quarta-feira, dezembro 24, 2008

Penamacor, duas horas atrás



Noite de 23 para 24 de Dezembro, às zero horas exactas: deita-se o fogo ao madeiro. Um dia antes dos outros ali à volta: sempre foi assim, ou seja: um truque de marketing de antecipação que já vem de tempos antigos... Um dos maiores madeiros do País (o maior, dizem lá). 15 tractores de raízes enormes de sobreiro. Os Bombeiros sempre a postos: vão regando os telhados ali à volta e arrefecendo as paredes e vão impedindo a chama de chegar demasiado alto. Uma excitação entre os muitos presentes. A organização toca todos os anos à malta da inspecção (dezoito anos feitos). O Rancho de Penamacor vai cantando umas cantigas populares para animar o local. O madeiro vai estar a arder ininterruptamente até ao dia de Reis.
- Então e se se acabar a lenha? - perguntámos.
- Vamos buscar mais - respodeu um dos jovens de mini na mão.
A tradição impõe-se. O madeiro vai animar Penamacor durante mais de 15 dias.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

o giro disto é que o Presidente da Câmara tentou uma vez acabar com esta tradição e ia ficando "lixado", a bem dizer tava a ver que perdia as eleições.

Existe uma tradição no concelho do sabugal, nas aldeias da raia como se chama , a saber foios, forcalhos, aldeia da ponte, legeosa e outras onde uma das tradições de santo antónio é o fogo de artificio o presidente da Câmara uma vez tentou acabar com esta tradição e também se ia lixando, acabou logo a vontade do Presiente

Anónimo disse...

O de Reguengos é maior!!!!
Bom Natal.
Vizinha