segunda-feira, março 06, 2006

Gostar de Lisboa…

Leonor Coutinho avança para a Concelhia de Lisboa do PS. Diz que há muito «controleirismo» e tal, que a Concelhia está só assente em Miguel Coelha, que o PS de Lisboa desapareceu e tal, que quer debate e tal… Mas, quando o Carlos Ferreira Madeira, do «Independente», quis saber da sua posição face a coisas concretas (do género «negócios da Bragaparques» e votação do PS na Câmara e na Assembleia ou críticas à CML), a senhora confessa que não tem estado nem aí: «Só conheço o assunto pelos jornais» ou «Não conheço em detalhe essa posição além do que vem nos jornais». Não me digam que vem aí um(a) pára-quedista…
Espero que não.

É preciso estudar e perceber

Quem não perceber por que é que o PS desaparece de cena em Lisboa, quais as responsabilidades desta Concelhia na perda da CML / não existência de coligação PS / PCP / Verdes / (e talvez mesmo) BE, não entendeu nada do que se passa em Lisboa.
Quem não for estudar estes passados, andará por aí a encanar a perna à rã, mas não vai garantir nenhum futuro.
Mais: o tal debate, seu único aparente projecto, sem conteúdos e sem alvos ainda é debate? Ou é um magnífico e dourado vazio?
Mais ainda: quem não mostrar que percebe por que razão não se planeia antes mas primeiro se constrói em Lisboa e por que se fazem loteamentos ou projectos e só depois os planos – mas planos mesmo à medida e para dar cobertura exacta aos tais loteamentos – também não interessa que venha lançar ainda mais confusão…

«Nem é do PS»

Perguntará alguém que me está a ler: «Mas o que é que este gajo tem a ver com isso? Nem é do PS».
Pois não. Mas gosta de Lisboa e do país e gosta de lisura de métodos e de respeito pela legalidade e de jogo feito às claras e de esquerda que o seja e de vereadores e deputados municipais com garbo e brio e que não se verguem aos interesses e métodos da banca e dos urbanizadores e construtores por ela financiados para arrasar cidades e locais e sítios e património…

José Manuel Mestre

O Metro na SIC. José Manuel Mestre (JMM): um dos bons repórteres que aí temos. E um amigão. Depois daquele trabalho de sexta-feira no «Jornal da Noite» sobre os perigos de infiltrações de água do Tejo na estrutura não tanto da obra eterna do Metro no Terreiro do Paço / Santa Apolónia, mas sobretudo na linha restantes por aí acima, com possível derrocada… esperemos que não, nunca, evidentemente. Mas o LNEC não o escreve.
JMM deixou isso bem claro e foi ouvir todos os grupos parlamentares. Um engenheiro do Metro denunciou a situação ao Parlamento.
Mandei-lhe logo uma mensagem que ele agradeceu de imediato e com um abraço: «Parabéns. Acabei de te ouvir. Vale a clareza e a oportunidade. Tava a ver k ninguém pegava na gd bronca». (Não se choque: o português é bom, está só «sms-ado», está a ver?!)

Rock in Rio

E para quando sabermos o que é que a empresa do Rock in Rio de facto vai pagar? E que verbas vai entregar a instituições sociais e quais? E a reabilitação posterior do Parque da Bela Vista vai decorrer por conta de quem?

Mensagem suspeita

Um dia destes fiz anos. Fiquei abismado com uma das mensagens que recebi no telemóvel. Uma qualquer firma de Aveiro dá-me os parabéns e oferece-me 15% de descontos nos seus produtos. Só pasmo é em saber como é que os meus dados (data de nascimento, número de telemóvel) foram parar à sua ficha. Portugal não estará a tornar-se um país perigoso outra vez?

Sem comentários: