terça-feira, fevereiro 09, 2010

Uma fraude que todos conhecem e ninguém pune

Vítimas são adolescentes
Será que isto vai continuar impune????
Nem de propósito: é que hoje é o Dia Europeu da Internet Segura!!!!
Talvez você não saiba, como eu não sabia até ontem. Mas, perante factos que descobri em meia dúzia de cliques no Google, fiquei escandalizado. É que há pelo menos uma empresa que usa com adolescentes incautos e curiosos um truque dos diabos: clica aí e recebe uns créditos... e não sei por que carga de água, isso faz com que retirem do cartão de telemóvel 4 euros semanais. Então e a TMN não tem nada a ver com isto? Como, se quando se faz o carregamento é para a TMN que se faz?
Bom, sem mais delongas: você, se quiser saber mais, faça o que eu disse no mail para a Judiciária fazer: vá também ao Google.
Eis o meu mail para a PJ, com conhecimento à TMN, e a resposta da TMN:
«Ex.mos Senhores,
Venho pedir que transmitam à PJ / Investigação (não consigo aceder ao mail pelo site) a seguinte situação:
Um tal clube Movilisto usa os números 62226 e 62222 para enviar mensagens que, ao serem abertas, fazem desconto imediato na conta do telemóvel em questão.
Uma situação digna de Terceiro Mundo, sem ofensa.
A TMN tem conhecimento disto. Aliás, foi a TMN que me informou destes números.
Há queixas na net: basta colocar no google a palavra movilisto como eu fiz.
O site da «empresa» da fraude é:
http://www.blinko.pt/pt/splash_v3_legals/html/terminos_movilisto_pt.html
Para cúmulo, trata-se de uma jovem ... (filha de emigrantes), cujos pais estão em Portugal exactamente para o contrário: poupar dinheiro...
O número desta jovem é:
96 7…
Agradecendo qualquer acção punitiva,
José Carlos Mendes.
Nota:
Tentarei dar conhecimento desta comunicação à TMN, já que entendo que compete à empresa denunciar publicamente a situação.
Cumprimentos,
JCM.»
Resposta imediata da TMN:
«Caro Sr. José Carlos Mendes,
No seguimento do seu contacto, informamos que para analisarmos a situação que nos reporta, necessitamos que nos indique a referência multibanco o pin original do cartão.
Para responder a este e-mail escolha, por favor, a opção Responder/ Reply .
Até já,
F…
Serviço ao Cliente»
Nota: a miúda em causa tem onze anos. Mas o site da empresa diz claramente que só é válido para maiores de 18 anos. Mas a massa já foi retirada da conta... Ladrões à solta por todo o lado - é o que é.
.

9 comentários:

Anónimo disse...

já esta mesmo na hora da pj deter esses ladrões que andam a fazer essas coisas

Anónimo disse...

Também fui vitima deste gfénero de fraude e resolvi o assunto da seguinte forma: bloquei o n.º no item mensagens-definição de mensagem-bloquear n.º62222 e remédio santo não entraram mais mensagens piratas com desconto de 2€ no meu saldo por cada mensagem recebida e já lá vão muitas semanas que activei a função. Nunca mais tive desconto no meu saldo.
Porque já se sabe as operadoras de telemóveis mostram-se muito a nosso favor, dispensam-nos toda a informação mas estão coniventes com estas situações porque lhes interessa e nada fazem. Se o seu modelo de telemóvel possui esta função não hesite em utilizá-la, garanto que é um descanso...

silva.josluis03gmail.com disse...

A TMN tem conhecimento da vigarice que apontou e nada faz. Penso que são cumplices desta aldrabice. O melhor é mudarmos todos de operador. Fizeram o mesmo comigo e a resposta da TMN quando reclamei foi que não foi que não podem fazer nada.
Não há dúvida que só num País de analfabetos isto se aceita e o operador está-se bugiando...para tudo isto.

Anónimo disse...

hoje fui eu a vitima desses ladroes...qero saber quem é que me vai devolver o saldo?

Milhazes disse...

Num País de corruptos esperam que alguém vá atrás de vigaristas?

Milhazes disse...

Num País de corruptos esperam que alguém vá atrás de vigaristas?

Unknown disse...

O maior problema deste país é o povo resignar-se perante todas as fraudes que vão sendo cometidas... permitindo que os infractores (vulgo ladrões) continuem impunes.
A minha filha também foi vitima desta fraude mas por mais que possa reclamar serei apenas mais um a fazê-lo. Porquê? Porque é sempre um acto isolado e nunca uma acto conjunto.
As reclamações apenas têm alguma expressão quando manifestadas por um grupo conjunto de pessoas que estejam dispostas a lutar pelos seus direitos. Se manifestados isoladamente então não tem qualquer expressão.

Artur Patricio

jnunes disse...

Só hoje (08DEZ- 14H00) detectei esta sacanice. Claro que liguei à TMN e passei 20/30 minutos argumentando com uma menina. Após muita insistência e bom atendimento da TMN (atenção que sou mesmo crítico destas operadoras) consegui que me devolvessem 21€ desta "estória". A questão põe-se assim: Se a TMN sabe, a PJ também, qual a razão de nimguém por cobro a isto? Eu estava já disposto a ir saber onde ficam os escritórios da movilisto e bater com a coronha na porta....

Anónimo disse...

tinha 10 euros em dois segundos recebi duas mensagens e fiquei sem dinheiro , n sei como agora fazer para que n façam mais isto