quinta-feira, dezembro 11, 2008

Rena: o animal que domina a vida do povo sami, da terra do pai Natal

Ouvi isto numa estação de rádio uma manhã destas enquanto a fila me arreliava a vida temporã... Agora bateu-me esta de homenagear este povo sempre esquecido nas prendas ou presentes ou lá o que é que o Pai Natal vem entregar pelas chaminés do imaginário infantil de todo o mundo. Apetece-me gritar que não esqueçam o povo sami, povo sami, povo sami - o das renas da Noruega.
Pode ver aqui mais alguma informação sobre este povo - os lapões - que, sendo considerado autónomo na Noruega, de facto se movimenta também pela Suécia e pela Finlândia atrás das suas renas que seguem o caminho da Natureza atrás da erva que as alimenta. E os sami atrás. É então verdade que o Pai Natal é da Lapónia. Lapónia, país sami. Sami povo de parte de três países lá para aqueles lados...


.

1 comentário:

Carlos Moura disse...

Não podia deixar de comentar este artigo sobre o povo sami. O povo sami reside nas zonas da escandinávia (Noroega, Suécia e Finlândia) bem antes sequer destas nações existirem. Foram durante muitos anos vitimas de segregação e destruição cultural, por parte das autoridades destes países. Viram as suas terras ancestrais ocupadas e destruídas em grande parte pelas industrias madeireiras e pela extracção do petróleo, num grau de destrição superior ao que vêm sofrendo a Amazónia, sem que ninguém tivesse alertado para este problema ou sequer combatido esta agressão ambiental e cultural.
Ainda hoje o povo sami se dabate com níveis de vida, escolarização e esperança de vida inferiores aos restantes noruegueses, suecos e finlandeses. Ainda hoje, apesar de alguns esforços terem sido feitos, sofrem de uma desconsideração cultural em relação ao sistema oficial desses países. Hoje o seu modo de vida tradicional baseado na criação de renas praticamente desapareceu, criando inumeros problemas sociais de díficil resolução empurrando este povo para taxas de marginalidade e alcoolismo superiores aos restantes cidadãos destes países. Atenção! A marginalização e desaparecimento das culturas autoctones não acontece só na América, Austrália, ou Sudoeste asiático. Como eles encontramos povos cujas linguas e costumes praticamente acabaram por toda essa Europa civilizada: Os Inuit, Os Cornish, Os Manx, Os Bretões, os Frísios, etc, etc... Pensemos nisso.
Abraço