sábado, março 25, 2006

Notas soltas ao sábado

1. Tremoceiro
Estive à conversa com o eng. João Tremoceiro cuja dignidade de querer manter-se calado aprecio imenso. E disse-lho. Para lá de lhe manifestar mais uma vez, claro, a minha solidariedade.

2. Luis Osório
Penso mesmo que Luis Osório é um empertigado e cheio de si que só vê o seu próprio umbigo. Já espatifou o que restava da «Capital» (jornal) e agora, enauanto não espatifar com as rádios da Média Capital não descansa. A protecção do PS / PSOE / Prisa é no que dá, quando há falta de qualidade ingénita ou adquirida... Mas há amigos meus que ainda não acreditam nisto.

3. Metro
Paraa semana trago aqui novidades gravérrimas sobre o Metro em Lisboa. Esteja atento, 'please'! Vai ficar aterrado com os silêncios quando a coisa é muito séria. (... Depois admiram-se por toda a gente ter acreditado no tal «engenheiro ressabiado», como,lhe chamaram logo - e eu ainda estou pouco convencido de que não é verdade, apesar das garantias que dizem que são do LNEC e que são garantias.)

4. Amaral Lopes
O 'Expresso', no seu caderno 'Actual', continua a fazer de megafone aos 'bluffs' do Pelouro de Cultura da CML. Parecem textos redigidos por um assessor do vereador...

5. 'Público'
Parabéns ao José António Cerejo e de Anabela Mendes, antem e hoje (que já nos habituram, tal como outros óptimos profissionais do diário «de referência» da Rua Viriato): o caso da Fábrica Simões, em Benfica, que agora é um empreendimento da Teixeira Duarte (AM); o caso das torres do 'Colombo' (JAC); e o caso da defesa do Ambiente na Rotunda de Moscavide (JAC) - eis três belíssimos exemplos de jornalismo de investigação descomprometido e eficaz. Obrigado, malta do 'Público' que vale a pena ler!

6. Manuel Falcão
Escreveu ele, que é PSD, que era santanista, que é anti-mendista, no 'Independente' de ontem: «O PSD ... não pensa, não analisa, não procura formas de apresentar melhores propostas políticas, ... . Assim, ... o PSD é (como) o PS, mas mais anémico». E, conclui-se do que MF escreve, que o PSD está sem rumo nem alento...

7. Policiamento
No Alto da Ajuda, no exacto local onde se fez a 'Festa do «Avante!»', estão agora vários polos universitários. A insegurança grassa, como conta Daniel Lam, no 'DN' de ontem. «O que é que fazes? Quanto custa?» - a pergunta parece que é habitual. Quem a faz? Automobilistas. Onde? Nas paragens de autocarros da zona universitária. A quem a fazem? Às estudantes que esperam autocarro... A polícia teme é o 'street racing' no local: polícias já foram ali atropelados.

8. Sesimbra e a ecocidade
Já há uns anos que se discute: na Mata de Sesimbra, a presença do World Wildlife Found não descansa nem tranquiliza a Quercus quanto ao empreendimento turístico gigantesco (mil milhões de euros) da Pelicano. Quem conta a história, desta vez, são os jornalistas Vitorino Coragem e Kátia Catulo, no 'DN'.

9. Bloco
Mais uma demissão sonora a fazer companhia a Miguel Vale de Almeida: desta vez bateu com a porta José Casquilho.

10. Bush
A popularidade de Bush não podia estar mais abaixo: apenas 29% dos americanos o apoiam a ele e à sua política.

11. Teresa Maury
Esta ex-vereadora da CML do tempo de Santana pode ser condenada. Gastavam à tripa forra, como se diz na minha terra, sem rei nem roque, sem paéis, sem facturas, iam para Paris (Santana incluído) e no fim queriam que os Serviços, submissos, pagassem sem piar. Mas houve uma Manuela Vitório que piou a sério. Aí, foi ofendida e denegrida por Maury. Então, Vitório foi para tribunal. Que lhe deu razão. Agora pode processar Maury por difamação..Vem tudo na edição impressa do 'Expresso' de hoje.

12. Lentilhas
Por um prato de lentilhas. É o que de imediato me ocorre. Vital Moreira e António Vitorino - o inevitável António Vitorino: que má companhia para Vital! - passam a ter assento no Conselho de Supervisão da EDP.

13. Novo semanário
Em Setembro aparece o tal novo semanário (José António Saraiva já o tinha anunciado pelo menos aos microfones do RCP em entrevista a Luis Osório, o tal).

14. Adeus, GNT
O GNT vai ser substituído, na TV Cabo, pela TV Record. Despeço-me com pena do 'Programa do Jô' (Soares) e das entrevistas de Maria Gabriela. Muita pena.

15. E agora, finalmente, um pouco de má língua
E agora, depois de tanta coisa séria, umas brincadeiras para aligeirar, à moda de um qualquer tablóide à Carlos Castro...
Alberta - Alberta Marques Fernandes já não se safa da fama: anda com Miguel Beleza. E faz bem. Ninguém tem nada com isso - certo?
Sorte - Sorte a dos brasileiros. Afinal era mentira: Cinha Jardim já não vai posar nua para a 'Playboy' brasileira. Lá nem a conhecem. Óptimo (assim não expõe mais misérias físicas e intelectuais: nem nua, nem vestida, nem semi-despida - felizmente).
Berardo - Que grande aperto, o de Joe Berardo à ministra da Cultura na Galeria do 'DN', na inauguração da «sua» exposição sobre a «Liberdade de Imprensa». Ooooh! A foto que denuncia a coisa vem na «Nova Gente».
Carolina - Bye, bye. Carolina já dançou, como todos esperavam. Lembram-se daquela festinha dela na carinha de Valentim Loureiro há dois meses, aquando de uma despedida no aeroporto? Pois já era sinal exterior de algo... E agora Pinto da Costa volta a voar todos os fins-de-semana para Londres, onde está bem acolchoada nas verbas do MNE a célebre Maria Elisa Domingues. Lembra-se dela? Espere-se que o MNE não pague ainda as deslocações do Super-super-Dragãozão.

Sem comentários: