terça-feira, junho 15, 2010

País com a maior dívida externa em termos absolutos - disse Cavaco, já chateado com Vieira da Silva e roendo os calcanhares ao Governo todo

.
Editorial
Cavaco Silva casca a sério no Governo por interposta dívida externa
.

Cavaco Silva já em Janeiro tinha dito que a dívida externa e o desemprego podiam levar a uma «situação explosiva». Explosiva, repito.
Agora, o mesmo PR voltou à carga e repisou a coisa. Mas falou por duas vezes e de uma para a outra endureceu de tal modo o discurso que, quando falou na segunda vez – em resposta a Vieira da Silva – eu, que o ouvi pela primeira vez neste episódio e nem sabia dos antecedentes, pensei cá para mim que este era um discurso anormalmente duro e, pior, até um pouco anti-coesão nacional e mesmo em descrédito da situação portuguesa – estávamos naqueles dias muito quentes das consequências das classificações das célebres agências de rating
Mas vamos por partes, só para registo e memória futura.
Foi tudo no dia 13 de Junho, há apenas três dias.
Da primeira vez, Cavaco disse algo como: passem mas é férias cá dentro para não aumentar a dívida externa portuguesa.
Veio Vieira da Silva e disse que isso não era muito fixe, porque, vejam lá as divisas que não entram se os outros presidentes dos outros países fizerem o mesmo apelo: ninguém vem cá passar férias.
Os jornalistas, como sempre, foram atiçar Cavaco.
A mostarda, aí, chegou ao nariz do homem.
E Cavaco foi mortífero (eu ouvi-o impressionado nessa noite): «Sei que férias fora são compras ao estrangeiro e que isso vem agravar a nossa dívida». Agora vou buscar a transcrição exacta porque o que ele disse foi muito mau para Sócrates e para o País.
Visivelmente irritado. Por duas razões, penso. Por porem em causa a sua palavra e por porem em causa a sua palavra em matéria de Economia. 
Fui ao Google.
No Sol, por exemplo. Eis: «(…) reafirmou que «férias passadas no estrangeiro são importações e aumentam a dívida externa portuguesa» e que Portugal é «um dos países da Europa com divida externa maior».
«Penso mesmo que em termos de dívida externa bruta, em termos de percentagem do produto, Portugal é o país que tem valor mais elevado em toda a Europa», afirmou.
Cavaco Silva frisou que, como presidente de Portugal, não pode deixar de se «preocupar com a preservação dos postos trabalho» no país, neste caso no sector do turismo.
«Sei muito bem daquilo que falo, porque conheço os números», rematou.»
.
Repito: ««Penso mesmo que em termos de dívida externa bruta, em termos de percentagem do produto, Portugal é o país que tem valor mais elevado em toda a Europa», afirmou.»
.
My God. Que fair-play… Não cheira a falta de chá? As célebres agências de rating agradecem.
. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu diria que as declarações do PR rasam o anti-patriotismo. Foram completamente inoportunas. Mas os políticos reagem muitas vezes assim, deixam-se guiar pelas suas irritações de momento, os rancores de estimação, esquecendo o interesse maior do país.