sábado, dezembro 20, 2008

A estrela

.
Eu disse que a estrela de Sá Fernandes nas redacções se apagaria em três meses. Já está a caminho disso. Esta semana, por exemplo, desceu drasticamente o número de referências: já andou nas 200 em tempos áureos, veio para as 50 e esta semana não passou ainda das 20. Desde quarta-feira, dia de sessão da CML, por exemplo, apenas li, vi, ouvi três referências. E uma delas foi para... entrar em contradição com António Costa. O Presidente da CML garantiu aos jornalistas que não iria recorrer para o Tribunal Constitucional, a propósito da recusa dos argumentos da CML junto do Tribunal de Contas em defesa do empréstimo dos 360 milhões. Sobre o mesmo assunto, Sá Fernandes veio dizer que a CML iria sem dúvida recorrer ao... mesmíssimo Tribunal Constitucional - hipótese negada por António Costa.
Sá afirmou-o categórica e premptoriamente como se do próprio Presidente da CML se tratasse: «A Câmara vai recorrer». Não foi: «deve» ou «pode» ou «seria bom». Não: via única: «vai recorrer».
Boa marca, Sá Fernandes.
.
Neste aspecto, mais modesto foi o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, também ouvido pela TSF, o qual, considerando a situação, disse moderadamente: «(...) é sempre possível recorrer da decisão de um tribunal para o próprio Tribunal Constitucional».
.

Sem comentários: