quarta-feira, junho 20, 2007

O debate na SIC Notícias

1) Sobre Ruben

- Ruben à entrada: «Ruben de Carvalho, cabeça de lista da CDU, apontou como «principal adversário» a direita, sublinhando que a governabilidade da Câmara depende da política a seguir pelo executivo que sair destas eleições».
- Ruben sobre temas na mesa:
1) acordo de saneamento financeiro com o Governo (Costa). Ruben: «O cabeça de lista da CDU, Ruben de Carvalho, afirmou que a solução apontada pelo socialista “poderá pôr em causa a autonomia do município” e Telmo Correia (CDS-PP) considerou errado “contrair novos empréstimos para se pagarem dívidas”».
CM
2) assessores etc.:« O candidato do PCP, Ruben de Carvalho, considerou «uma mitologia» que a Câmara de Lisboa seja «um maná de assessores principescamente pagos». «O salário médio dos trabalhadores a prazo é de cerca de 800 euros», frisou».
PD
3) Lei das Finanças Locais: «Ruben Carvalho lembrou que a lei das finanças locais (em que Costa teve participação directa enquanto membro do Governo) está também na origem dos problemas financeiros da câmara».
PD
4) Aeroporto: “«Defendo inquestionavelmente a manutenção do aeroporto da Portela», declarou o cabeça de lista da CDU, Ruben de Carvalho, ponto em que também atacou o Governo pelas suas decisões de transferir de Lisboa para Oeiras o Instituto Português de Oncologia, por encerrar unidades hospitalares e quartéis das forças de segurança.”
Sol
5)Temas a debate: «O cabeça-de-lista da CDU, Ruben de Carvalho, afirmou que durante o programa televisivo as suas principais ideias foram discutidas, mas referiu que ficou muito por discutir. «Tecnicamente tenho dúvidas em relação a estes debates. É preferível centrar em quatro ou cinco questões e aprofundar estes temas», frisou».
PD

2) Outros

- PSD, CDU, CDS e Roseta concentram ataques em Costa
PSD, CDU e CDS-PP atacaram hoje a proposta do candidato socialista à Câmara de Lisboa para um acordo de saneamento financeiro do município com o Governo, temendo que a autarquia perca autonomia face ao Poder Central.
- Carmona levou claque de apoio de 30 pessoas com slogans, fora das grades do Museu.
- Candidatos excluídos acusam SIC de censura.
- Ricardo Costa à ERC: «critérios jornalísticos».
PD

3) Resumos nalguma imprensa:
DD: «Candidatos de acordo em reduzir assessores / A maioria dos candidatos à presidência da Câmara Municipal de Lisboa manifestou-se hoje favorável à redução de assessores na autarquia da capital, mas nenhum defendeu o despedimento de funcionários».
«Costa (PS) sozinho sobre fim da Portela / O candidato do PS à Câmara de Lisboa esteve sozinho, terça-feira à noite, no debate da SIC-Notícias, na defesa de uma maioria absoluta para a autarquia e ao admitir o fim do aeroporto da Portela».

1 comentário:

Anónimo disse...

Éramos 50 e qualquer coisa camarada! E não eram "slogans"! Eram o Hino de campanha e alguns gritos de incentivo para boa disposição do candidato! Não confunda com slogans inócuos. Por aqui só há boa disposição!

PS Já agora e contrariando os "opinion makers" da SIC Noticias esta noite, quem ganhou o debate foi claramente o Ruben de Carvalho. O mais consistente e estruturado (retirou margem de manobra a Carmona com quem partilha de facto muito do que pensa, apesaar do ataque ideológico usual...). Quem o perdeu foram o António Costa, atacado por todos (que não o ganhou, nem percebeu ainda o que é a CML) e o Fernando Negrão, que está muito a sul do que se passa em Lisboa e do que quer para a cidade (também, com a malta que o está a apoiar na campanha, não é difíl perceber o resultado). A Roseta julga estar no País (cidade) das maravilhas e dos amnahãs que cantam. O Telmo tem a sensação que alguma coisa se passa ou pode vir a passar. O ZéZé continua a gostar de se ouvir falar (nem que seja a maior das barbaridades e mentiras) no estilo "eu é que sou..." ("l'état c'est moi!"?!?!?!). O Carmona, calmo em demasia, embora confiante e conhecedor, apoiou-se nas explicações correctas de Ruben das boutades e patranhas que foram sendo ditas, sem ser desagradável passando por cima de quem fala. Está-lhe na natureza e é preciso "muito" para o tirar desse registo. Carmona foi também o único que não levou um único papel ou dossier para o debate. Pormenores...

PS2 Internet em toda a cidade e ambiente e ruído? O homem sabe, ou tem ideia do que isso é? Devia ter falado com quem implementou o projecto-piloto que se está a acabar e com quem percebe "a sério" de ambiente e ruído?!? Era capaz de aprender uma coisa ou outra! Ou talvez não... Compreende-se, no entanto. Lembrou-se do que tinha para lá na equipa e tentou lembrar-se do que mais completo, pensado e bem escrito, por lá havia. Mesmo assim, por alto! Mesmo muuuuiiito por alto, como se viu.