sábado, março 07, 2009

Aximage

.
Abstenção (Fevereiro/Março) : 40,1 / 41,5
PS : 38,2 / 38,3
PSD : 23,8 / 24,0
CDU : 9,2 / 9,0
CDS : 7,7 / 6,8
BE : 12,0 / 12,6
Aximage – Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
Aos 12% atribuídos ao BE pela Aximage já há uns tempos (não por outras) acrescento duas notas: primeira: já em actos eleitorais anteriores referi que a distância entre as sondagens para o BE e a sua expressão real se deve ao excesso de peso de Louçã (comparando com o peso na sociedade); segunda: o próprio Oliveira e Costa, da Eurosondagem, ontem, na SIC Notícias, relativamente a outra questão e a outros agentes, referiu à ligeira: «Neste caso (de um determinado actor político), atribuo a pouca expressão na sondagem à baixa visibilidade. Na realidade, depois, haverá uma correcção». Claro. Ele que já publicou tanta sondagem sabe-o tão bem como eu ou o leitor. As televisões, como dizia o outro, até vendem PRs como se fossem sabonetes. Lembram-se do Emídio Rangel. Já mostrei aqui várias vezes a baixa expressão da CDU desde 2001 e a elevada expressão do BE nas sondagens - e comparei com a votação posterior nas urnas. A CDU em 2007 chegou por esta altura a ser dada para a CML com 6%!
(E depois a CDU teve dois vereadores e o BE um. E hoje não tem nenhum).
(Uma semana destas havia previsões de uma empresa de 14% para a CDU a nível nacional).
Quanto aos 12% da Aximage para o BE, repito: é fruto da exposição televisiva obsessiva de Louçã. Só de Louçã.
Televisão é assim: está sempre à babugem de um comentário de quem não representa perigo para os acionistas...
Mas é a vida que comanda a vida, não é o sonho, não: o poeta, nessa, estava ao lado disto.
.

11 comentários:

Anónimo disse...

A MarkTest há dias deu um resultado semelhante, a Marktest tambem só faz sondagens a favor do Bloco?

Quando se apura com rigor quais os dirigentes que mais vezes aparecem na televisão, como um estudo provou há meses, Jeronimo de Sousa aparece em quinto lugar, e Louçã NEM NOS 10 PRIMEIROS.

Pois o chato é o Bloco estar a aparecer a frente do PCP em varias sondagens, é a vida.....

Anónimo disse...

há quantos anos é que nas sondagens o bloco fica á frente da CDU sempre sem corresponder á verdade? Dizem que água mole em pedra dura...

Anónimo disse...

Fui um dos eleitores que pôs o seu nome para a constituição do bloco embora nunca tenha sido seu militante.Hoje estou copletamente desiludido, o seu único objectvo é estar á frente do PCP e chegar um dia ao poder coligado com o PS. Se acontecer o que aconteceu em Lisboa,se acontecer o que aconteceu recentemente no Parlamento Europeu onde M. portas vota no contrário do que diz publicamente( como aconteceu recentemente em relação ao povo Palestiniano), se acontecer como numa empresa onde trabalha um amigo chegado e onde o administrador é um notavel membro do bloco e faz a vida negra aos funcionários .Se isto é o bloco e acredito que o seja, estamos coversados, vai passar o PCP vai chegar ao governo, sem dúvida.

Anónimo disse...

Já o disse antes mas vale a pena repetir, pois o JC insiste em divulgar sondagens : )
A sondagem não é mais do que o recado que a classe dirigente manda ao povo indicando-lhe como deve votar.

Anónimo disse...

As sondagens valem o que valem, são estudos de opinião, mais ou menos cientificos, e por isso devem merecer algum crédito.

È logico que algumas são feitas por empresas com ligações a certos partidos, e poderão manipular um pouco os resultados, mas isso não pode implicar que se recusem totalmente.

Aliás neste blogue, é normal dar algum enfase sempre que o PCP tem boas médias, e ignorar as outras, é uma opção.

Já acho estranho esta mania de pôr pseudo votantes do Bloco, que certamente NUNCA FORAM MILITANTES nem votaram no Bloco para apoiar as posições do PCP, é uma tactica que já não resulta. Esta do Miguel Portas votar contra o povo palestino, e do gerente que faz a vida negra aos trabalhadores são de antologia,mas já li melhor, este comentador certamente MILITANTE DO PCP, tem de se esforçar mais.

O que eu gostaria de ver respondido, é com quem pensa o PCP aliar-se para governar.

Quando Jeronimo diz , que estão preparados para assumir responsabilidades governativas, certamente não está a pensar obter um resultado na ordem dos 40%, e como quero acreditar que o PCP não fará alianças de governo com o PSD ou o CDS, resta o PS como hipotese.

Em suma quererá o PCP governar com Socrates???

Anónimo disse...

Pois eu não me preocupa o BE estar à frente ou atrás da CDU.

o que é deveras preocupante é constatar que em todas as sondagens o PS está à frente com o PSD em larga maioria.

Depois de tudo, depois de estarmos na cauda da europa com governos de alternância entre PS e PSD há 30 anos, com a mesma politica, como podem estar á frente?

Isto é que é preocupante.

Anónimo disse...

O Bloco hoje não tem nenhum vereador na Camara de Lisboa, pois fez um acordo com o PS, que não foi cumprido, e o o vereador eleito com o seu apoio, tomou posições com que o Bloco não esteve de acordo.

Mas José Sá Fernandes com todo o direito, continua a ser vereador , pois foi o seu nome que o povo de Lisboa sufragou.

Já a posição de outros partidos, é forçarem os eleitos a abandonarem os cargos quando eles entram em divergência,ignorando o povo que os elegeu, e quem devem prestar contas no final do mandato.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 9H14: Tem razão, mas não passa de um erro grosseiro (mais um) da nossa lei eleitoral. Se o vereador x ou y fosse independente dos partidos e inamovível uma vez eleito, não haveria listas por partidos, mas sim eleições de independentes. Portanto é o partido que elege e não o candidato individualmente.

Para os bloquistas e para acabar com comparações, uma terrível, arrepiante e real constatação: Se o Jerónimo sair de Secretário geral nada acontece de especial ao PCP; mas se sair o Louça, o Bloco acaba. Pensem nisto e rezem pela sua saúde :)

Anónimo disse...

caro anonimo das 9.07

Não sou d PCP quer acredite quer não e até á bem pouco tempo tanto poderia votar no PCP como no bloco.

Quanto ás de antologia são verdadeiras. Na tal empresa , que não posso dizer o nome, isto acontece realmente e o administrador é do bloco, quanto a Miguel Portas é fácil confirmar,foi no PE. Diz uma coisa e vota noutra. Só ficou indignado porque se soube não por o ter feito.
Cumpimentos e se for útil para o País que o bloco fique á frente do PCP mas sinceramente não me parace que o seja

Anónimo disse...

É muito feio alterar os resultados das sondagens. Não esperava isto de si.
Quem queira ver os resultados certos é de ir ao blogue "Margens de erro". É que, na verdade, a CDU desce e o Bloco sobe. Ao contrário do que se lê aqui.

Anónimo disse...

Correcção ao comentário anterior:
As minhas desculpas.
É costume os resultados estarem apresentados de forma invertida. Primeiro os resultados mais recentes.
Mas, já agora, podia também colocar aqui os resultados com a distribuição de indecisos, que está no "Margens de erro"