sexta-feira, março 20, 2009

A Gardunha, para lá dos 600 metros de altitude, é realmente fascinante

..
O autor da foto ao lado é um apaixonado da Natureza, designadamente a da Beira Interior. E é-o com toda a legitimidade e com justificação plena: conhece muito bem aquelas paragens, aqueles penhascos, aquelas belezas isoladas e raras.
Ele visitou comigo a Gardunha há uns dias. E, na sequência, publica aqui, e também aqui, no seu blog pessoal, algumas dessas belezas.
No caso da foto que escolhi, há um não sei quê de místico nas várias sugestões de interpretação (sempre de pendor muito pessoal). Para mim, a imagem é mais mítica do que mística - passe o trocadilho. Mas o que sobra para mim é realmente a força da Serra. A resistência. O que resta do tronco queimado há dezenas de anos é forte - tão forte que a mim me obriga a pensar teimosamente num protesto da Natureza face aos criminosos incêndios de há 30 e de há 20 anos - mais ano, menos ano, julgo saber que a Gardunha «foi ardida» por duas vezes...
Lá em cima, as coisas ganham outra força. Esta «imagem» fica pertíssimo de um local mítico na zona: o Carvalhal, que apela às lutas do Povo pela posse dos baldios. No caso, geridos até ali pela família Garrett. Essa mesma: a dos descendentes de Almeida Garrett.
.

Sem comentários: