mais séria e responsavel que tu.

Isabel Faria disse...

Oh José Carlos, desculpe lá a franqueza, mas você passou-se!!!

Só três notas para ver se me ajuda a fechar a boca que se teima em manter aberta num esgar de espanto: o José Soeiro já tinha feito o discurso do 25 de Abril, na AR. Foi, pois, lançado (o termo tem piada) antes da charada´(outro ainda mais giro...).

Pelo que sei o José Soeiro chama-se José Soeiro há 23 anos (creio não me enganar), pelo que penso não deve ser católico praticante e deve ser dificil crimar-se...

No Google há uma Isabel Faria, professora universtária de Matemática. Eu quando fiz matémática no 5ºano ( o último que fiz de Matemática), tive 2,3 (em 20!!!!), acha que a sra. é pessoa para reclamar???

Anónimo disse...

desculpem não consigo entender o que significa " o outro foi calado na luta". O que quer dizer isso

José Carlos Mendes disse...

Cara Isabel,
até que enfim que aparece aqui alguém com a ombridade de se identificar. Além disso você merece a minha resposta que segue.

O jovem deputado do BE chama-se José Moura Soeiro. É um nome belíssimo. Por que não usá-lo nas funções de deputado? Foi como tal que esteve no Teatro da Trindade e nos materiais de promoção (designadamente no cartaz e no Apelo? No cartaz aparece apenas como José Soeiro, como sabe; no Apelo aparece «José Soeiro/deputado»).

Em meu entender, mandam as boas regras numa casa de visibilidades como é a AR que, quando um ocupante já usa determinada designação / nome, outros que apareçam usem nome diferente. Os jornalistas, por exemplo, conhecem bem este fenómeno – como saberá.
Acho que «José Soeiro», para a esmagadora maioria dos cidadãos portugueses «literaciados» nestas coisas, não é senão o deputado de há muitos anos do PCP por Beja.
Como sei que quem concebeu e aprovou estes materiais não é parvo nem inexperiente (pelo contrário) permito-me com muitos fundamentos julgar saber que a confusão foi provocada.

Mas nem me fico por aqui. Em muitos outros momentos se referem presenças de militantes do PCP. Para baralhar. Intencionalmente. Se o não fosse do ponto de vista subjectivo, isso significaria um grande desleixo com a propaganda – no que não creio; mas, objectivamente, o papel desempenhado por estes pins foi o de baralhar. E baralhou, ao que parece…

É que isso, o uso e abuso de referências ao PCP, aconteceu repetidamente.

Trago-lhe aqui apenas quatro exemplos (três da Organização da tal «festa» - ainda nem percebi o que é que se pode festejar hoje em Portugal - e um do ‘Expresso que, por arrastamento lá traz a referência ao PCP…). Veja com os seus olhos, por favor:

1
Manuel Alegre no Teatro Trindade
"É tempo de novos caminhos"
“É tempo de novos caminhos,” afirmou Manuel Alegre ontem no Teatro Trindade, perante uma sala cheia, onde se viam personalidades das várias esquerdas, desde fundadores e militantes do PS a bloquistas, renovadores comunistas, independentes e até militantes do PCP. “Esta procura tem de ser feita”, esclareceu , “no diálogo entre os vários sectores da esquerda, custe o que custar, doa a quem doer."
[Com TSF, 04.06.2008] ++

2
O Apelo. Nas assinaturas, se vir, lá vem apenas «José Soeiro / Deputado». Não se diz lá: Deputado do BE. Não: diz-se apenas «Deputado».
Eis um link (para si insuspeito) entre muitos para isto:
http://arrastao.org/esquerda/apelo/

3
O cartaz. Veja-o aqui (sei que nem precisa de abrir o link – mas serve para outros leitores) – repito o link: não vale a pena ir para outro. Ei-lo:
http://arrastao.org/esquerda/apelo/

4
E eis que até o ‘Expresso’ embarcou: «… várias personalidades independentes e da esquerda (do PS ao BE, passando pelo PCP e pela Renovação Comunista)...»

Percebe agora os meus porquês?
Quem lida com a opinião pública a este nível de responsabilidade acho que deve ser muito... rsponsável.

Obrigado pela atenção.

H disse...

Confesso que nunca pensei na teoria da conspiração: mas admito que ou ler que o Deputado Jose Soeiro iria estar na festa de lançamento de MA para a Candidato Presidencial, achei ver o meu conterrâneo nessas andanças!
Embora.. seja apenas um lapso temporal: ainda vão subir os dois deputados josé Soeiro ao mesmo palco e a confusão esbate-se!

Isabel Faria disse...

José Carlos, para mal dos meus pecados nunca consigo (conseguir de ser capaz. mesmo) de assinar um comentário anónimo...

Rapidamente, do acessório ao importante:
Você sabe que os militantes do seu Partido a que os jornalistas se referem são na maioria das notícias (nas que eu vi são-no) identificados.
O José Soeiro sempre se identificou por José Soeiro. Concordo que o Moura é bonito...mas confesso que descohecia o Moura...e estou com ele na MN do Bloco... Assim como não conheço muitos casos de deputados que se identiquem com três nomes...e um pouco para desanuviar, porque sinceramente continuo a pensar que está a partir de um equivoco (já lá chego): para a barra em Matemática do Google não se sentir confundida com quem nem uma equação de 2º grau conseguiu completar...eu tinha que meter o Sousa?

No dia 25 de Abril todos os jornais fizeram alusão ao discurso do José Soeiro (confesse lá que foi um óptimo discurso!!)...nunca vi nenhuma alusão vossa a uma possível confusão de identidades...

E por isso chegamos para mim às três questões essenciais:
1º - Considero que ainda há coisas a festejar. Por isso todos os anos, lá estou eu na Avenida a 25de Abril. Claro que já não há lugar a festa sem luta...mas isso faz parte da nossa géneses (acredito que de ambos): enquanto vivermos numa sociedade injusta e desigual, qualquer festa tem que trazer à mistura a dose qb de luta para a transformar.

2º - Parece-me que está a subestimar o povo português em geral e os militantes do seu partido em particular se partir do princípio que se deixam enganar porque duas pessoas têm o mesmo nome. E essa associação de idéias não é linear: eu, por exemplo se vir José Soeiro penso no "meu" (salvo seja) José Soeiro antes de pensar no "seu" (outra vez salvo seja). Mas dura uns segundos.A associação é desfeita em, digamos assim, tempo útil...afnal, lemos jornais e se formos militantes de um Partido sabemos onde estão os "nosssos" (acordei cheia de pronomes possessivos!!).

3º - Roubo a ideia à/ao H: também eu acho que quando subirem os dois ao mesmo palco, numa luta com festa ou numa festa com luta qualquer, a confusão se desfaz.
Desculpe Zé Carlos, mas é esta a questão essncial.O resto é acessório e desconfianças que não levam a nenhum lado. Nem trazem nada de novo. À festa. Muito menos à luta.

Anónimo disse...

O Zé Carlos Mendes tá lélé da cuca. Desta é que ele vai parar ao Júlio...Será de tanto blogar???