quarta-feira, abril 30, 2008

Terreiro do Paço também dá polémica

(...) Ruben de Carvalho, do PCP, afirmou que "a Câmara não conhece, não aprovou", defendendo que "só deve ser posto a discussão pública um projecto que tenha tido a intervenção de toda a Câmara". (...)
Leia mais

Alcântara

20:04 - Lisboa: Oposição critica afastamento da Câmara nos planos para Alcântara Lisboa, 30 Abr (Lusa) - A oposição na Câmara de Lisboa criticou hoje o que considerou ser o alheamento da autarquia em decisões importantes para a cidade, como as intervenções ferroviárias e portuárias em Alcântara.
(...) Ruben de Carvalho, do PCP, manifestou "perplexidade" pelo facto de "o Governo aparecer no Vale de Alcântara a explicar tudo, até os horários dos comboios", exigindo saber "que papel está reservado para a Câmara".

Alcântara, Alcântara..

Quando o Presidente da Câmara de Lisboa diz que não conhece a Plataforma de Alcântara (mesmo que acrescente: «na sua versão definitiva»), isso não acontece por acaso. Sobretudo se isso acontece no dia do «roadshow» de Sócrates.
Estar atento: eis o que interessa.

Chelas / Barreiro

Assembleia Metropolitana de Lisboa aprova Chelas-Barreiro A Assembleia M. de Lisboa (AML) aprovou ontem, por maioria mas com a abstenção do PSD, uma deliberação segundo a qual considera a ponte rodo-ferroviária Che...Construir - 30, Apr 2008 - 03:04
E no 'Expresso' on line, também a mesma notícia.

Vale uma aposta?

Este blog acaba, com a divisão dos seus três editores, espalhados pelas candidaturas em cima da mesa no PSD...

terça-feira, abril 29, 2008

Fuga para a frente?

«6:15 Lisboa: Assembleia Municipal aprova hoje plano pagamento a credores» - Este plano é como quem dissesse assim ao Tribunal de Contas: «Espera aí que eu já te finto». O que ainda não sei é se todas as autarquias com dívidas têm estofo para um plano destes, que precisa de um banco que aceite...

Feira do Livro

Feira do Livro: APEL apela a solução de compromisso com UEP e grupo Leya Fonte: RTP Publicado ontem às 15 horas «...da 78/a edição da Feira do Livro de Lisboa, marcada para 21 de Maio, a APEL procura...participação nas feiras do livro de Lisboa e do Porto. "Vimos propor que a localização...Uma vez que as estruturas da feira de Lisboa já estão em processo de montagem, a...»
Lisboa: Feira do livro com edição única Em assembleia de sócios, que terminou ontem ao final da noite, a União de Editores Portugueses (UEP) decidiu acatar a directiva da Câmara de Lisboa de realizar uma só ...Correio da Manhã - 29, Apr 2008 - 02:04

Manter a previsão porque sim

1.
2.
3.
4.
Teixeira dos Santos: Finanças: revisão em baixa da Comissão relacionada com Zona Euro, petróleo e crise financeira : O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou hoje que a Comissão Europeia reviu em baixa o crescimento português deste ano devido ao abrandamento económico dos principais parceiros comerciais, subida do preço do petróleo e crise nos mercados financeiros internacionais.
5.
Ecomia & Finanças: «Previsão: Taxa de Inflação para 2008 nos 2,6%+ (actualizado) - Publicado em 15 January , 2008»
6.
Ecomia & Finanças, publicado hoje: «E a inflação não pára: Os consumidores atravessam uma fase depressiva e a inflação não pára de aumentar (3,5% em Março na Zona Euro). Já ouviu falar em estagflação? Pois é.»

segunda-feira, abril 28, 2008

Santana, o vingador

«Pedro Santana Lopes apresenta uma candidatura de vingança. De Sampaio, de Sócrates, de Durão Barroso, de Cavaco Silva, de Ângelo Correia, de Luís Filipe Menezes, de Alberto João Jardim. Do mundo. Esse é o problema dele!»
Lido num blog de guerra

Precários da CML

Câmara de Lisboa: Trabalhadores têm 90 dias para recorrer ao tribunalOs trabalhadores da Câmara de Lisboa têm 90 dias para requerer a intervenção do tribunal arbitral, criado para resolver a situação dos cerca de 800 trabalhadores precários na Câmara de Lisboa....Rádio Renascença (28/04/2008)

Governo em Alcântara

Sócrates apresenta "Nova Alcântara"Projecto desbloqueia mobilidade da área metropolitana de Lisboa Sic - País - 28, Apr 2008 - 17:04
António Costa considera "positivo" projecto do Governo para AlcântaraO presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), considerou positivas as intervenções anunciadas pelo Governo para a zona de Alcântara, nomeadamente a duplicação ...Público - Geral - 28, Apr 2008 - 16:04 Alcântara: Carmona concorda com projecto, mas diz que subalterniza câmaraPúblico - Local- 28, Apr 2008 - 15:04
Governo vai investir 407 milhões de euros / Expresso: Alcântara acelera mobilidade
Note: é o Governo que faz, é o Governo que promove, é o Governo que (se) mostra (em anúncio de) obra.

Poderosos estão bem

"Ninguém esperava que o PS servisse os poderosos".
Jerónimo de Sousa, "Diário de Notícias", 27-04-2008

Citação seleccionada hoje pelo Público Última Hora / on line
.
É ver o que Sócrates está a fazer de ano para a no com os lucros da banca. É ver como brilham as maiores empresas - o capital das meiores empresas -, sejam elas portuguesas, sejam estrangeiras, esbanjando milhões do Estado.
É ver como se rebuscam os restinhos no fundo das pensões - por mais pequeninas que sejam, para arrecadar uns tostões...

Precários da CML

Lisboa: António Costa assina hoje acordo com sindicatos ... - RTP - 38 minutos atrásLisboa, 28 Abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa e os representantes dos Sindicatos envolvidos no processo de adequação dos vínculos do pessoal do ...Tribunal decide futuro dos 800 avençados Jornal de NotíciasLisboa/Precários: Câmara aprova tribunal arbitral RTP - Ver todas as 8 relacionadas »

Eleito por nomeação

É de certeza um conceito novo - a registar nos manuais de Ciência Política... Leia isto:
CTT: Mata da Costa sucede a Luís Nazaré na presidência - M ata da Costa vai ser o próximo presidente dos CTT para o triénio 2008/2010, sucedendo a Luís Nazaré, segundo fonte do Ministério das Obras Públicas. A eleição será formalizada na segunda-feira em assembleia-geral.

domingo, abril 27, 2008

Vai começar o chavascal final

Se isto for verdade, isso quer dizer que os ódios pessoais se sobrepõem a qualquer objectivo de Estado e que Sócrates pode descansar nas calmas.
Dito de outro modo: há três dias, quando isto foi dito, ainda não era bem verdade: a verdade ainda está a aproximar-se...
Tem aqui a colecta de uma série de comentários feitos na blogosfera sobre este chavascal do PSD.
.
E permitam-me um desabafo, mas, sobre isto, não é possível deixar passar em claro a esperteza saloia de Vital Moreira a querer que os socialistas se calem para que os sociais-democratas não dêem pelo enrodo em que estão a cair... nem sequer a hipócrisia contristada de Tomás Vasques... Tudo aqui.

sábado, abril 26, 2008

PSD insonhado

Li isto num blogue santanista, que garante que Santana Lopes vai regressar para ganhar o partido e depois vingar-se de Sócrates (que clarividência! - digo eu). Li então o seguinte (tem de acreditar em mim, porque me recuso a meter o link, depois do que refiro acima): «Carlos Carreiras está cada vez mais desorientado. No curto espaço de uns dias já conseguiu declarar apoio a Luís Filipe Menezes, depois passou para Pedro Passos Coelho e agora passou a apoiar Alberto João Jardim. Extraordinário! Que consistência! Que coerência! Que fiabilidade! Realmente este Carreiras está a revelar-se ser um dirigente com enorme capacidade política e que merece confiança...»
.
Santana no seu melhor
No site da RTP, referindo-se ao paleio de PSL na SIC Notícias: «“Dizer que Santana é candidato contra a vontade de Menezes é falso". Foi com estas palavras que Santana negou a notícia. “Eu sei as conversas que tive com Luís Filipe Menezes, sei o que ele me disse, sei, consta e portanto era o que faltava, o próprio nem precisa de desmentir, seria indigno", acrescentou. "As pessoas de palavra não precisam de fazer desmentidos em situações como esta, era o que faltava. Luís Filipe Menezes se fosse contra a minha candidatura com certeza que mo tinha dito a mim", reforçou. O candidato que já foi líder do PSD e primeiro-ministro quando Durão Barroso abandonou os dois cargos para assumir a posição de Presidente da Comissão Europeia, garantiu que "nunca seria candidato se falando com ele (Luís Filipe Menezes) olhos nos olhos tivesse sentido algo diferente". Questionado sobre o que Luís Filipe Menezes lhe teria dito, Santana escusou-se a revelar "as conversas e outras formas de comunicação" que teve com ele argumentando que essas conversas foram privadas.»
Palhaçadas - é o que é.

Vidas de luxo à custa do ambiente

«"Nessa reunião, o angariador de fundos acabou por apresentar um outro projecto da Direcção Nacional cujo orçamento era de dois milhões de euros. Achámos que havia ali um conflito de interesses, porque a comissão do angariador seria mais ou menos elevada, consoante o valor dos projectos. Nesse caso ganharia cerca de 200 mil euros", afirmou (a presidente da Quercus / Lisboa).»
Aqui.
Há ou não há vidas porreiras? O que ainda ninguém quis desbroncar é qual o nome do feliz contemplado e há quanto tempo isto dura e quanto é que já arrecadou e em quantos anos.
E a Direcção da Quercus não teme que tudo isto descridibilize (mais uma vez) a sua voz quando vem a terreiro opor-se a isto ou àquilo ou defender esta ou aquela perspectiva?
Porque, a meu ver, o descrédito instala-se por si, perante notícias destas. Já na altura do José Manuel Palma foi a desilusão que foi. Agora mais este caso. E o conhecimento de que afinal rolam milhões por aquelas bandas. Isso tem de ter peso. E o amor ao ambiente?
(Actualização: o angariador tem o nome estampado no artigo da página 10 do 'Expresso' que saiu ontem: chama-se Marcos Bartilotti. Agradeço a chamada de atenção feita num comentário no Carmo e a Trindade).

Quercus

Quercus de candeias às avessas - Fonte: Observatório do Algarve Publicado ontem às 21 horas
...questão foi levantada em Dezembro de 2007 pelo Núcleo Regional de Lisboa, presidido na altura por Aline Delgado, entretanto destituída...foi renegociado, o que já estava previsto antes do Núcleo de Lisboa levantar a questão, porque "começaram a surgir algumas possibilidades...
Quercus de Lisboa fala em perseguição política - Alegando que o núcleo de Lisboa foi destituído "sem qualquer fundamento válido"....TVNet (25/04/2008)
Quercus: Núcleo de Lisboa queixa-se de "perseguição política" depois de ser...

O sol e a peneira

(...) Lisboa continua parada. Nem mesmo “as pequenas grandes obras” prometidas por Costa foram concretizadas. Mas algo mudou para que tudo fique na mesma: o apoio político do governo à CML ao disponibilizar-se para financiar os grandes projectos como a zona ribeirinha. Pode ser a tábua de salvação deste executivo. Mas nem isso consegue tapar o sol com a peneira do fracasso da gestão do PS/BE.
Feliciano David, Deputado do PCP na AML, in «Público»

Banca paga cada vez menos impostos

(...) Em 2007, apesar da banca ter obtido mais lucros pois, entre 2006 e 2007, passaram de 2.800 milhões de euros para 2.847 milhões de euros, o valor do imposto e da derrama paga desceu em -28,7% pois passou de 544 milhões de euros para apenas 388 milhões de euros (menos 156 milhões de euros do que em 2006), o que significou que pagasse em 2007 apenas uma taxa efectiva de 14%. (...)
Eugénio Rosa.

Parlamento Global

A Dina Soares (RR) e outros jornalistas são os responsáveis pelo novo site Parlamento Global. Gostava que o visitasse. Uma iniciativa SIC, Expresso e Renascença. Aqui.

sexta-feira, abril 25, 2008

Flash back

Conheça o trabalho dos Vereadores do PCP na CML...

Eis apenas um exemplo, uma amostra daquilo que não vem nos jornais:

DÍVIDA A FORNECEDORES ESTÁ MAL PARADA
Os vereadores do PCP votaram contra a proposta 208/2008 (aprovada em 9 de Abril), relativa a um "um plano de pagamentos a celebrar com cada um dos grandes fornecedores" para pagamento das dívidas existentes até 4 de Abril de 2008, por a considerarem totalmente inoportuna (Ler mais)
(ver texto integral da Declaração de voto)

Na Reunião de Câmara de 9 de Abril de 2008, os Vereadores do PCP apresentaram cinco Requerimentos e duas Propostas

Requerimentos
* Requerimento sobre os atrasos da EPUL-Jovem em Entrecampos (ver texto)
* Requerimento sobre limpeza urbana, ecopontos na Freguesia da Ameixoeira (ver texto)
* Requerimento sobre problemas em habitações (Galinheiras) e processos de revisão de rendas sociais (ver texto)
* Requerimento sobre a instalação da PSP e de Centro de Saúde na Ameixoeira (ver texto)
* Requerimento sobre prédios devolutos e sua reabilitação (ver texto)
Propostas
* PROPOSTA Nº 222/08 - Solicitam a apresentação à Câmara dos Relatórios e Contas da EPUL (ver texto)
* PROPOSTA Nº 221/08 - Solicitam apresentação à Câmara de novo Conselho de Administração para a EPUL (ver texto)

25 sempre!

Onde
é
que
estava
a
Democracia
económica
no
25
de
Abril?
Onde
é
que
está
hoje?

Feira Popular na Expo, defende o PCP

Os Vereadores do PCP na Câmara de Lisboa agendaram a proposta para a próxima quarta-feira: que a Feira Popular seja instalada na zona da Expo, em território que já pertence a Loures, por negociação tripartida Lisboa-Expo-Loures. Aqui.

Radares e velocidade

Radares com menos de metade de infracções por excesso de ... - 25 Abril - Secção Local Lisboa do Jornal PÚBLICOO radar do túnel do Marquês de Pombal registou o maior número de...

A Quercus e o Túnel

Lisboa: Túnel do Marquês continua a dividir opiniões, um ano depois da abertura - Para Helder Spínola, da associação ambientalista Quercus, a principal consequência da abertura do túnel foi negativa: "trouxe mais carros para a cidade, infelizmente s...RTP - Nacional - 25, Apr 2008 - 06:04

Daqui por um ano e meio estamos em Outubro de 2009... mês de eleições locais... entendem?

Terraços do Carmo requalificados dentro de um ano e meio - Os terraços do Quartel do Carmo serão transformados numa esplanada ajardinada, com ligação à Rua Garrett, um projecto que o presidente da Câmara de Lisboa, António Cos...Sol - Política - 24, Apr 2008 - 20:04

quinta-feira, abril 24, 2008

Tenho tudo a ver com isso, sim, senhores...

Sinto uma certa vergonha por no meu país poder haver duas pessoas como Carlos Carreiras (presidente da Distrital de Lisboa do PSD) e Marco António Costa (idem, do Porto), capazes de defender que Jardim se candidate a Presidente do PSD.
Como é possível? O que é que move esta gente? Sabem o que é perspectiva democrática? Sabem o que é noção de serviço público? Sabem a diferença entre um partido e uma empresa?
E aqueles apelos de alguns para que se apresentem muitos candidatos: quantos mais melhor? O que pensar disso? Muita gente do PSD não aprende mesmo. Numa altura destas, em que alguma dignidade devia vir ao de cima, algum sentido de unidade face ao objectivo central de retirar a amioria absoluta a Sócrates, o que vemos é a indignidade de muitos, a «révanche», a ideia do «quanto pior melhor». Interesses pessoais acima de tudo. Este não, porque se não não me safo...
E mesmo que me venham dizer que Ferreira leite é apenas a lebre de Rui Rio (coisa estranha, para mim), e sem que eu possa esquecer o que ela foi como ministra, talvez Sócrates trema mais só de pensar que um dia tem MFL pela frente.
(Não me digam que não tenho nada a ver com isso. Tenho: o fim da maioria absoluta maléfica depende disso. E essa é uma questão que me diz directamente respeito).
E esta notícia?

A outra face do PSD

Se o esmorecimento pagasse imposto...

Na Ribeira das Naus, Cais do Sodré

CML dá licença a agências europeias, sem mais construção - Fonte: Diário Digital Publicado há 1 hora: ...europeias, sem mais construção A Câmara de Lisboa aprovou o licenciamento dos edifícios...acrescentou o autarca. A Câmara de Lisboa adiou em Dezembro a concessão de licença...discutir com a Administração do Porto de Lisboa (APL), promotora da obra, a segunda fase...

Quartel do Carmo

CML e GNR reabilitam Quartel do Carmo - Fonte: TVNET Publicado há 38 minutos: A Câmara de Lisboa e a GNR assinam esta quinta-feira um protocolo de colaboração que dará...terraços do Quartel do Carmo. Estarão presentes o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o tenente-general, Carlos Manuel Nunes e o arquitecto...

Feira do Livro

Feira do Livro: Câmara recusa realização de evento simultâneo da União de EditoresA Câmara de Lisboa recusou a realização da festa do livro, promovida pela União de Editores Portugueses em simultâneo com a feira do livro, organizada pela Associação ...Visão - 23, Apr 2008 - 22:04 Câmara recusa realização de evento simultâneo da União de EditoresSol - Cultura- 23, Apr 2008 - 21:04
Câmara de Lisboa entrega à APEL organização da Feira do LivroA Câmara de Lisboa decidiu entregar à Associação Portuguesa de Editores e Livreiros a organização da Feira do Livro no Parque Eduardo VII, com data de arranque marcada...Público - Geral - 23, Apr 2008 - 21:04

quarta-feira, abril 23, 2008

Precários

Lisboa/Precários: Câmara aprova tribunal arbitralA Câmara de Lisboa aprovou hoje a criação de um tribunal arbitral que vai decidir a integração dos trabalhadores precários no quadro de direito privado do município....Visão (23/04/2008)

Baixa

Lisboa: GEOTA questiona projecto de revitalização da Baixa e defende consul...A organização ambientalista afirma que a proposta de delimitação do projecto que vai ser discutido em Assembleia Municipal na próxima semana "carece de justificação" e defende a adopção de "uma área m......RTP - Nacional (23/04/2008)

terça-feira, abril 22, 2008

Precários

Lisboa/Precários: António Costa reúne com oposiçãoO presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, vai reunir quarta-feira com a oposição para discutir o acordo com os sindicatos para a criação da comissão arbitral que vai decidir a integração dos trabalhadores precário...Visão (22/04/2008)

Nada de mais. E tanto sururu...

Notáveis do PS criticam. E então? (Leia aqui uma notícia do 'Expresso' e aqui o texto da «proclamação», alusivo ao 25 de Abril).

Democratas americanos

Hoje é o Dia D para os Democratas: Hillary ou Barak? A Pensilvânia pode decidir tudo. às 3 da manhã de Lisboa já saberemos...

Aviso à navegação

Nos últimos dias, um cidadão anónimo (como convém...) tem-se divertido a inserir nos comentários deste blog um pequeno texto de 3 linhas apodando um dirigente político de Lisboa de tudo e mais alguma coisa.
Não vale a pena insistir. Apago. Mas se a sua formação é essa, força, pode continuar: volto a apagar.
Para quem não se lembra, neste blog a regra de ouro é «insultos e insinuações, não». Escrevam noutro sítio. Há aí tanto blog que não apaga essas coisas... Desamprem-me esta loja...

Parque Mayer

Lisboa/Parque Mayer: Universidade estipula "elementos intocáveis" - O vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, Manuel Salgado (PS), fez o anúncio durante o último debate sobre o concurso de ideias do Parque Mayer, Jardim Botânico e Edifícios da Politécnica, que deco......RTP - Cultura (21/04/2008)

segunda-feira, abril 21, 2008

Normalíssimo

Mais 2 milhões, menos 2 milhões... que mal faz? Aqui.

PSD

Ferreira Leite avança. Bye-bye, maioria absoluta. Aqui. Agora é que Passos Coelho se lixou. Por 24 horas, vejam bem o que acontece a um cidadão politicamente oportun(o)ista. E Ferreira Leite leva o apoio de Rui Rio, leio aqui.

MAI em causa

Mais chavascal noutro concurso público. Isto não pára mesmo...

PSD insonhado

Saiba por que é que aparentemente Sócrates ainda acaba por dormir descansado. Eles não se entendem. Eles não se querem entender. Ainda bem. Leia aqui e depois aqui: Ferreira Leite, Paula Teixeria da Cruz, Lopes da Costa, António Preto... que salsada!

domingo, abril 20, 2008

Santa Apolónia

A CP diz que quer a estação de Santa Apolónia a funcionar. Comerciantes, utentes e moradores, também. Há quem pergunte: «Então andaram a alardear o prolongamento do Metro até Santa Apolónia e a gastar milhões e agora querem fechá-la?». E é logo o Presidente da CML que vem dizer isto?
Mas... quem pode, quer o quê?

Os paseios até são largos - dizem os moradores

Moradores da Avenida do Brasil reclamam mais estacionamento - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 13 horas - ...da Avenida do Brasil, no Campo Grande, Lisboa, estão com os nervos em franja devido...altura em que a Polícia Municipal de Lisboa intensificou a fiscalização do trânsito...obter esclarecimentos junto da Câmara de Lisboa sobre esta questão, mas sem êxito até...

sábado, abril 19, 2008

Privilégios não se têm aqueles que se quer: têm-se aqueles que se pode...

Acabo de saber que houve há dias uma sessão em que Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, fez uma exposição sobre coisas da sua área para Lisboa.
Pode ver aqui o «power point» que ela levou para os militantes do PS: uns privilegiados. Quanto não vale ser governo...
(Depois de clicar em cada Doc, pode levar três segundos a abrir. Mas abre. Não desanime. Veja sobretudo os Docs 14 a 21)

Taxa de ruído em causa

Colectividades: Associação de Lisboa repudia cobrança de taxas de ruído e o...As Colectividades estiveram hoje reunidas, em Lisboa, num encontro promovido pela Associação das Colectividades de Lisboa, para discutir as medidas a tomar sobre a cobrança de taxas de ruído e ocupaçã......RTP - Nacional (19/04/2008)

Monumental Zeca!

