quinta-feira, junho 21, 2007

Lisboa tem cura... garante Ruben

Entrevista de Ruben ao ‘Destak’
«É perfeitamente possível tirar a Câmara do seu buraco financeiro»

Leia este pequeno excerto... mas não deixe de ir ao link postado aí em baixo:
- É possível sair do buraco financeiro em que se encontra, hoje, a Câmara de Lisboa?
- É perfeitamente possível. A Câmara Municipal tem sobretudo um problema de tesouraria que se resolve com uma boa gestão económica e financeira.

- Elegeu precisamente o saneamento de finanças como uma das suas grandes prioridades. Como se pode proceder a este saneamento?
- No plano da despesa é necessário reestruturar os serviços optimizando recursos, diminuir as assessorias políticas, reduzir a compra de serviços e projectos, concentrar as compras. No plano da receita, lutar pelos 33 milhões de euros retirados pelo Governo, criar um serviço para cobrança efectiva das dívidas sejam de taxas de urbanização sejam de impostos cobrados por serviços da Administração Central ou de empresas públicas.

- Em que sectores especificamente se pode cortar? E como se trava o endividamento constante?
- Devem extinguir-se as três Sociedades de Reabilitação Urbana, a EMARLIS e as empresas associadas da EPUL. Deve ser aprovado um regulamento que discipline os subsídios municipais. O endividamento trava-se gerindo bem os recursos municipais.

- Quais as áreas para si intocáveis em termos de financiamento, ou até a aumentar? Ou seja, outras prioridades do seu plano? (educação, saúde? Etc)
- Todas as áreas que interferem com a vida da população de Lisboa, nomeadamente no espaço público - limpeza, arruamentos, rede viária, iluminação pública, jardins, parques infantis, etc. Tudo o que tem a ver com a vida nos Bairros Municipais e, por fim, a Reabilitação Urbana, incluindo o reforço das verbas para reabilitar o parque escolar a rede social de apoio a idosos.
Destak

Sem comentários: