sexta-feira, junho 18, 2010

Saramago morreu

.

Câmara ardente na Câmara de Lisboa

Corpo de Saramago esperado amanhã em Lisboa

18.06.2010 - 15:55 Por Alexandra Lucas Coelho
“Estamos à espera de que o corpo chegue amanhã a Lisboa, onde ficará em câmara ardente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa”, disse ao PÚBLICO José Sucena, administrador da Fundação José Saramago.
“O Ministério da Cultura está a falar directamente com as autoridades de Tías [localidade de residência de Saramago e da sua mulher, Pilar del Rio] e vai mandar um C130 a Lanzarote mal o corpo fique liberto das teias burocráticas. Se ficar liberto às 9h da manhã, o avião pode partir às 6h ou às 7h.”

Mas ainda não foi anunciado o que vai acontecer depois. “Há algumas divergências de informação quanto ao funeral”, resumiu José Sucena. “Terá de ser Pilar del Rio a dizer. Há quem diga que ele queria ser cremado e que as cinzas fossem espalhadas pela oliveira ao pé da casa [em Lanzarote], e há quem diga que essa informação está desactualizada e que ele gostaria de ficar em Lisboa.”

Num documentário televisivo de Alberto Serra, estreado na RTP 1 nas vésperas do Natal de 2008, Saramago disse ser seu desejo que o corpo fosse incinerado e as cinzas fossem colocadas, sem qualquer inscrição, debaixo de uma pedra larga do jardim da casa de Lanzarote.
.

Sem comentários: