quinta-feira, julho 19, 2007

Mudar a lei para isso?

Bernardino Soares na AR: «O PS queria com menos de 30 por cento dos votos, ter mais de 50 por cento dos vereadores, é para isso que querem uma nova lei autárquica. Se quiserem ter maiorias absolutas, conquistem-nas» (Sol).

4 comentários:

Anónimo disse...

O PS e não só.
Há que chamar os bois pelos nomes.

O Povo tem sido sempre desculpabilizado em demasia, e quando isso acontece, é como as crianças, faz asneiras e não se corrige.

O Povo vota PS + PSD + CDS numa proporção de 80% dos votos. Tal significa que 80% dos votantes quer as coisas como estão e os outros (abstencionistas) estão-se nas tintas.

Apenas 20 % quer mudar algo.

É por culpa daqueles que as coisas estão como estão.

Hoje mais que ontem, há meios para o povo se informar, não o faz porque não quer: Eo que quer futebol e telenovelas:


Deixo aqui algo escrito por Guerra Junqueiro em 1896....

" Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, - reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta
(...)
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta ate à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida intima, descambam na vida publica em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na politica portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (...)


Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do pais, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai dum ventre, - como da roda duma lotaria.


A justiça ao arbítrio da Politica, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas;


Dois partidos (...), sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)




Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896


Felizmente agora está muito diferente... não está?

Anónimo disse...

De facto houve alguem em tempos idos que nos colocou neste ponto da Europa por alguma razão... á espera de um empurrão para o Atlântico...
O Mensageiro do rei de Roma naquela época bem dizia ''Senhor lá naquele canto da Europa há um povo que não governa nem se deixa governar''...

Anónimo disse...

Bernardino, o tal que tinha sérias dúvidas que a Coreia do Norte não fosse uma democracia.

Nada como ler citações dos arautos da Democracia GOULAGuiana...

Tristeza JCM Tristeza

Anónimo disse...

O amigo Tristeza jcm Tristeza
Deve ter pasado os capítulos onde os EUA divulgaram os relatórios das atrocidades cometidas entre os anos 60 e 70 pela CIA. Agora ainda faltam divulgar 37 anos.
Parece que foi nesse pais que fizeram a carta dos direitos do homem não foi?
Não venha dar lições de democracia tendenciosas, ok? Fiquemos assim!
T