sábado, outubro 20, 2007

O símbolo invertido. Onde se detecta que Pacheco Pereira nem foi original nisto...

Ando há que tempos para escrever esta curiosidade histórica. Lembra-se de há uns tempos, por raiva por causa da viragem no seu PSD, Pacheco Pereira ter feito um post no seu blog em que colocou como ilustração as setas do PSD de pernas para o ar? (E hoje, por acaso, voltou á imagem desta vez em rotação. Se não se lembra de nada disso, veja aqui).
Pois bem: descobri - com ajudas - que isso não aconteceu agora pela primeira vez na hoistória das publicações em Portugal.
Em 1807, as tropas francesas invasoras tomaram conta da «Gazeta de Lisboa». Como marca, no cabeçalho, a publicação passou então a ostentar (em jeito imperialista) as águias francesas. isto desagradou a todas as sensiblidades políticas em Portugal, evidentemente.
Em 1808, José Agostinho de Macedo, padre, feroz anti-revolucionários de qualquer espécie, feroz anti-franceses invasores, criou uma publicação que pouco tempo durou (uns meses) e, às tantas, como reacção às invasões francesas, passou a colocar-lhe no cabeçalho uma águia de pernas ao ar (imagem invertida) invertida.
Uma das referências a este facto encontra-se na obra de José Manuel Tengarrinha «História da Imprensa Periódica Portuguesa» (Lisboa, 1989) onde, na página 63, se regista que a «Gazeta do Rossio» apareceu às tantas com a tal águia invertida: «À cabeça tinha uma vinheta com «águia de pernas para o ar», além da referência "Com Privilégio do Desgoverno"».

1 comentário:

Lesma Morta disse...

Belo trabalho. Parabéns.