José Afonso! Músicas em barda!
Que site do caraças, meu! Aqui. (É assim: você escolhe um álbum, ele aparece-lhe numa janela do lado direito, você vai lá abaixo e clica no play - o triangulozinho branco). Lembre-se de coisas como «Traz um amigo também» ou «Grândola, Vila morena». É o Zeca no seu melhor. Obrigado a quem mo enviou.


It's the economy, stupid!

Feira do Livro de Lisboa e tubarões. Aqui.

Um certo PSD

Leia isto que é edificante. E não deixe de ir aos comentários também. Mais edificante ainda... Mas a coisa continua: veja quem apoia Passos Coelho e porquê, na opinião dos autores de um blog.

Regiões

Regiões de Turismo extintas mas em funções - Fonte: Jornal de Notícias Publicado há 6 horas
...actualmente, "em gestão corrente" até à entrada em funções dos futuros espaços, que coincidem com as NUT II (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve), assim como dos pólos de desenvolvimento turístico integrados nas áreas regionais Douro, Serra da Estrela...

Aguardemos então!

JAC no 'Público' de hoje, analisa um novo jornal que surgiu em Lisboa e explora as suas fontes de financiamento. No artigo, é citada uma frase de F. Barros sobre Helena Lopes da Costa que pode interessar se corresponder a algo real e não for apenas mais uma acha nas guerras do PSD / Lisboa. Diz assim: «"haverá em breve notícias sobre investigações da PJ a empresas que dependiam dela"» (ponho duplas aspas porque estou a citar JAC que cita FMB!).
Aguardemos, então.

Santa Apolónia

Terminal de cruzeiros
Caso estação seja desactivada com a expansão da Gare do Oriente - António Costa defende estudo para instalar terminal de cruzeiros em Santa Apolónia - 18.04.2008 - 19h38 Lusa - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, defendeu hoje deveria ser estudada a possível utilização da estação ferroviária de Santa Apolónia como futuro terminal de cruzeiros caso aquele ramal seja desactivado com a expansão da Gare do Oriente.

Estou agradavemente surpreendido...

O «JN» de hoje em força sobre Lisboa:

Santa Apolónia
Ligação do Metro a Santa Apolónia
Santa Apolónia sem comboios desagrada a utentes e comércio
Técnicos divergem quanto ao encerramento
Uma estação com história
A história

A massa do Casino é para a campanha eleitoral, meus senhores - já toda a gente percebeu, não é?

Cara GP, foi bom ler o teu registo. Sinal de que o essencial das coisas não escapa - penso que nem a ti nem a ninguém que ande nestas andanças (do Salão Nobre para a Sala de Sessões e desta para a Sala do Arquivo... daquele «palacete» do século XIX que são os Paços do Concelho). É claro que faz confusão que um Governo de Sócrates não entregue a massa do Casino. No tempo de Carmona, se te lembras, foi dada a explicação oficial mais primária: a CML não tinha apresentado planos. Uma coisa assim um bocado esfarrapada. Mas pensámos todos: Bom, agora com a CML de maioria PS e com o mesmo Governo Sócrates, a coisa muda: tomem lá a massa. Mas não. Nem massa nem nada. E o mesmo fado: a CML não apresenta planos. Mistério da noite profunda - como nas novelas brasileiras...
Ainda ontem mesmo tinha estado em longo debate com dois amigos sobre esta matéria - sem imaginar que tu mesma estavas a essa hora à volta com o mesmo assunto.
Pois eu tenho a teoria mais simples do mundo: estando as finanças municipais como sabemos e havendo aqueles milhões ali no cofre do Estado guardadinhos para a CML, acho que a explicação para o que se passa (que agora já não posso qualificar de atraso mas im de táctica de compasso de espera) deve ser a coisa mais evidente: o dinheirinho está guardadinho para dar um brilhozinho aos dias que antecedem a campanha de 2009.
Aguardem e vão ver que a massa vem mesmo a tempo de entrar no Orçamento de 2009. E é nessa sede que vai ser utilizado. Nessa altura haverá os tais planos, haverá verbas, haverá inaugirações e primeiras pedras.
Nada de novo, portanto.

Surpresa

Não sabia que António Costa tinha sido escolhido para a Quadratura por voto de Pacheco Pereira e Lobo Xavier. Na quinta foi a estreia de Costa. Leia aqui.

117 mil leituras em dois anos

Queria chegar aos 120 mil. Ficou lá perto. São 58 500 por ano. Não é mau. Mas atenção: o blog já existe há mais tempo: desde Fevereiro de 2005. O contador é que só foi inserido em 18 de Abril de 2006...

sexta-feira, abril 18, 2008

Eh, pá! Tanta aguinha!

Lisboa - O dia de ontem registou as maiores chuvas desde 1864 - Por Ioli Campos - Há 1 hora Lisboa teve a maior chuvada de Abril desde 1864, entre as 9h00 de quinta-feira e as 9h00 de sexta, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

RiR

Lisboa: Rock in Rio compensa emissões de carbono com 15 mil árvores - Fonte: Sol Publicado há 1 hora - ...várias cidades «sempre com um palco em Lisboa de dois em dois anos» O Rock in Rio acontece este ano pela terceira vez em Lisboa, realizando-se em duas partes no Parque...revelou hoje o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS)

Feira do Livro: bronca por causa da Leya de Paes do Amaral

APEL e UEP concorrem ao mesmo espaço - Contenda pela Feira do Livro, Por César Avó - As duas associações de editores e livreiros estão outra vez de candeias às avessas. A Feira do Livro de Lisboa é o pomo da discórdia. O editor da Europa-América lança acusações à UEP – o novo grupo Leya estará a ser favorecido. (...)

Precários da CML: acordo «de princípio» - a reunião «correu bem»

(...) Como o sindicato mantém a dúvida de que legalmente a comissão arbitral substitua um concurso de oferta de emprego e teme uma eventual contestação do processo em tribunal, António Costa acordou que caso haja uma impugnação em tribunal «serão abertas ofertas públicas de emprego». (...)
.
Actualização
No 'Público' de sábado, AH escreveu: «Caso o assunto não esteja resolvido até ao final de Julho, data em que terminam os contratos dos trabalhadores precários, a autarquia comprometeu-se a prorrogar o prazo dos actuais vínculos laborais, explicou ainda Delfino Serras. Quanto às cerca de quatro dezenas de trabalhadores que já foram mandados para casa, também eles poderão recorrer a este tribunal arbitral.»

Por favor

Olhe ali ao lado para o «conta-quilómetros». 18 de Abril de 2006: foi quando o contador começou a contar. Faça as contas.

Júdice, declarações de interesses e leis

«Vou cumprir as leis». Basta. «Não preciso que os vereadores mo lembrem». Basta. «Ele tem interesses na área do imobiliário». Aqui.
Nota: A empresa para a frente ribeirinha que Júdice vai dirigir foi ontem criada ('Público' de hoje) e chama-se Sociedade Frente Tejo.

Jardim da Estrela

(...) o piso sintético tem o inconveniente de "aquecer" em demasia. "O areão tem é que ser limpo mensalmente, desinfectado, o que não acontecia antes".
Tela Roque, JN
Não quero ser mais papista que o papa. Mas sei que no Jardim de Infância do Casal Popular da Damaia o ministério e a Câmara pressionaram para que a areia do parque infantil fosse substituída por piso sintético. Penso que até obrigaram a isso aqui há uns anos, e com base em argumentos legais e de saúde das crianças. Se assim for, isto foi um erro. Poupa-se dinheiro no piso mas gasta-se em alergologistas...

quinta-feira, abril 17, 2008

Menezes: «Directas!»

PSD vai para directas
É a 24 de Maio. O PSD vai para directas. Menezes não se candidata. Como aqui estou a escrever há mais de três semanas. Achei sempre mas mais agora, nos últimos dias, que ele não aguentava a pressão. É que até Ângelo Correia lhe virou as costas agora...
Esta noite Sócrates não dorme (1). Garanto.
Menezes - já o escrevi - é o seguro de vida da maioria absoluta de Sócrates.
Avançam Aguiar Branco e Pedro Passos Coelho.
____
(1) Isto deve ser verdade, pela razão que lhe adianto logo a seguir. É o que penso, analisando tudo de uma só vez... E mantenho-o, apesar de ter ouvido aquela aventesma do «Luisinho» afirmar o contrário («Sócrates sossega»). E o Resendes não o desmentiu. Olha que dois ex-directores-do-DN. Foi na SIC N, na sequência do directo.

Chaminé

Lisboa: Possível derrocada de chaminé da escola básica Paulino Montez leva à intervenção das autoridades - Fonte: Sol - Publicado há 2 horas - ...Protecção Civil da Câmara Municipal de Lisboa disse à Lusa que foram contactados pelo Departamento...Educação e Juventude da Câmara municipal de Lisboa. O relatório efectuado pelos sapadores de Lisboa confirmou que «pedaços de cimento provenientes...

Adeus, Santa Apolónia?

Encerramento de Sta Apolónia pode ser uma realidade - Fonte: TVNET - Publicado há 79 minutos - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), defendeu esta quinta-feira que a hipótese de encerrar o ramal ferroviário...expansão da Gare do Oriente seja um novo símbolo desta nova fase de relançamento da cidade de Lisboa ", concluiu.
Notícias relacionadas:
há 81 minutos António Costa: Encerramento de Santa Apolónia deve ser equacionado no contexto de expansão Gare do Oriente - Sol
há 1 hora Encerramento de Sta Apolónia deve ser equacionado no contexto de expansão Gare do Oriente - António Costa - RTP
há 1 hora Encerramento de Santa Apolónia deve ser equacionado após expansão da Gare do Oriente - Público
há 1 hora António Costa: Encerramento Sta Apolónia deve ser equacionado - Diário Digital
há 2 horas Lisboa: António Costa sugere fim da estação de Santa Apolónia - Rádio Renascença
Mas:
Lisboa: CP quer manter Estação de Santa Apolónia a funcionarEm comunicado enviado à Agência Lusa, o porta-voz da CP afirma que a empresa "tem em mente continuar a efectuar a ligação suburbana sobre Santa Apolónia", lembrando que há pouco tempo foi inaugurada a......RTP - Economia (18/04/2008)

Júdice

Lisboa: Júdice garante vai cumprir a lei e que não precisa que os vereadores o lembrem disso - Fonte: Sol - Publicado há 55 minutos - Confrontado com os pedidos dos vereadores da câmara de Lisboa, Manuel Ramos (Lisboa com Carmona) e Helena Roseta para que o advogado...demonstrar», afirmou, recordando que a Câmara de Lisboa aprovou quarta-feira o Plano Estratégico elaborado...
Notícias relacionadas:
há 84 minutos Lisboa: José Miguel Júdice garante vai cumprir a lei e que não precisa que os vereadores o lembrem disso - RTP
há 85 minutos José Miguel Júdice afirmou vai "cumprir a lei" - TVNET
há 1 hora Lisboa: José Miguel Júdice garante vai cumprir a lei - Diário Digital
há 21 horas José Miguel Júdice: “Era o que faltava eu ter sido chumbado” - Diário Económico
2008-04-16 Sá Fernandes em declarações ao SOL: ‘Se fosse eu não aceitava ficar à frente do plano para a zona ribeirinha’ - Sol

Lá do alto...

José Miguel Júdice: “Era o que faltava eu ter sido chumbado” - Fonte: Diário Económico Publicado ontem às 23 horas: A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Lisboa recusaram-se ontem a dar um parecer – como o Governo tinha pedido – sobre a nomeação de José Miguel Júdice para presidente...

quarta-feira, abril 16, 2008

Contas de 2007

Lisboa: Câmara vai pedir auditoria externa às contas de 2007 - Fonte: Diário Digital Publicado há 85 minutos - Lisboa: Câmara vai pedir auditoria externa às contas de 2007 A Câmara de Lisboa vai fazer uma auditoria externa às suas contas de 2007...reunião do executivo, anunciou a vereadora dos Cidadãos por Lisboa, Helena Roseta. Na reunião, os vereadores do movimento...

Na sessão da CML, hoje...

Foi assim:

1.
Relatório da gestão complicada de 2007: aprovado
Lisboa: Câmara aprova relatório de gestão de 2007 - Fonte: Sol Publicado há 20 minutos: ...actual executivo.António Costa destacou que «graças ao esforço que foi feito no segundo semestre de 2007, o Município de Lisboa deixou de estar na lista dos municípios que violam os limites de endividamento».O autarca referiu igualmente a redução das...
.
2.
Frente ribeirinha: CML não se preocupa com Júdice e aprova projecto de estratégia
Frente Riberinha: Câmara entendeu não se pronunciar sobre José Miguel Júdice (ACTUALIZADA) Fonte: Agência LUSA Publicado há 26 minutos Lisboa, 16 Abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou hoje que a autarquia entendeu...vereadores, com os votos contra do movimento Cidadãos por Lisboa e do Bloco de Esquerda. O autarca já comunicou a decisão...
.
3.
Ponte Chelas / Barreiro: impactos devem ser estudados

Chumbada também pelo PSD

Felizmente, a nova lei eleitoral autárquica não passou na AR. Por uma vez é saudável que o PSD esteja do lado certo, mesmo que pelas razões erradas... Chumbo! Aqui.

E a Júdice disseram nada...

Lisboa / Câmara descarta nomeação de Júdice / António Costa propôs e a maioria aceitou, com a oposição de Roseta e Sá Fernandes: a Câmara de Lisboa não se pronuncia sobre a indigitação de José Miguel Júdice para presidente da sociedade que vai gerir a requalificação a zona ribeirinha. A sessão de câmara ainda decorre.
Paulo Paixão / Expresso on line
Sobre o mesmo assunto, ver Ana Henriques, Público Última Hora, aqui.

E a Júdice disseram nada...

Lisboa / Câmara descarta nomeação de Júdice / António Costa propôs e a maioria aceitou, com a oposição de Roseta e Sá Fernandes: a Câmara de Lisboa não se pronuncia sobre a indigitação de José Miguel Júdice para presidente da sociedade que vai gerir a requalificação a zona ribeirinha. A sessão de câmara ainda decorre.
Paulo Paixão

A Ordem dos Arquitectos e a CRIL

A CRIL está em discussão: CRIL em debate hoje na Ordem dos Arquitectos - A conclusão de um troço de estrada de 3,7 quilómetros que fecha a Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), uma obra adjudicada pelo actual Governo do PS em Novemb...Construir - 16, Apr 2008 - 03:04 .

Duas fases?

Construir a nova Ponte em duas fases? Isso é coisa dos novos cursos de Engenharia ou de Finanças? É que há opiniões em cima da mesa, desde ontem, pelo menos, no sentido de que a Ponte seja primeiro e só ferroviária e só depois rodoviária. Não vejo a utilidade deste faseamento. Sinceramente. Não sei qual vai ser o engenheiro mais o financeiro que vão propor isso em concreto. Se era só para marcar agenda mediática, lamento...
.
ACTUALIZAÇÃO
Depois de algumas conversas esta manhã e de ler os comentários, esclareço o meu ponto:
Uma coisa é: quando a parte ferroviária estiver pronta, essa parte entrar logo em funcionamento - e é essa a proposta do LNEC, contra o que nada tenho, evidentemente -; outra coisa completamente diferente e errada seria: acabar aa parte ferroviária, parar, e depois, um dia, se calhasse, talvez... continuar a obra...Isso, era muito mau para as finanças do País e para a malta do Barreiro e zona Sul, que teria de continuar a ir à volta, pela 25 de Abril ou pela Vasco da Gama... Claro que é desse erro que falo... Atenção: um erro que foi trazido para a opinião pública depois da sessão de ontem da CML, mas creio bem que à margem do que era a intenção do LNEC.
Quanto à questão ambiental: já li números de uma entidade (julgo que da RAVE) que dão pouco acréscimo de viaturas. E, claro, têm de ser tomadas medidas em Lisboa para espalhar os carros...

Duas coisas: a SIC é o canal mais reaccionário e Sócrates ne assim se safa...




terça-feira, abril 15, 2008

Jardineiros de Lisboa em protesto

Sabiam que há na UBI um Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social?

Albufeira: 1ª cidade no ranking da qualidade de vida promete investir nos espaços verdes - Fonte: Barlavento Publicado há 2 horas - ...Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior lhe atribuir o segundo lugar, logo depois de Lisboa. 15 de Abril de 2008 16:26 Com 30 anos de vida, o barlavento é hoje uma referência no Algarve. Sempre no caminho da verdade...

Ponte 3 Lisboa / Barreiro

Terceira Travessia: Componente ferroviária a funcionar antes da rodoviária é ideia "interessante" - António Costa - Fonte: RTP Publicado há 30 minutos - ...valências que a Administração do Porto de Lisboa considerou importantes ter para a actividade...de actividade portuária na cidade de Lisboa que permitam diminuir os impactos visuais...de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa, designadamente o tarifário das portagens...
há 8 horas Terceira travessia sobre o Tejo: Costa quer contrapartidas financeiras - Expresso
2008-04-14 Travessia rodo-ferroviária: Corredores das pontes sobre o Tejo - Diário Económico
Chelas-Barreiro: Construção da rodovia da terceira travessia implica mais 700 milhões de euros - Fonte: Sol Publicado há 3 horas - ...trazer mais cinco mil a 20 mil carros para Lisboa. A vereadora do grupo Cidadãos por Lisboa, defendeu ainda haver uma «completa desarticulação...institucional entre o Governo e a cidade de Lisboa» Sá Fernandes, que disse discordar da construção...

1/4

Investimento em Lisboa caiu para metade em 2007 - Jornal de Negócios - Portugal - Lisboa,Portugal - No ano passado, António Costa cortou o investimento camarário para metadedo realizado em 2006, executando apenas um quarto do que estava previsto...

Prédios em Lisboa

Estes, que há seis anos Santana Lopes quis recuperar para dar exemplo não conseguem atrair compradores.... Eram um emblema, dizia o imaginativo...
É por essas e por outrasque eu acho que é uma ilusão andar a contar com o ovo da venda de palácios - seja mesmo da sua concessão. Veremos...

segunda-feira, abril 14, 2008

Júdice é que sabe

Hospitais de Lisboa

2008-04-14 21:01 - «Todos os Santos» / Novo hospital dita encerramento de 5 unidades de saúde - Santa Marta, Desterro, S. José, Capuchos e D. Estefânia fecham portas em 2012. Para já o Hospital de Todos os Santos ainda é virtual, mas daqui por 4 anos deverá estar concluído. Nessa altura os hospitais que actualmente fazem parte do centro hospitalar de Lisboa central vão encerrar. São eles Santa Marta, Desterro, S. José, Capuchos e D. Estefânia. (...).

Parque Mayer / Jardim Botânico

Parque Mayer: Artistas e cientistas pouco dispostos a ligação ao Jardim Botânico - Os artistas querem os seus teatros, os cientistas o seu "museu vivo": posições pouco abertas à ligação entre o Parque Mayer e o Jardim Botânico, defendidas nos project...Visão - 14, Apr 2008 - 22:04

«Chumbo» para projecto do Governo

Assembleia Metropolitana de Lisboa chumba proposta de novo regime jurídico - Fonte: Sol
Publicado há 33 minutos - ...presidente da Assembleia Metropolitana de Lisboa referiu que a única novidade apresentada...disse. A Assembleia Metropolitana de Lisboa rejeitou hoje, por maioria, com a abstenção...jurídico das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, que será discutida sexta-feira...

Última hora / Selecção PD

00:02 Sociedade - Cuidados Primários: coordenador pede demissão
23:53 Internacional - Países da UE testam resposta a cheias
23:00 Sociedade - Avaliação: nem todos os professores estão de acordo
22:17 Desporto - França: Pauleta marca mas PSG volta a perder em casa
21:36 Política - Menezes quer «incentivos radicais» para interior
21:27 Política - Jardim «ofende» Cavaco Silva

Mas a Medicina no Trabalho é uma obrigação legal da CML...

Câmara de Lisboa dispensa cinco médicos do trabalho - Diário de Notícias - Lisboa - 4 horas atrásA Câmara Municipal de Lisboa (CML) acaba de dispensar cinco médicos que ali prestavam serviço na área da medicina do trabalho e prepara-se para passar essa ...

Memorando de Entendimento ME / FENPROF

Vale a pena espreitar esta raridade... Devia ser exposta no Museu de Arte Contemporânea.

Daqui por duas semanas: decisão final do Governo

Novo aeroporto internacional de Lisboa: Restrições só serão levantadas no final do mês - Fonte: Diário Económico Publicado ontem às 23 horas - ...construir o novo aeroporto internacional de Lisboa. Segundo fonte oficial do Ministério...sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa”, que agora está previsto para o Campo...implantar o novo aeroporto internacional de Lisboa, Mário Lino estará então em condições...

Com os dentes todos... Alguém está a mentir

Menezes diz ? Então ele desmente...

Campanha nos EUA / selecção DD

Obama ganha terreno sobre Hillary na Pensilvânia - sondagem
John Cleese oferece-se para escrever discursos de Obama
EUA: Demissão do principal estratega da campanha de Clinton
Obama arrecadou mais de 40 milhões de dólares em Março
McCain diz ter personalidade e experiência que faltam a Obama
Hillary lança propaganda contra McCain, republicano responde

Hospital: espera-se que não fechem já os outros que este há-de substituir... alguns dos quais não devem fechar nem depois de este abrir

Nasce" hoje hospital de Todos os Santos - Fonte: Jornal de Notícias - Publicado há 4 horas - ... metros quadrados foi comprado à Câmara de Lisboa por 12 milhões de euros Ivete Carneiro... hoje, no Parque da Bela Vista, em Chelas, Lisboa, o concurso público para a construção...para substituir o Centro Hospitalar de Lisboa Zona Central (que junta S. José, Capuchos...

PS / Lisboa

Julgo que, agora sim, já são estas as listas novas, recentemente eleitas: CP, aqui, e Secretariado, aqui.

domingo, abril 13, 2008

Assim, corre-lhes a vida muito bem!!!!

Do Orçamento do Estado directamente para a conta de uma série de gente. Duas manchetes em dois dias seguidos sobre o «mesmo» assunto: roubo de milhões, muitos milhões. No blog de Vitor Dias tem um post que juntou os dois casos... Aqui.

Fernando Pessoa


21 aguarelas.
De Pessoa.
São de Hermenegildo Sábat.

Em defesa do Cinema Paris

O Forum Cidadania LX deixa claro o seu interesse pelos cinemas da velha Lisboa. Aqui tem mais um exemplo: o Paris.

