quinta-feira, maio 19, 2005

Jornal das 15 / dia 18 de Maio

Amigo blog,
Não tenho mesmo tempo.
Mas eu volto.
Hoje, mais uma vez houve quem me desse os parabéns e protestasse por não estares actualizado...

Aí vai mais uma.

Túnel «quase perfeito»

Santana Lopes está no seu direito. É «um túnel quase perfeito», disse. É um aopinião. Cada um terá a sua própria. Santana acrescenta que também outros túneis no tempo de João Soares e tal. Tudo bem: cada um fala a seu jeito. Mas há factos. E dirá quem me lê: «Mas Santana diz que também não foram feitos estudos na altura».
Ou é ignorância, e eu esclareço, ou é má fé, e estou-me borrifando.
Vejamos o que é ignorado ou o que me pretendem vender como gato por lebre.
É que há uma pequena diferença: há túneis que estão previstos no Plano Director e para os quais foram feitos estudos justificativos, sim, exactamente no âmbito do PDM, e foram discutidos e estiveram sob inquérito público, sim, e a CML tem até o dever / tinha o dever de os construir, sim!!!! Porque o PDM é uma lei. Porque o que está em causa não é saber primeiro se o projecto é bom ou mau: é preciso saber é se o túnel é necessário ou não. Que é o que não acontece com o Túnel do Marquês, de cuja necessidade nunca ninguém fez prova!
Uma pequena diferença.
O Túnel da guerra, o de Santana, não está no PDM, repito, não está no PDM. Só lá está o das Amoreiras - que aliás o PCP defende que pode ser melhorado até, ao máximo, à Rua Castilho.
Não estando lá o Túnel até ao Marquês, que até contraria a lógica do PDM, porque em vez da lógica circular adopta uma lógica radial: depressa todos para o centro da Cidade, por isso é que são indispensáveis estudos. São obrigatórios estudos. Designadamente o de Tráfego. E o ambiental, que é uma sequência.
Porque no PDM este túnel não está - repito, repito, repito!
Perguntam-me por que razão isto não fica claro de vez.
Respondo: o PS é que tinha o Pelouro. O PCP já aclarou e continuará a aclarar que, no que lhe dizia respeito, deu o seu aval ao Plano de Tráfego na altura própria e posteriormente consagrado em PDM.
Voltarei ao tema, de certeza absoluta.