quarta-feira, março 18, 2009

Aqui há dedo de Santana Lopes

.
Editorial
.
1
Ontem a AML «chumbou» o empréstimo de 36 milhões.
Uma notícia estranha, já que tinha havido unanimidade na CML.
Merece reflexão o que se passou na sessão de Câmara e da Assembleia Municipal com a votação de um empréstimo de 36 milhões para que a CML pudesse pagar a centenas de pequenos e muito pequenos dos seus fornecedores de benms e serviços.
O empréstimo foi aprovado na Câmara por unanimidade, PSD incluído. Mas não passou na Assembleia Municipal. Neste órgão, o PSD, que tem maioria absoluta, inviabilizou a proposta votando contra, ao passo que todas as restantes bancadas a aprovavam. E de nada valeram os argumentos de Paula Teixeira da Cruz.
2
Resultam daqui, a meu ver, pelo menos três conclusões:
1ª - A bancada do PSD na CML, formada por «mendistas», à excepção de Negrão, que circula pelas facções, mas que pouco aparece - o que acarreta de imediato a noção de que tem agora cada vez menos peso no conjunto do PSD.
2ª - Quem manda na bancada do PSD na Assembleia é Santana Lopes: os eleitos na actual bancada foram candidatos ainda oa tempo de Santana (a AML não foi a votos nas intercalares de 2007) e agora têm de mostrar serviço para se reposiciorem na grelha de partida, outra vez com Santana.
3ª - Paula Teixeira da Cruz já não tem valor de mercado neste jogo.
3
Sabido isto, pergunta-se por que razão Santana se empenha neste tipo de coisas.
A resposta parece simples: a Santana não interessa nada que este dinheiro viesse aliviar empresas e empresinhas a quem a CML deve dinheiro. Apenas lhe interessa a mecânica da política no pior sentido: se é para aliviar as dores de António Costa neste fim de mandato à bica das urnas, então vota-se contra. Isso, independentemente de poderem daqui resultar mais umas falências e mais uns despedimentos. Para Santana, isso são trocos. Tanto mais quanto é certo que não é ele que está na ribalta, pelo que nunca poderemos reponsabilizá-lo pelas dificuldades dos pequenos fornecedores.
.

11 comentários:

Anónimo disse...

No Problem!
O Costa faz outro acordo de cessão de créditos com o camarada e amigo da Caixa Geral de Depósitos e resolve o problema. Os amigos servem para isso.

Anónimo disse...

Poupe-me...

Este dinheiro é para show off propagandistica. Todos o fazem em ano eleitoral

O Costa que poupe na publicidade que anda a colocar nos prédios

Anónimo disse...

era o que faltava se isto fosse aprovado. se houve mão se santana ainda bem! estamos cheios de problemas por resolver e era o que faltava endividar a camara para o show de costa!
estou muito desiludido com a cdu

Anónimo disse...

Nâo poupe ninguém, é preciso mesmo é desmascarar estes politiqueiros rascas! Todos os dias os oiço bradar que é preciso apoiar as pequenas e médias empresas, que situações excepcionais impõem medidas excepcional, blá, blá, blá, mas quando podem passar aos actos... é vê-los!
Tanta incorência discursiva é também reveladora do nível de atenção, ou mesmo inteligência, que reconhecem aos cidadãos que os escutam, não lhe parece?
Bom, mantenha-se de atalaia e bom trabalho.
A incorência discursiva só pode traduzir

Anónimo disse...

...a lista do PSD não é do tempo do Santana. Com seriedade lhe peço que faça uma busca na memória e reconheça que a lista é do tempo do Carmona e que o Santana nessa altura não tinha assim tanto peso.Sabendo nós que no 1º semestre a tesouraria é fraca, se calhar tinha sido boa política da câmara poupar alguma coisa, não fazer "investimentos de fachada" e assim já podia começar a regularizar contas...

Anónimo disse...

Não é o diz que disse, é mesmo verdade e dito pela boca de muitos presidente de junta do PSD, que queriam aprovar o empréstimo, mas na realidade o Santana não deixou, caros amigos dividas, olhem preguntem ao sentana se já pagou, ou dito de outro modo se a cml pagou a conta que ele deixou do ediberto da paz ou lá como se chama o brasieliro, sabem aquele do menino gerreiro, que fez em publicidade para o sr. lopes e que ele mandou facturar à cml. tenham mas é juizo , há só mais um alerta não se mandem poara cima do carmona porque ainda se tramam é que ele sabe muito, se o obrigam a falar ainda vai ser pior a emenda que o soneto.

Anónimo disse...

último anónimo: o santana não deixou? o santana interviu? prove! sim, porque estas coisas têm de ser provadas! cada vez esta cdu me atrai e quem diria que eu um dia ia defender e quiça até votar no santana lopes!

Anónimo disse...

Será possivel que algum habitante de Lisboa, possa estar esquecido, da gestão ruinosa da dupla Carmona Santana...

Fico pasmado com a falta de memoria destes comentadores.

A gestão de Santana e de Carmona foi uma desgraça, que ainda hoje os lisboetas estão a pagar, e muitos credores , sobretudo os pequenos , ainda não viramm ressarcidas as facturas de obras que fizeram nesse tempo.

È que pelos por vistos para certos sectores do PSD, pagar o que se deve , não faz parte do seu léxico politico.

Anónimo disse...

caro anónimo, porvas porra está na cara só não vê quem quer , isto é até um cego só pelo cehiro conseguiria identificar o dedo do senhor lopes.

Anónimo disse...

A bancada PSD da AML foi feita por Marques Mendes e por António Preto.

Realmente há falta de dinheiro? Poupe-se e paguem-se as dívidas primeiro, que é o que qualquer pessoa honrada faz!

Os presidentes de junta foram eleitos pelo povo, depois de nomeados pelas secções do PSD,ou pela distrital(do Preto).

Como as directivas da nacional são de recandidatar quem está, os bacanos já lá estão. Não necessitam de fazer 'fretes'.

Anónimo disse...

Qual Santana qual nada. Então e os do PS? Quem os viu na Cãmara a apoiarem o Santana até fazia dó.