quarta-feira, novembro 12, 2008

Alcântara na sessão da CML

.
Câmara de Lisboa exige outro estudo - Mais exigências ambientais para Nova Alcântara - No texto hoje aprovado na reunião de Câmara, o projecto Nova Alcântara é descrito como tendo "grande impacto no ordenamento urbano" e vai provocar "alterações significativas na cidade de Lisboa".
Paulo Paixão, Expresso
15:50 Quarta-feira, 12 de Nov de 2008
Uma das implicações da eventual ampliação do terminal é, a prazo, a duplicação do número de camiões que sairão de Alcântara carregados de contentores
A Câmara de Lisboa aprovou, na manhã de quarta-feira...
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quer-me parecer que há muita "paixão" política a temperar as "notícias" que têm vindo a lume sobre o assunto. Como não estou completamente dentro do assunto, deixo apenas umas questões que talvez alguem possa esclarecer:
1. a ampliação é ou não feita à custa, sobretudo, da área ocupada por um edifício que será demolido e da ampliação de um pontão existente?
2.a altura do referido edifício a demolir é ou não superior à capacidade máxima de empilhamento de contentores prevista: cinco contentores?
3. Lisboa reconhece-se e assume-se ou não como uma cidade portuária? uma cidade portuária tem de ter porto, como está bom de ver, e o facto de essa infraestrutura crescer e se modernizar é um bom sinal ou não?
4. um porto moderno, com movimento, pode ou não ser um elemento valorizador da Cidade, até do ponto de vista cénico ou estético?
5. A intervenção no porto contempla ou não uma reformulação da linha férrea, para assegurar a maioria do escoamento das mercadorias?
6. Que perspectivas de crescimento da actividade do porto se prevêem? Que impacto terá na economia da região e do país? Quantos postos de trabalhos directo serão criados (não só na fase das obras, mas também relacionados com a actividade portuária)?