sábado, outubro 04, 2008

De Luanda, com paixão

Um relato apaixonado de Luanda feito por um amigo meu: o ambiente antes das eleições, depois e agora... no rescaldo. Aqui.
.
(Publico isto num dia muito especial: hoje, depois de 34 anos, vou - pela primeira vez, repito, pela primeira vez ao fim de 34 anos! - ao almoço anual da malta do «meu» Batalhão que comigo sofreu a guerra em Cabinda entre 1972 e 1974, depois de seis horríveis meses à espera de avião na Amadora, no RI 1 de má memória. Ainda nunca tive coragem de ir. Vou hoje. É nas Caldas. Estou algo incomodado com esta minha decisão, arrastada por um amigão a quem não podia dizer que não, médico, hoje e há muitos anos um psiquiatra de alto coturno e muito conhecido e que foi meu cúmplice em muitas situações anti-tropa lá, no meio do mato, em Buco Zau / Bata Sano, a 90 km da cidade de Cabinda e a 20 da base do MPLA de Dolisie, no Congo Brazzaville - cujo comandante, hoje general, fui encontrar na Embaixada de Angola em Lisboa há uns tempos. Um dia conto-lhe umas coisas destas «guerras»).

7 comentários:

Anónimo disse...

Vieste e fizeste muito bem,gostei de te ver lá.
Penso que ninguém tem que ficar incomodado com estes encontros, porque eles não são a apologia de uma guerra(injusta)mas sim de uma amizade que só em condições tão adversas é possível,criar, fortalecer e perdurar.Tenho orgulho de pertencer a esta geração, não por ter feito a guerra, mas sim por reconhecer que ela foi injusta, para ambas as partes.
Agora permito-me fazer uma pequenina correcção do texto o Buco Zau fica a 140km de Tchiowa(Cabinda cidade),é que 50km neste caso fazem toda a diferença, ou seja era a distância que nos separava da guerra. Buco Zau zona da convergência do Sangamongo Chimbete e Penecácata,é uma zona mítica para as forças de guerrilha pelas acções desenvolvidas nesta area.

Um abraço 4910

José Carlos Mendes disse...

:)
Claro.
Um gd abraço tb, extensivo aos amigos que estiveram nas Caldas e a outros que desta vez (tb) não foram.
Comove-me sempre este tipo de situações. Foram anos muito intensos, aqueles (1972-1974).

João Silva disse...

Há sempre uma primeira vez, e como lhe apanhaste o gosto, prepara-te que já tens trabalho para o 19º encontro. Cá te espero!

Anónimo disse...

Ola caros camaradas. Fui ao blogue do B.Cac.4910 e na abertura vem uma pequena transcrição e pesquisei e encontrei! Como lá escrevi gostei de rever todo o pessoal e como diz o João Silva vai arregaçando as mangas pois vais ter de dar o litro e mostrar aquilo que ainda vales! É bom o convivio independentemente de se gostar ou não gostar do que passamos, mas "recordar é viver". Um abraço do Curto

José Carlos Mendes disse...

Claro.
Um abraço.
Vocês continuam os mesmos tipos porreiríssimos.
E isso deixa-me sempre comovido.
Potem-se bem.

Uma opinião vossa, já agora: há quem me tenha dito que no mesmo sítio deste ano era bom. Mas pedi ao Correia para encontrar um sítio lá para os lados deles (Estarreja).

O que é que vocês acham?

Anónimo disse...

Olha Mendes, tudo isto referente ao convivio meche imensamente comigo, quer antes, ansiedade de ir rever e abraçar tanta gente que fez e faz parte da minha vidas, pois para mim são como irmãos, quer depois, pois relembrando o convivo, acabo por ir reviver todo o meu passado comum com todos, e acabo por gostar embora, me continue a marcar. Quanto ao local, vou-te dar uma opinião muito pessoal: o local onde se realizou o almoço, é excelente, e acho que embora muitos dos outros tenham sido bons, acho que este ano, foi o mais bem conseguido. As Caldas acho que ficarao mais ou menos a meio do Pais e continuamos a ter camaradas presentes, vindos de Silves e Lagos, Sobral d'Adiça, a sul, até Torre de Moncorvo no topo norte. É evidente que haverá sempre quem va dizer que estou a puxar a brasa para a minha sardinha, mas claro que isso não corresponde á verdade, pois apenas estou a pensar nas distancias a percorrer. È evidente que terá inconvenientes pois é sempre no mesmo local e nao havera diversidade para conhecer outros locais. Enfim, quer tenhas cao, quer não tenhas....Vai pensando como e o que pretendes fazer e depois vamos conversando e trocando mais ideias e opinioes. Um abraço do Curto

José Carlos Mendes disse...

Correcto e afirmativo - como nos ensinavam a dizer no rádio na altura.
Vamos continuar a dialogar.
Essa da variedade também me agrada.

Obrigado pelas opiniões.
Que venham mais.

Um gd abr.