PSD: Ângelo, Pedro, Menezes, Sócrates e a D. Maioria Absoluta

Apesar disto e disto, faço notar aos mais ingénuos ou mais distraídos que só haverá directas SE Menezes quiser e as marcar: a competência é exclusivamente sua. Pescadinha de rabo na boca, portanto: até final do mandato, só haverá directas se o senhor a substituir quiser ser substituído... Sócrates bate palmas e já rejubila em cima de nova maioria absoluta... coisa que neste momento mais parece uma miragem, apesar dos maus resultados do PSD nas sondagens - padrão de análise e de governação, como se sente cada vez de forma mais descarada, por exemplo na repetida cena das apresentações de obras públicas nas televisões... Um desconchavo...
ORA Á SABIDO QUE ISTO SÓ MUDARÁ NO DIA EM QUE FOR INTERROMPIDO O CICLO VICIOSO DO ORA-AGORA-VAI-O-PS-ORA-AGORA-VAI-O-PSD-ORA-AGORA-VOLTA-O-PS-ETC....

sexta-feira, abril 11, 2008

Consta que alguns procuradores pediram para ser substituídos...

«(...)
39 inquéritos e seis averiguações preventivas, que poderão desembocar na abertura de novos inquéritos criminais.
Os casos estão repartidos por três estruturas de investigação – Polícia Judiciária, Unidade Especial de Investigação liderada por Maria José Morgado e 9.ª secção do DIAP de Lisboa. A coordenação é assegurada pela equipa de Maria José Morgado e o clima tem sido de grande cooperação entre os investigadores. O nosso jornal sabe que uma parte dos inquéritos em investigação deverá ter resultados em Junho, tendo em conta os prazos e as intenções da equipa.

(...)
23 NA DCICCEF
Das 45 investigações na Câmara de Lisboa, 23 são do Departamento Central de Investigação e Combate à Criminalidade Económico-Financeira (DCICCEF), da PJ.
15 NA UEI
A Unidade Especial de Investigação (UEI), liderada por Maria José Morgado, também tem uma fatia importante dos processos investigados: 15.
CINCO NO DIAP
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), integrado na Procuradoria-Geral da República (PGR), tem cinco processos de investigação.»

CM

Haverá zanga entre compadres? Viremos a saber as verdades??

Em causa reacções de José Sócrates à previsão do FMI - Vítor Constâncio aconselha Governo a ser “mais realista” quanto ao crescimento da economia - O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, considera que o Governo deve ter uma visão “mais realista” sobre o crescimento da economia portuguesa, contestando a posição do primeiro-ministro que considerou “excessivamente pessimista” a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) de que Portugal apenas crescerá 1,3 por cento em 2008.

É tristemente espantoso...

O Bloco está enganado. «2001 - ano em que Santana Lopes tomou posse na Câmara de Lisboa». Coisa estranha. Que distância em relação à realidade. Como reflectir depois - se a base está errada, alegremente errada?
Há coisas espantosas, não há??

Empréstimo E ou empréstimo OU plano de pagamentos a credores?

António Costa: "Natureza complementar do plano com o empréstimo".
PSD: "Com este plano, o PS assume que o empréstimo morreu".
Leia aqui.

O sorriso de Sócrates é só amarelo

Sodagem Aximage
(comparação de Março deste ano com Abril deste ano) :
PS - de 33,8 para 35,8%
PSD - 28,4 para 26%
CDU - 9,2 para 8,9%
BE - 8,5 para 10,2%
CDS - 4,5 para 5,1%
Indecisos: 27%.
Popularidade dos líderes: «Francisco Louçã com 12,2, José Sócrates teve uma melhor nota em relação a Março, ao passar de 7,4 para 8,2. Menezes subiu de 8,7 para 8,9 e Paulo Portas de 8,5 para 8,9. Jerónimo de Sousa obteve um 11».
CM de ontem

Costa sai do RCP

Por ir para a SIC N, António Costa deixa o RCP. Leia aqui.

Droga, peixe ilegal e cenas da vida real no Martim Moniz

"Quando aqui entraram, pediram desculpa e, quando saíram, disseram obrigada". Ana Henriques esteve lá no rescaldo...
Público
(...) foram apreendidos dois mil quilos de peixe sem rotulagem, avaliados em 8 mil euros, a par da identificação de 310 cidadãos estrangeiros. Mónica Costa relata pormenores.
JN

O do Lavra vai para «revisão»

A par do Ascensor do Lavra, subsistem ainda em Lisboa os ascensores da Glória (1892) e da Bica (1892) e o elevador de Santa Justa (1902), todos eles classificados como Monumento Nacional.
Público

Um em 112 milhões...

O primeiro blogue nasceu 1994, pelas mãos de Justin Hall. Hoje são mais de 112 milhões em todo o mundo. Li aqui.

quinta-feira, abril 10, 2008

Trovoadas de Cabinda

Esta noite, pelas 4, um trovão gigantesco acordou-me. Não assustou porque tive nesta matéria um treino pior que o de Lamego (Operações Especiais, vertente Rangers): em Cabinda, onde passei 27 meses no meio da floresta virgem - Mata do Maiombe - as trovoadas tropicais eram de hora e meia, céu escuro às duas da tarde, raios em cima de raios a riscarem o céu de azul em todas as direcções, chuva em torneiradas grossas e tudo o que era animal (sinais para a nossa tranquilidade) desaparecia da vista... Um «trovaozinho» destes só dá para fazer lembrar, não para assustar. Apesar dos apesares.

Voa mas baixinho...

Hoje, isto fez-me lembrar a anedota do crocodilo que voava baixinho: recordam-me num dos jornais diários que há dias Ângelo Correia já se declarava desiludido com Menezes; hoje, é referido que Pedro Passos Coelho se oferece para liderar o PSD. Mas nem um nem outro com garra, nem com firmeza: tudo voos rasantes.
Não é assim, nem com estes nomes nem com voos baixos que Sócrates treme. Têm que fazer muito mais, muito melhor - para pelo menos retirarem a maioria absoluta ao homem.

Tau, tau: dois tiros no Rossio

14 de Dezembro de 1918, Estação do Rossio. Dois tiros. Tau, tau. Sidónio cai no chão. Quem disparou? É uma grande responsabilidade de quem é neto honrar o avô (28 anos preso) - e o pai, já agora. É assim, seguramente. Uma grande responsabilidade.
(Descobri - fui «descoberto» - esta relação muito recentemente, como suponho que se deduz...)

Senhoras e senhores...

... E para a Câmara de Lisboa: zero!!!! (Até agora, acho eu.)

Frente ribeirinha

(...) Na próxima quarta-feira, o plano para a frente ribeirinha voltará a ser discutido na Câmara, altura em que os vereadores irão votar não só o documento, mas também o nome de José Miguel Júdice – indicado pelo Governo – para liderar o projecto.
Isto, apesar de a Câmara de Lisboa não fazer parte da sociedade criada pelo Governo para gerir o plano para a frente do Tejo. Segundo António Costa, a autarquia decidiu ficar de fora por «ter entendido que não se deviam mobilizar os 4 milhões de euros necessários para o capital social dessa sociedade».
(...) Ruben de Carvalho, vereador do PCP, mostrou-se também preocupado com os prazos definidos para a reabilitação das zonas de Santa Apolónia/Cais do Sodré e Belém/Ajuda, segundo os quais a maior parte das obras deverá estar concluída até 2010.
«A pressão do tempo pode ter consequências no menor cuidado na concessão e construção e no aumento dos preços», alertou o comunista. (...)
Sol

quarta-feira, abril 09, 2008

Pagamentos da CML

Lisboa: Visto do Tribunal de Contas necessário para pagamentos a credores ... - Os planos de pagamento de dívidas a credores da Câmara de Lisboa com encargos superiores a 333 mil euros carecem de visto do Tribunal de Contas, afirmou hoje o presidente da autarquia, António Costa (PS)....Visão (09/04/2008)
Lisboa - A Câmara de Lisboa aprovou, esta quarta-feira, um plano para pagar as dívidas aos maiores credores que ascendem a 240 milhões de euros. Foi a alternativa encontrada no caso do Tribunal de Contas chumbar em definitivo o p...TVI - Informação (09/04/2008)

Ai, EPUL, EPUL...

Lusa, hoje, sobre a sessão da CML: «Na reunião, os vereadores da CDU Ruben de Carvalho e Rita Magrinho apresentaram uma proposta para que fosse submetida à Câmara até ao final do mês a nomeação de um novo conselho de administração da EPUL e os planos de actividades e orçamento, "documentos de controle financeiro, económico e político" da empresa que estão em falta.
De acordo com António Costa, as propostas dos vereadores comunistas foram retiradas após os esclarecimentos prestados sobre o desenvolvimento do processo de reestruturação da empresa.
O vereador comunista Ruben de Carvalho afirmou depois aos jornalistas que a proposta para apresentação de um novo conselho de administração da EPUL "foi adiada" e que a proposta exigindo a apresentação dos balanços e contas da empresa foi aprovada por unanimidade.
"Desde 2005 que não há balanços e contas da EPUL", sublinhou.
Quanto à necessidade de ser nomeado um novo conselho de administração, os vereadores comunistas mantém a intenção de apresentar a proposta "se esse problema não estiver resolvido dentro de três semanas".
Os autarcas comunistas alegam que o actual conselho de administração foi nomeado por despacho do anterior presidente, Carmona Rodrigues, num processo que levantou "dúvidas legais", por não ter passado pela aprovação da vereação.» (...)
Até final do mês, haverá novidades em torno da EPUL, dizem.

Luta laboral chega ao futebol profissional e à 1ª Liga

Jogadores do Boavista ameaçam fazer primeira greve no futebol desde o 25 de Abril - Os jogadores do Boavista podem entrar para a história como protagonistas da primeira greve do futebol profissional português no regime democrático, caso concretizem a ameaça feita hoje, devido a salários em atraso.
Até que enfim. Não receberem e ficarem calados por medo das consequências não lhes troxe resultado positivo nenhum, ao que se sabe.

BE à rasca e à defesa

Já não se pode esconder mais: o Bloco está à rasca. No blog habtual, está tudo à defesa. Ele é o problema dos precários / recibos verdes, em que metem água todos os dias e se estão nas tintas para as pessoas reais e concretas e para o seu futuro real e concreto - e agora se sentem na necessidade de dizer que vão estar atentos... vá lá, até que enfim; ele é a necessidade de virem dizer todos os dias que não perderam a confiança em Sá Fernandes... ao mesmo tempo que toda a gente sabe das divergências insanáveis que se cavam todos os dias...; ele são os comentários cada vez mais negativos e muito duros que cada vez mais aparecem nos seus posts - fenómeno recente e crescente que constato (e do qual não participo, esclareço já: analiso, não escrevo. Nunca); ele é a fuga para o lado, com posts cada vez mais escassos e cada vez mais frequentemente com tiros ao lado e cada vez menos virados para a Cidade; ele é aquela história escabrosa da Al Jazeera com voz off de funcionária do seu gabinete - coisa horrível...
... E faltam só 18 meses para Outubro de 2009...

Só? Assim nem vale o dinheiro... A ponte do lá vai um...

Nova ponte do Tejo: Mais 2.500 carros em Lisboa - "80 por cento do tráfego da nova travessia será transferido das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama"....TVNet (08/04/2008)
Nova ponte colocará mais 2.500 carros/dia em Lisboa em 2014, diz a RAVE - Nova ponte colocará mais 2.500 carros/dia em Lisboa em 2014, diz a RAVE - A construção da nova ponte Chelas-Barreiro originará a entrada adicional de 2.500 carros por dia em Lisboa em 2014, segundo estimativas da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, divulgadas esta terça-feira. Durant...Construir (09/04/2008).
Eu acho que esta é a técnica errada: contrabalançar para o outro lado, seja com o que for. 2500 por dia são 70 por minuto, ou seja pouco mais de 1 por segundo nas três faixas - isto é: vai ser a ponte do lá vai um... Acredito mais nos 30 mil dia para cada lado de que alguém falou (acho eu) no Prós e Contras de segunda-feira.
Se ainda por cima se quer que a nova ponte retire trânsito das duas outras, 2 500 parece-me um excesso de zelo ambientalista..

terça-feira, abril 08, 2008

É isto que dói a José Sócrates

Este é o gráfico da desgraça. De cada vez que vê este emaranhado de linhas quebradas na sua memória, Sócrates entra em stress pós-traumático. Esta imagem danada é um pesadelo. Estar há meses abaixo da linha dos 40 - muito abaixo dos 40, até! - deve ser um drama para quem já andou nos 46, 47 e até mais do que isso... O seguro de vida de Sócrates / maioria absoluta / chama-se Menezes. Basta outro nome - qualquer outro nome - e tudo abana. Um nome forte - e tudo abana muito. (O meu drama: ... e o que é que muda no dia seguinte? Maioria relativa é menos grave para o País? - Que raio de dilema. Sei que não quero isto. Mas não sei se quero o outro lado da moeda...).

TTT

Eis a implantação da ponte. Aqui.

Concordo com António Costa

Governo admite portagens em Lisboa - A secretária de Estado dos Transporte, Ana Paula Vitorino, não afasta a possibilidade de implementação de portagens nas entradas de Lisboa.Rádio Renascença - 08, Apr 2008 - 15:04
António Costa opõe-se a portagens em Lisboa - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, considera que são suficientes as portagens já existentes nos arredores de Lisboa, não sendo necessário taxar mais os automobilistas que entram na capital....Rádio Renascença (08/04/2008)

Mai' nada!

PCP quer nova administração na EPUL até ao fim do mês - Os vereadores comunistas na Câmara de Lisboa vão propor amanhã, na reunião do executivo municipal, que seja apresentado até ao fim do mês um novo conselho de administr...Público - Geral - 08, Apr 2008 - 16:04
PCP quer nova administração na EPUL até ao fim do mês - Sol - Política- 08, Apr 2008 - 14:04

Serviços Sociais da CML

No dia 11, às 18.30, na Sede dos Serviços Sociais (ex-Caixa), Avenida Afonso Costa, n.º 41, nas Olaias: Assembleia Geral para «Informações aos associados; Apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas (Balanço) do Exercício de 2007».
Site de Internet em www.sscml.pt.

Governo movido a peixe

Parabéns à Associação Turismo de Lisboa: a animação do Páteo da Galé (sete restaurantes no Terriero do Paço) tem sido mais do que muita, pelo que leio, no Festival do Peixe. E atraiu meio Governo. Isso foi a primeira coisa que estranhei, quando comecei a perceber que tanto minsitro ia lá. E o próprio Sócrates. Coisas que as sondagens fazem ou amor à economia? Ou peixe como combustível...?

Arrependido

O ministro da Cultura enalteceu segunda-feira, à margem do anúncio do IV Prémio BES Photo, o trabalho de galeristas, curadores e leiloeiros que ajudam a superar o fosso entre os mundos das finanças e das artes. (...)
Para quê um ministro da Cultura? O homem não temn dinheiro para nada. Não sabe nada de nada - ouviram o gaguejamento nas rádios ontem de manhã a propósito da ortografia?
Mas paleio não lhe falta.
... Ai se o arrependimento pagasse imposto...