quinta-feira, agosto 23, 2007

Notas publicadas sobre a primeira reunião da CML «a sério»

Eis como os jornalistas viram a reunião da CML - reunião extensíssiiiiiiiima em horas de trabalhos: incluindo as seis conferências de imprensa (uma por cada grupo político) que sempre têm lugar no final, durou cerca de 10 horas. Das 9.30 às 19.30...

Os «takes» da Lusa esta tarde

1
Câmara aprova alteração orçamental, orçamento rectificativo e defende estudos sobre "Portela + um"
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 2007, 23:41
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - A Câmara de Lisboa aprovou hoje a nona alteração orçamental de 2007, de sete milhões de euros, uma verba que se destina maioritariamente a retomar obras que se encontram paradas na capital.
Na nona alteração ao Orçamento de 2007, no valor de sete milhões de euros, 6,3 milhões destinam-se a dotações orçamentais da direcção municipal de Projectos e Obras para permitir o pagamento de algumas empreitadas paradas.

2
Oposição vota adiamento proposta de reuniões descentralizadas, António Costa avisa que PS/BE podem avançar com as sessões
(ACTUALIZADA)
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 1007, 22:38
Lisboa, 22 Ago (Lusa)- Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa votaram hoje pelo adiamento da proposta socialista para a realização de reuniões descentralizadas mas o presidente da autarquia afirmou que a maioria PS/BE poderá avançar sozinha com as sessões.
Em causa está uma proposta socialista para a realização mensal de reuniões de Câmara em diferentes locais da capital destinadas exclusivamente à intervenção da população.
"Se a maioria da Câmara não quiser, eu próprio e todos os vereadores com pelouro realizaremos reuniões com os cidadãos em diferentes zonas da cidade", afirmou António Costa na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.

3
António Costa afasta despedimentos de funcionários e vai analisar situação de trabalhadores precários
(ACTUALIZADA)
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 2007, 21:49
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS) garantiu hoje que está a fazer uma "análise criteriosa" dos trabalhadores com vínculos precários que possam vir a fazer parte dos quadros da autarquia e afastou despedimentos de funcionários.
"Quem é funcionário da Câmara está no quadro e não seremos nós a promover despedimentos. Não podemos é confundir funcionários com pessoas em situação de avença, que são 1.038, e, dentro destes, estamos a fazer uma análise criteriosa, caso a caso", disse António Costa.
O autarca, que falava na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal, recusou ainda que os dez concursos externos que anulou, e que viriam a permitir a integração de mais de quatrocentas pessoas nos quadros da autarquia, servissem para regularizar a situação dos cerca de 1.200 trabalhadores com vínculo precário do Município.
Por Ana Clotilde Correia

No Público de hoje

Link para o artigo todo:
António Costa garante que não vai despedir funcionários da CML
Presidente da autarquia afirma que vão ser analisadas caso a caso as necessidades de trabalhadores com vínculo precário no município
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, recusou ontem despedimentos de funcionários, mas justificou que, perante as actuais dificuldades financeiras do município, não seria compreensível a admissão de centenas de trabalhadores para os quadros da autarquia."Quem é funcionário da câmara está no quadro e não seremos nós a promover despedimentos. (...)
.
Outros órgãos de comunicação social

António Costa obrigado a pedir estudo a Governo sobre Portela
A Câmara de Lisboa aprovou ontem uma proposta que visa "exigir do Governo" que a hipótese Portela mais Alcochete seja incluída no estudo comparativo, ... (DN)

O valor da abstenção de Costa pela Portela+1
A Câmara Municipal de Lisboa adoptou ontem, por maioria, uma recomendação ao Governo: quer que o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa abranja a ... (DN)

Helena Roseta impõe solução Portela + 1
Mais, os bloquistas consideraram que a atitude da CDU, na reunião do executivo, “parece configurar uma linha de afastamento da Câmara Municipal e das suas ... (CM)

O PS e os assessores
O problema da oposição socialista à maioria social-democrata na Câmara Municipal de Coimbra parece ser a falta de um assessor político. ... (Campeão)

Lisboa: oposição dá nega a Costa
Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa votaram esta quarta-feira pelo adiamento da proposta socialista para a realização de reuniões descentralizadas ... (PD)

Alteração ao regimento foi adiada
A alteração ao regimento camarário que previa, por proposta do chefe do Executivo lisboeta, António Costa, a realização de reuniões públicas e sem ordem de ... (JN)

Sem comentários: